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      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.

AugustoTitan

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Posts postados por AugustoTitan


  1. Histórico:

    1. Kehanort entrou em contato com a staff da GDQ solicitando autorização para fazermos uma retransmissão oficial em PT-BR do evento. 

    2. Foram abertas inscrições para Hosts, Restreamers reserva, Comentaristas e para Redes Sociais.

    3. A autorização foi concedida pela staff da Games Done Quick, e então demos mais um gás na organização.

    4. Realizamos a retransmissão de 24 de junho a 1º de julho e foi um enorme sucesso!

    Documentos:

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  2. O @Kehanort foi um dos que mais ajudou na 5ª MO, então ele é facilmente uma das melhores opções de Coordenador Geral para a próxima edição. 

    Lembro todos também de que foi criado um documento com o compilado de melhorias propostas para a 6ªMO:
    https://docs.google.com/document/d/1Df5q1LLX73R_AvnGtCiCaywHeL3tCjujJJajiAPca9s/edit

    E também o tópico de críticas e sugestões que contém as discussões logo após o fim da 5ª MO:
    http://forum.speedrunsbrasil.com/topic/147-críticas-e-sugestões-5ªmo-e-comunidade/ 

    E a seguir, uma pasta com um monte de informações da 5ª MO que podem ser aproveitadas. 
    https://drive.google.com/drive/folders/1q2G9zVLfDh4Ai7zxjq9pvtBRPJ3KMV7J?usp=sharing

    Destaco que é importantíssimo que também na 6ª MO as informações, planilhas, procedimentos, e outros, sejam documentos para que não se tenha que reinventar a roda em toda maratona grande que fizermos.

    ---

    Muito provavelmente poderei ajudar pelo menos como restreamer. Em outras áreas, fico de confirmar em outro momento.

    0

  3. Já coloquei no Discord e inclusive já estamos fazendo, mas para registrar postarei aqui também: 

    • Criar cards para cada race e pinnar todos no chat do servidor de eventos. Exemplo abaixo;

    3K9RxK0.png

    16/03/2018
    
    Jogo : Maui Mallard in Cold Shadow
    Plataforma : SNES
    Gênero : Platformer
    Objetivo : Beat the Game
    Observações : Continues infinitos mas o Game Over te manda para o início do mundo atual
    Rom : <link>

     

    1

  4. Olá, riccazam! Muito obrigado pelas sugestões, é muito importante considerar a visão de alguém novo do conteúdo que mostramos.
     

    1- site muito confuso e pouco acessivel para quem nao eh familiar com speedrun:

    pagina inicial com pouca informacao, poderia ter uma secao para iniciantes (todas as sugestoes com * poderiam ser disponiveis aqui)

    Nossa wiki tem uma página com infos para iniciantes. Talvez possamos colocar no site um link para lá.

    filtros/busca para lives de jogos especificos (ex procurar todos os br q jogam zelda oot)

    pagina especifica para cada jogo, contendo o ranking dos BRs entre eles mesmos e colocando um link para o rank global desses jogos (talvez colocar o link para o video dessas runs, se disponivel)

    FAQ

    Boas sugestões de features futuras. 
    Em nossa wiki temos uma página simples com os runners, mas ela é bem simples: http://wiki.speedrunsbrasil.com/Runners_%26_Jogos 

    Você tem alguma sugestão de pergunta que gostaria que fosse adicionada ao FAQ?

    2- visibilidade e comunidade muito pequena:

    o site poderia ampliar de apenas speedrun para quem joga de maneira casual tambem (obviamente excluindo stream de jogos online/competitivos como lol, cs, fortnite etc), talvez ate abrindo uma secao igual a dos runners para quem joga casualmente ou modificamndo a pagina pra englobar todas as streams com uma indicacao visual de quem faz speedrun

    O escopo da comunidade envolve apenas speedruns, então não vejo sentido em adicionar uma seção dessa natureza em nosso site. 
    Apesar disso, em nosso Discord há áreas para discussão de jogos casuais.

    (essa sugestao eh bem utopica) se vincular a outras comunidades e streamers grandes pra aumentar o alcance da comunidade

    Cada vez mais temos contato com YouTubers e até empresas para parcerias. Com certeza é um caminho que leva ao aumento de alcance da comunidade.

