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      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.

SerelepeMarsupial

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Tudo que SerelepeMarsupial postou

  1. Galera, estou abrindo esse tópico para se dar início a discussão sobre a 6ª Maratona Online. Já existe um outro tópico sobre isso e eu recomendo a leitura da primeira mensagem, no mínimo, para ter uma leve ideia de coisas para se debater aqui. Quero deixar claro que eu não estou me oferecendo para ser o organizador da Maratona, só estou tentando dar o primeiro passo para que a Maratona possa acontecer. Acho que o mais importante, no momento, é definir os possíveis cargos pensando exclusivamente na 6ª Maratona Online (cargos citados no outro tópico) e isso pode ser levado pra frente pra todo tipo de evento nosso que a gente venha a fazer. Também acho válido a gente responder as perguntas do outro tópico que eu já vou dar as minhas respostas agora. Qual deve ser a data da maratona? Janeiro deveria ser uma boa data para isso considerando que as pessoas que estudam estão de férias, mas fazer a maratona por agora se mostra inviável. Fevereiro seria o ideal por conta de outras atividades que proporciona o possível tempo. Caso não aconteça em fevereiro, eu diria que alguma data de março seria a melhor (talvez no meio/final). Vamos ajudar alguma instituição de caridade? Então, eu particularmente não gosto de envolvimento com dinheiro, mas se for para acontecer, que seja uma decisão da comunidade, afinal, a maratona é feita por nós para nós (e pra quem assistir na twitch, mas a ideia base é a gente se divertir jogando numa maratona). Se for fazer algo com alguma instituição, como a APAE da última vez, tem que falar o mais rápido possível com eles, fora que a gente dependeria exclusivamente do Hugo pra isso, o que pode ser um problema pois ele está lidando com a BrAT que já já chega. É interessante ter mais de um cargo? Isso é mais referente a algo que eu vi na última maratona. Muita gente estava fazendo muita coisa ao mesmo tempo. Se possível que a gente consiga distribuir bem os cargos entre as pessoas, a questão é que pra isso o pessoal tem que querer ajudar. O ponto é meio que, se a galera não tiver interesse em ajudar, será que realmente vale a pena fazer a maratona? Botar o peso de tudo em cima de umas poucas pessoas não é muito legal não. Como vamos definir o Coordenador Geral? Foi definido da outra vez o Keha, mas eu citei ali em cima que seria ideal definir as coisas para a maratona em si, então acho válido redefinir isso baseado no histórico da pessoa na comunidade e no nível de interesse da mesma. Lembrem-se que essa pessoa vai ser a voz final relacionada a maratona, por conta disso talvez seja importante esse cargo ser dividido entre duas/três pessoas para ter uma diferença de opiniões na hora de dar a posição final. Acho importante definir os cargos de Coordenador Geral e pelo menos um Coordenador da Comissão Técnica. A partir daí a gente prepara o doc pro pessoal se candidatar a ajudar na maratona. Eu acho importante ter um Coordenador na Comissão Técnica porque muitas vezes o grupo tenta definir algo e acaba não chegando a uma conclusão, um empurrando as coisas pros outros, ficando em cima do muro, etc., então é necessário alguém pra dar a voz final quanto as decisões da comissão num geral. Claro que essa pessoa tem que ser sensata, a ideia é que as coisas sejam feitas em grupo, mas essa pessoa tá lá pra servir de farol para os outros e para uma fácil comunicação com o Coordenador Geral. Beleza galera, se possível respondam essas quatro perguntas e, caso queiram se candidatar para algum desses cargos citados no parágrafo acima, também informem isso na postagem.