    *highlights de streams tanto engracadas quanto impressionantes (talvez mudar isso semanalmente)

    Boa sugestão. Isso, no entanto, pediria um esforço e compromisso de 1 ou 2 pessoas.

    3- recursos/ para iniciantes:

    *disponibilizar tutoriais e guias no site tanto pra stream quanto pra speedrun, desde o setup dela ate disponibilizar um layout basico de stream (com e sem webcam) pra quem quiser melhorar o visual da stream (obviamente o layout deve promover a comunidade)

    Existe uma página na wiki com essa informação, a mesma dos iniciantes! Mesmo caso da área para iniciantes: podemos inserir no site um link que leva para a wiki.

    *explicacao de tudo sobre speedrun em forma de tutorial, falando desde os termos usados (se o termo for em ingles ele poderia ser acompanhado de uma traducao e explicacao), splits (o q cada cor indica) e os tipos de run (any%, low% etc)

    Idem acima. Glossário na Wiki.

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    Perdão pela demora em responder, rs.

    1

  5. Creio que já haverá uma grande quantidade de consoles Super Nintendo disponíveis, então levarei apenas 1 controle e meu Super UFO Pro8. Caso seja necessário eu levar o meu console SNES, favor me avisar.

    Os jogos que jogarei são Super Bomberman 3 e Super Mario All-Stars: ambos podem ser jogados no Super Ufo que levarei.

    Em formato de lista:

    TENHO:  WiiU bloqueado, PS4, 2 DualShock 3, 2 DualShock 4, SNES baby; 2 controles Super Famicom originais, 1 Captura Dazzle VC100 (captura composto e s-video); 1 Super UFO Pro 8 (flashcard de SNES)

    PRETENDO LEVAR: 2 controles Super Famicom originais, 1 Super UFO Pro 8 (flashcard de SNES)

    PRECISAREI: Além dos listados em "pretendo levar", apenas 1 console SNES (de preferência com as travas de região removidas). 

    0

  6. A ideia é executarmos um Mystery Bingo brasileiro, com um player como demonstração ou vários players em race.

    Explicações do conceito e ideia RainDropDry para torneio: https://docs.google.com/document/d/1c99-CHedMpEeOgynIbGLLAmUCzrHfNCf0-EylY90gjw/edit 

    Links:

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  7. Discutido no Discord e trazendo pra cá:

    Caso seja mantido o formato de equipes, pode-se ter equipes com número maior de integrantes do que o necessário para uma partida. Assim, mesmo se uma pessoa de um time não puder comparecer, o time continua podendo jogar.
    Ex.: equipes de 4 pessoas, mas em uma partida jogam no máximo 3.

    =========

    Mais uma sugestão minha:

    • Após uma partida, deixar em um post do fórum ou Google Planilha as fichas dos jogos jogados (conforme detalhei acima, com gênero, objetivo, ...), incluindo links das roms. 
      Isso foi pedido várias vezes após as partidas.
    0

  8. Aprendizado do Brasa MGT 2017

    Antes da observações, destaco que o campeonato foi MUITO divertido para mim. Assisti a todas as partidas e as em que joguei me renderam momentos de muita adrenalina e diversão. Abaixo listo o que podemos aprender do campeonato que ocorreu.
    Agradeço aos que possibilitaram esse campeonato, em especial os jurados e restreamers: Kehanort, Baldo, Hugo4fun, Leandrom90, TJ, Furlim, Wally.

    O que foi bom:

    • O fato do camp ser de equipes de 3 ajudou a aumentar o hype.
    • Comentaristas fizeram um excelente trabalho em praticamente todas as partidas.
    • Variedade de gênero dos jogos muito boa.
    • A qualidade e valor de produção das lives foi elogiada.

    O que foi ruim:

    • A verdade é que esse MGT teve apenas jurados, e não uma equipe de organização de fato. Em alguns momentos, outros membros da comunidade tiveram que oferecer jogos (Wally e Furlim).
    • Falta de regras mais firmemente definidas ANTES do início do campeonato.
    • Falta de informações mais completas na revelação do jogo. 
      • Sugestão: criar uma ficha do jogo com nome, gênero, objetivo, controles básicos, dinâmica de "vidas" (Ex.: se game over volta ao começo do jogo).
    • Em alguns poucos casos, a escolha de jogo foi muito infeliz. É importantíssimo o jurado testar seu jogo e avaliar se ele é adequado para uma partida. Não se pode ter preguiça de descartar um jogo.
    • Muita permissividade quanto aos "button-checks". Em alguns casos o jogador chegou a passar da primeira fase toda enquanto esperava a hora de iniciar a partida.
    • Desnecessário dizer, mas o adiamento recorrente da grande final, que diminuiu o hype consideravelmente. Infelizmente quanto a isso não houve muito o que fazer.

    Observações adicionais:

    • Se mantivermos o formato de equipes no próximo campeonato, sou contra usarmos "substitutos" no caso de um integrante não comparecer no dia da partida. Fazer isso seria "borrar" as bordas do que exatamente define a equipe e trazer dúvida ao merecimento da equipe de avançar no campeonato.
    • Sou a favor de aplicar punições em atrasos de membros das equipes, assim como em demoras de natureza não-técnica por parte das equipes.
    0

  9. Tópico movido para "Eventos".

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    A descrição do evento está extremamente vaga... Escreva sobre o tema do evento, quais jogos multiplayer farão parte da primeira hora, em que canal será transmitido, entre outras coisas.

    Sobre a parte speedrun, não são muitos os jogos que possuem 5 runners na comunidade. E sem definir jogo antes, poucos se candidatarão a participar!
    A não ser que vc tenha pensado em uma blind race. Neste caso você precisa bolar as regras.

    0

  10. [Ideia por LuisFae]
    Sugestão: definição de comentaristas fixos e comentaristas especializados.

    • Comentaristas fixos: alocados de forma a preencher completamente a escala de horários. Devem se informar pelo menos um pouco sobre as runs que cobrirão, e podem também traduzir do inglês informações da stream original.
    • Comentaristas especializados: já conhecem uma ou mais  runs e podem se voluntariar a entrar na call durante essas runs para ajudar nos comentários.
    1

  11. Ótima ideia! Mas 3 vídeos por semana me parece demais. Imagina 3 vídeos por semana por 1 ano, por exemplo. O_o

    Nesse canal gostaria de ver os conceitos envolvidos em speedruns, em todos os aspectos, possíveis. Assim, quem estiver interessado pelo nicho pode se inteirar sem necessariamente ter que ficar 1 ano acompanhando para absorver.
    Seguem algumas sugestões de temas.

    • A gama de jogos de jogos disponíveis para se fazer speedrun. Todo jogo pode ser "speedrunneado"?
    • Características dos diferentes gêneros de jogos (RPG, platformer, ...) speed-wise, e as exceções.
    • Os diferentes tipos de speedrunner: o que busca ser o melhor do mundo a qualquer custo, o que quer apenas se divertir, o que gosta de contribuir para a comunidade, o TASer, etc.
    • Destreza manual requerida e desenvolvida na prática de speedruns. Comandos por segundo, reflexos, raciocíonio rápido (ex.: Tetris), habilidade em jogos no geral.
    • Comunidades de speedrun. De cada país, de cada jogo, e a mundial.
    • Leaderboards: como funcionam, regras gerais. Por que existem algumas separadas? 
    • Como escolher o próximo speedgame? Ou o primeiro?
    • A história da Speedruns Brasil (antiga Speed Game Records Brasil). Da fundação até hoje.

    Para referência, eu iniciei um esboço de um terceiro vídeo da série de speedruns para iniciantes, esse na verdade no nível intermediário envolvendo conceitos para obter melhores resultados. Seguem os pontos levantados até então:

    Citar

    Guia de speedruns - aprofundado

    Tópicos:

    • Aproveitando o conhecimento já gerado sobre o jogo
    • Emulador vs console
    • Comparando sua run com as da leaderboard
    • Praticar antes de fazer runs
    • Runs No Reset (praticar para maratonas ou pacing de runs normais)
    • Quando resetar
    • Grind

    Armadilhas clássicas:

    • Esperar melhoria no tempo apenas grindando sem ter consistência nas strats individuais. 
    • Acertar uma strat em practice apenas 1 vez e achar que já aprendeu.
    • Estagnar nas strats. Deve-se sempre considerar incluir strats mais rápidas na run.

     

    Sobre a criação dos vídeos em si, recomendo como referência os trabalhos do canal Nautilus. Eles tem um puta trabalho de roteiro, edição e design de som. Os vídeos que fiz para a série do guia são uma vergonha perto dos desses caras xD. É só não ter preguiça.

    Me ofereço para ajudar na criação de roteiros ou diretivas de vídeo.

      1

    • Pessoal, criei um documento no Google para resumir as melhorias propostas:
      https://docs.google.com/document/d/1Df5q1LLX73R_AvnGtCiCaywHeL3tCjujJJajiAPca9s/edit?usp=sharing 

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      Me recordei agora de uma coisa. 

      Como tivemos vários runners novos nesta maratona e provavelmente teremos bastante na próxima também, é importante de algum modo coletarmos informações de contato de todos eles. Para alguns runners novos que não participam ativamente da BRASA, enviar comunicados foi complicado. Minha ideia é pedir e-mail como obrigatório e ter um campo para outros meios como usuário no Discord.

      O problema é que a coleta dessa informação não pode ser simplesmente feita pelo formulário de inscrição, uma vez que a planilha de resposta é pública e não se pode expor o e-mail das pessoas publicamente.
      Uma solução seria tornar a planilha de respostas privada, e montar uma outra planilha, esta sim pública, contendo as informações filtradas.

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    • 10 horas atrás, SerelepeMarsupial disse:

      Apesar disso, os voluntários que ajudariam com a maratona só foram definidos basicamente uma semana antes da mesma, antes disso a comunidade teria que contar com a boa vontade dos outros, que era o esperado, mas já vimos que não é algo que dá pra depender. O ponto sobre isso não é discutir quem está certo ou errado, mas sim lembrar que as coisas foram feitas de última hora e a gente pode muito bem preparar as coisas com bastante antecedência.

      As inscrições de voluntário abriram no dia 19 e terminaram no dia 24 de Novembro (dá para ver isso no Brasa-News do discord). Isso deve ter ajudado a diminuir o número de possíveis voluntários, fora o fato de que, se as coisas fossem planejadas desde antes, a gente teria mais tempo para se organizar nisso. Mais uma vez, repetindo o que eu falei acima, o ponto é só lembrar que a gente pode fazer as coisas melhor se for preparado com antecedência.
      Sobre o trabalho dos voluntários, se todo mundo fazer o que quiser, sem alguém pra coordenar, o trabalho pode sair uma bosta. O nome do cargo é "Gerente de Conteúdo". basicamente, é alguém que está lá para coordenar as coisas e não para tomar uma função pra si e deixar os outros por conta própria.
      Não fui um voluntário, mas eu ficaria sem fazer nada também se eu não soubesse o que fazer. O ideal seria discutir as coisas que as pessoas de cada área tem de fazer e a partir daí o trabalho flui. Esperar as pessoas irem até os Gerentes para começar a fazer os trabalhos não é a melhor forma de trabalho na minha opinião.

      Isso é muito verdade. Durante TODA a duração dos submits, poderíamos facilmente ter definido equipes, funções e voluntários. Mas como tivemos a Mariothon tão próxima (que também ajudei a organizar), não tive tempo nem a lembrança para começarmos essa parte. Poderíamos facilmente ter tocado a parte da parceria com APAE também, mas era meu entendimento na época (equivocado) que seria bom termos uma schedule antes de fazer proposta.

      Sobre a atribuição de tarefas, proponho o seguinte procedimento então:

      1. Definição de equipes (gerentes e comunidade) - definir quais serão as designações das equipes: publicidade, design, ...
      2. Abertura para inscrição de voluntários
      3. Reunião de levantamento de atividades (gerentes, voluntários e comunidade): é criada a lista de atividades que têm que ser executadas. Devem englobar todas as ações necessárias para fazer a Maratona acontecer. É importante nós gerentes recebermos sugestões neste levantamento, afinal de contas, eu por exemplo não manjo de publicidade, então fica difícil elencar o que precisa ser feito.
      4. Atribuição das atividades (gerentes, voluntários): o gerente atribui as atividades levantadas na etapa 3 aos voluntários das equipes. Se outros membros da comunidade se oferecerem para realizar a atividade, eles passam a também ser voluntários.
      1

    • Citar

      - Planilha de incentivos não pode ser editável para qualquer random que pegue o link. Gerou re-trabalho durante o momento mais crítico. Por causa disso, parece que não foi viável computar algumas doações iniciais que escolheram uns dos incentivos.

      Protestei contra ela ficar aberta, mas os encarregados preferiram então acatei a decisão.    

      Citar

      - A maratona acabou, esse é o momento para discutir algumas coisas. Gerentes de conteúdo não são pessoas que tem de tomar decisões importantes sem o mínimo de consulta a comunidade. O processo como se deu a parceria com a APAE SP foi bizarro. O assunto não se estendeu a época devido a proximidade com a maratona. "Mas a maratona já estava chegando e ...", por se tratar de um assunto delicado, imo precisa ser discutido com toda a comunidade. Caso a comunidade chegasse a um impasse, aí sim @AugustoTitan e @Furlim poderiam tomar uma decisão. Não é necessariamente marcar uma reunião no discord e gg, existem outras formas. Montar um texto explicando e pedir a opinião das pessoas é um exemplo. Obtendo informação sobre o que a comunidade acha, permite até que vocês tenham mais respaldo na hora de bater o martelo sobre algo. Apesar da decisão correta, eu realmente não achei legal o método. Imagino que tenha sido a primeira vez no cargo que vocês tenham se deparado com um assunto mais sensível. Meu objetivo não é fazer caça às bruxas. Erros acontecem. Só acho válido registrar para evitar que sejam cometidos novamente.

      O formato das doações estava praticamente definido: sem parceria, faríamos o repasse das doações para a entidade. Poucos dias antes da Maratona foi percebido que havia a possibilidade de uma parceria real e destinação direta do dinheiro para a APAE. Em vista do curtíssimo prazo (tinha assuntos que tinham que ser resolvidos no mesmo dia) era completamente inviável realizar uma reunião antes.

      Furlim encaminhou uma mensagem em resposta a esse assunto:
      "Não me arrependo de ter tomado a decisão da parceria com a APAE, mesmo que às pressas, de modo mais centralizado e informanfo só depois. Foi algo que, se postado durante o andamento, ia gerar muita conversa, a ponto de até talvez de se pedir que a parceria não fosse feita. Chamei a bronca pra mim, e acredito que ela ter acontecido foi algo positivo no fim, pois passou uma imagem bem melhor pro público do que se apenas estivéssemos arrecadando sem compromisso ou nem arrecadando."

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    • Eu falo isso todo ano, mas isso de reclamar apenas depois é horrível. Deem lembretes, broncas, sugestões, antes e durante os eventos. 

      Citar

       

          1. Organização dos eventos na comunidade.
          Na quarta maratona online a gente passou pelo mesmo que passou nessa quinta maratona. As coisas foram feitas de última hora sendo que os planos para se fazer a maratona já eram antigos.
          Felizmente as maratonas funcionaram, mas ainda assim, tentar fazer tudo em duas semanas é muito zoado. A gente já sabe que isso aconteceu, mas me parece que mesmo todo mundo sabendo as coisas não se resolvem, então decidi falar sobre isso.

          Minhas sugestões são as seguintes: Um cronograma para se programar com a organização da maratona.
          A gente deve fazer uma maratona online anualmente [ao menos é o que eu acredito], então é válido que a gente defina o quanto antes as possíveis datas para a maratona e, a partir dessas datas, a gente começa a se programar para organizar a maratona.
          Toda a programação acontecia antes baseado na schedule. "Ah, a gente faz o layout depois de saber os jogos", "ah, primeiro a gente descobre quantos jogos vão ter pra saber quantos restreamers vamos precisar". Enfim, deve ter dado pra pegar a ideia. O ponto é que fazer as coisas assim, mesmo dando certo, só gera estresse e, as vezes, brigas desnecessárias. O cronograma vai facilitar MUITO isso daí

       

      Postamos uma agenda com as datas das atividades relacionadas à organização da Maratona no Discord e Fórum. Foi dito extensivamente que para a fazermos em Dezembro, teríamos que rushar algumas coisas. E ninguém além do Keha sugeriu mudanças a esse cronograma.    

      Citar

      Várias sub equipes comandadas por outras pessoas.
          A gente tem aí o Titan/Furlim que estão como Gerente de Conteúdo [não lembro direito o nome do cargo], mas parece que eles se sentiram obrigados a fazer parte de todos os cargos possíveis que se poderia ter numa maratona. O ideal é que se formem grupos de pessoas com funções específicas [já falei disso em outro tópico] para que essas pessoas cuidem das coisas e não sobrecarreguem os Gerentes de Conteúdo. 
          Isso já aconteceu nessa maratona, mas de forma tardia, quase que em cima da hora. Teve coisas definidas na reunião um dia antes da maratona começar, como o pessoal da publicidade que ficou compartilhando coisas no Twitter e derivados.
          Se possível, o ideal é que as pessoas não peguem muitas funções ao mesmo tempo para não sobrecarregar a pessoa e para evitar um trabalho ruim em algum dos pontos

      Foram definidas as funções para a maratona (que deveriam ser preenchidas por pessoas selecionadas, ou voluntários), e permitam-me dizer que as inscrições não foram muitas. Poucos se ofereceram para preencher as funções, e os que se inscreveram aparentemente ficaram aguardando ordens, sendo que não era essa a intenção. A Maratona é um evento descentralizado por design, ou seja, a intenção era cada "setor" coletar as demandas comunicadas pela comunidade e executar suas próprias ideias. É justamente para fugir do modelo rígido de gerência (que é amplamente criticado pela maioria da SpeedrunsBrasil) que preferimos esse modelo.
      Ainda assim, o que Furlim e eu lembrávamos, comunicávamos. Mas me parece que pela simples existência dos gerentes do projeto muitos se sentiram desobrigados a ajudar. (??)
      Dito isso, a co-gerência admite que pegou muitas das tarefas a serem executadas para si e se sobrecarregou. 

      Citar

       2. Informações sobre as pessoas e funções que elas possuem na comunidade.
          Essa foi uma coisa que eu pedi durante a reunião que teve antes da maratona pra saber quem ia fazer o que por lá. É importante, principalmente pra um membro novo, saber com quem ele pode falar sobre alguns assuntos específicos. Fora que a gente, para nós mesmos, fica uma situação estranha. O trabalho de uma pessoa pode ser prejudicado por outra sem que a pessoa sequer saiba por não saber que outra pessoa tinha acesso a X ou Y.
          Exemplo: Gamepólitan 2016 o Keha veio para Salvador e fizemos uma stream no canal da comunidade. Nenhum highlight daquela stream existe na internet porque as pessoas que entramos em contato [O próprio Keha e o Furious] não teve tempo na época [Keha] e disse que não era obrigação fazer [Furious]. Se a gente soubesse quem tinha acesso aos canais na época, resolver isso seria muito mais fácil.

      Responsáveis pelos canais de comunicação: https://docs.google.com/document/d/1uvnRoTTMNE8zrSeh75_1Bt9lIy7MYuMs3u5WoFKm9K0/edit
      Encarregados das funções na Maratona: https://docs.google.com/document/d/1yAYDbLqFltEsfIHLveJiReB7EgH-IxfoDw6KBYumEjc/edit
      Eventos programados: https://docs.google.com/document/d/1HuQNlGd9rHXynS7zUCQ2H0uOexAFmBrfu8vHIIT4fGw/edit (contém também os responsáveis. Em caso de assuntos específicos, o responsável pode repassar o contato para a pessoa a que foi atribuída a função).
      Entendi o exemplo citado, mas gostaria de um exemplo no contexto da Maratona.
          
          

      Citar

       

      Outra coisa relacionada a isso é o fato do acesso ao Twitter. Por padrão, se tiver o nome no site da Speedruns Brasil o bot lá joga o aviso da stream no Twitter. Dessa forma todo mundo é divulgado de forma igual pela comunidade, sem nenhuma prioridade sobre o outro.
       O negócio é que já teve alguns casos do Twitter que alguém agiu de má fé. Não sei dizer com 100% de certeza quem foi, mas eu suponho que tenha sido o Furious. Não posso afirmar por não saber se ele tem acesso ao Twitter, o que já entra na colocação acima. Mas vamos aos casos.

      O primeiro caso que acho que mais pessoas da comunidade sabem é o fato de que a página do twitter da Speedruns Brasil seguia apenas uma pessoa e essa pessoa era o próprio Furious. Fica até parecendo que a comunidade pertence a ele e isso é uma forma de se divulgar sem nenhuma concorrência. Tivemos uma pequena treta quanto a isso mas as coisas foram resolvidas de forma que a página seguisse os outros runners da comunidade.
      O segundo caso, mais recente, foi durante essa maratona online, onde a página da Speedruns Brasil retweetou algo que o Furious postou. Ok, a princípio não temos nenhum problema quanto a isso, não é como se a página retweetasse só coisas que ele posta. A questão é que todos os outros retweets surgiram de uma marcação que foi feita na página. Logo abaixo vou por duas imagens como exemplo.

      Nesse caso a página foi marcada pelo @speedrunsbrasil e depois disso ela deu o retweet.
      Já nesse caso, a página não foi marcada, o que sugere que alguém entrou no canal do runner para fazer o retweet.

      Isso daqui me faz voltar mais uma vez sobre as vantagens aí que estão sendo tomadas com a divulgação dos runners. Todo mundo deveria ser divulgado igualmente, ninguém deve ter prioridade sobre ninguém.
      Mas independente do que eu penso sobre a divulgação, é errado usar o twitter da comunidade pra ganho próprio e isso foi algo que aconteceu nos dois casos citados, portanto, é necessário que o nome das pessoas que tem acesso a X ou Y seja exposto para todo mundo ver.
      Vale lembrar que, como não sei quem tem acesso ao twitter eu não sei quem foi que fez isso, logo, não vou acusar ninguém diretamente.

       


      Discordo veementemente da sua interpretação. São runs da maratona que foram divulgadas, e não vejo maldade pelo simples fato de não ter hashtag no segundo caso. O argumento de que "o cara não usou a hashtag nem mention, portanto houve tentativa explícita de promoção de alguém acima dos outros" não pode ser usado como base para que uma atitude seja tomada. Sinceramente, me parece procurar cabelo em ovo.  

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       3. Formas de arrecadar dinheiro para comunidade.
          E bom que o fórum e o site se mantenham no ar, principalmente o site que é uma boa ferramenta para que as pessoas conheçam a comunidade, mas eu acho que tão importante quanto é que a gente use uma parte do dinheiro arrecadado com a divulgação da maratona online. A gente conseguiu ótimos números nessa quinta maratona, mas sinto que as coisas poderiam ser um pouco melhores caso a gente tivesse aproveitado do "impulsionamento" que o facebook/seilámaisoque oferece.

          Uma das coisas que a gente pode usar para arrecadar dinheiro é AD. A gente tem acesso a isso a muito tempo, mas sabe-se lá porque nunca pensamos em usar. Acho válido usar uma vez durante o final de algum evento tipo MGT/Restream e durante maratonas também.
          O dinheiro adquirido pode não ser muito devido a uma média de público não muito alta/ad block, mas ainda vai dar pra gerar um dinheiro pra comunidade sem ter que depender tanto de doações. Fora que, acredito eu, o dinheiro do AD se junto com o dinheiro do Sub, então atingir a meta para retirar o dinheiro vai ser mais fácil assim do que contando só com os subs.

       


      Válido! Mas infelizmente ninguém teve ideias como essa antes da maratona, ou não repassou para a gerência ou equipe de publicidade, então fica para a próxima.

        

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       4. Uma caixinha de sugestões.
          De vez em quando pessoas aleatórias aparecem e deixam boas ideias. Não tem muito o que falar sobre isso, basta que a gente crie um tópico no fórum e quem quiser largar alguma sugestão sem se sentir envergonhado pode jogar lá.
          Pode ser descartado, afinal, eu estou dando uma sugestão em um lugar que não é essa caixinha, mas acho que é útil para concentrar todas as ideias em um só lugar e facilitar o acesso a elas posteriormente.
      Para sugestões e assuntos da comunidade no geral, a intenção é este subfórum ser a "caixinha". Mas é muito forte a cultura de lançar ideias no Discord e não dar o follow-up necessário para torná-las mais sólidas.

          E, seguindo ainda pelo caminho de doações, mais uma crítica que eu espero que mude para outras maratonas. Sério galera, o número de doações não aparece constantemente no layout? A gente tem que esperar cerca de 1 minuto pra ver o número máximo de doações? Isso é muito bizarro, cara. O foco da maratona é arrecadar o dinheiro para uma instituição de caridade e as pessoas tem que esperar 1 minuto para saber o número máximo arrecadado. Na boa, isso daí é uma das coisas que não deveria mudar nunca no layout e acho que deveria ser revisto pra uma próxima maratona que arrecade dinheiro.


      Muita informação tem que ser mostrada no layout e, para manter a simplicidade do design, algumas informações têm que ser exibidas intermitentemente mesmo. Podemos discutir modificações no layout sem problemas para a próxima maratona que arrecadar doações, já que provavelmente teremos mais tempo.

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    • • Gerentes: AugustoTitan e Furlim

      • Restreamer: Captura o layout com o(s) jogo(s) e transmite a live final para o canal da SpeedrunsBrasil. Como usaremos o Speedthon oferecido pelo Furious, o computador do restreamer servirá basicamente como servidor, já que o layout será controlado à distância pelo painel.
      ---Quem: Kehanort, Baldo, AugustoTitan, Furlim, Cassiothird, Devilmyhell

      • Cronograma: Realiza a filtragem das runs submitadas e faz o encaixe delas em um cronograma.
      ---Quem: Smosism, Nathacsa, Wally, Vinicius, Shmupforlife e gerentes

      • Design: Faz a confecção de peças publicitárias e artes para as necessidades de imagens da maratona.
      ---Quem: voluntários

      • Host: Faz o comentário nos intervalos, lê doações e interage com o chat por voz durante runs, quando aplicável.
      ---Quem: voluntários

      • Publicidade: Formula e envia as postagens em redes sociais, pensa em meios de divulgação da Maratona.
      ---Quem: voluntários

      • Equipe técnica: Auxilia restreamers no que precisarem, tiram dúvidas e testam stream de runners, realizam ajustes técnicos durante a maratona.
      ---Quem: voluntários

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      As inscrições estão abertas para: Design, Host, Publicidade, Equipe técnica.

      Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUJfqxd04xZJ0b3-bADQfJr8TDPaZabKddEZq7smdtRp9c2w/viewform

      Data limite para inscrições: 24/11/2017 às 23:59  

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    • A melhor ideia até agora, pra mim, é a de jogos Indie!

      Jogos já com runners na comunidade:

      A melhor ideia até agora, pra mim, é a de jogos Indie! 
      Jogos indie que já possuem runners na comunidade:

      - Freedom Planet: Fladervy
      - Shovel Knight (Shovel, Plague e Specter): Fladervy e WigLink
      - Hollow Knight: Wiglink
      - Super Meat Boy: LuisFae
      - The End is Nigh: LuisFae
      - Mark of the Ninja: AugustoTitan
      - Salt and Sanctuary: GrandeMOficial
      - Rosenkreuzstilette (escrevi certo? a série tem 2 jogos): Raiul
      - Cuphead: GrandeMOficial
      - Crypt of the Necrodancer: Bacing
      - Life is Strange: Roxy Rose
      - Outlast: Baldo, Davil, Rômulo
      - Undertale: Kehanort
      - Momodora Reverie Under the Moonlight: Celestinno, MatheusPrata
      - A Lenda do Heroi (sim): AugustoTitan
      - Titan Souls: Davil
      - Risk of Rain: Celestinno
      - Before the echo: Smosism
      - Forward to the sky: Smosism e Raiul
      - Caster: Smosism
      - Element4l: Smosism
      - 100% orange Juice: Smosism
      - Wings of Vi: HiksBR
      - Hotline Miami: LinksJam
      (+ Todos do Ciborgue)

      Jogos com pessoas dispostas a aprender:
      - Khimera: Destroy All Monster Girls: Hirow
      - Rabi Ribi: Alowne e Pet
      - Eat: Alowne
      - A Hat in Time: Pet (talvez)

       

       

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    • Etapas do trabalho de seleção:

      Etapa 1: os membros da equipe de seleção, separadamente, marcam cada run da planilha de inscrições como:

      • candidata a corte;
      • backup;
      • dentro;
      • prioridade.

      Os fatores a serem considerados são: tempo de duração, atratividade do speedrun, disponibilidade do runner, entre outros.

      Etapa 2: reunião de seleção de inscrições. Nela, já cada um com a planilha preenchida, discutimos sobre os consensos e sobre os pontos de divergência, e montamos pelo menos um esboço do cronograma. Essa reunião será aberta para participação da comunidade.(edited)

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      A equipe de seleção, a princípio, é formada por AugustoTitan, Furlim, Wally, Nathacsa e Smosism

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