  2. Só expressar duas coisas que me veio a mente relacionado a data depois que vi a postagem do Mexicano. Eu acho ultra zoado esse tempo absurdo pré evento pro pessoal mandar submits. Numa presencial até faz sentido, se a reposta sobre quem vai pra maratona sair rápido. Não precisa nem do cronograma, só dizer que as runs foram aceitas e aí o cara pode arrecadar o dinheiro pra viagem, mas nesse caso é uma maratona online feita pra nós, a ideia é que todo mundo jogue, o máximo de cortes que pode ter é se uma pessoa mandar uns 10 jogos, não tem porque passar todos, tem que ter tempo pra outras pessoas também, a maratona não é infinita. Sobre a maratona ser pós GDQ, não sei se foi aqui ou no Discord que falaram, mas a equipe que atua nessas duas maratonas, em grande parte, vai ser a mesma, já que não temos muitos voluntários no geral, então acabar uma maratona pra uma semana depois começar outra é pesado. O ideal é uma data sem muitos eventos próximos. Sem eventos talvez seja difícil já que tem rolado torneios com certa frequência. Também não acho legal ficar empurrando pro meio/fim do ano. A maratona era pra acontecer no ano passado e eu não sei se as pessoas perderam o interesse ou esqueceram. Eu fiz uma postagem em Abril sugerindo fazer a maratona em Dezembro e nem assim deu certo. Se a longo prazo o negócio não funciona, vamos ter que fazer as coisas a curto prazo, mas tem que ser um curto com tempo o suficiente pra não ficar tudo em cima da hora (aka não pode ser 30cm, mas só a cabecinha também não serve, vai um de 15cm mesmo (obs: estou falando de subway)). Se der pra rolar em Março com a gente programando as coisas agora em fevereiro está ótimo, só seria ideal definir logo quem vai ficar de Coordenador Geral, que já teve alguns candidatos para isso. Já tomaram a frente e preparam uma planilha para o pessoal se voluntariar para alguns cargos. Um dos cargos que é o de Host não necessariamente será utilizado, isso vai depender de reuniões futuras. Se alguém quiser se candidatar ao cargo saiba que ele pode deixar de existir a depender de algumas decisões. Fora isso, quem quiser se candidatar a algo, coloca o nick aí na tabela.
  3. Não vou falar muita coisa, até porque não uso a maior parte das coisas aí citadas, mas o primeiro ponto é em relação a comunidade em si. No feedback teve comentários pedindo mais gente pra fazer mais trabalho e, acho que essas pessoas, esqueceram completamente que o que a gente faz pela comunidade é um hobby, como a Nath já citou. O tempo tá passando, as pessoas estão ficando mais velhas e estão ficando com menos tempo ainda. Os que tem tempo nem sempre querem ter alguma obrigação (como eu). Arranjar mais gente pra ajudar na comunidade seria ótimo, mas se isso fosse fácil não teria tantas áreas sobrecarregadas, como restream que só tem umas 3 pessoas (eventualmente surge uma quarta). Lembre-se que ninguém recebe nada em troca pelo que está fazendo e tudo está sendo feito por livre e espontânea vontade. Alguns pedidos são extremamente surreais como ter alguém dedicado para receber os novatos que entram no servidor. Vamos pensar um pouco antes de sugerir coisas idiotas, galera. Sobre o Facebook: Concordo que o método de divulgação das lives por lá é extremamente ineficaz. Só vê a postagem lá de que vai ter uma live nova quem comenta ou curte a postagem original. Se isso não rolar não tem notificação dos comentários, ou seja, uma merda. A melhor coisa que poderia fazer é liberar pra galera postar lá, mas aí vem o problema de poluição. Eu não sei se existe algo assim no Facebook, mas se tiver uma opção que garanta que as postagens sumam depois de X tempo se tiver algo para identificar essas postagens poderia ser uma opção. A outra forma seria usar o trabalho braçal e apagar as postagens manualmente depois de X tempo dela ter sido postada. Isso vale para as postagens de divulgação de torneios, MGT, etc. Coisas que não demoram muito. Lembro que Baldo sempre divulga quando vai rolar uma restream no canal lá na página do facebook, se descer a página vai ver diversas postagens dele, mas isso acaba poluindo a página com postagens repetitivas. O que as pessoas podem fazer é apagar a postagem pós live. Deixar uma mensagem pinnada explicando regras sobre divulgação e tentar contar com a boa vontade das pessoas podendo punir elas por não seguir as regras (a punição seria não poder divulgar as coisas na página do facebook). Isso evita a poluição e a divulgação das lives vai ter uma visualização melhor. Sobre a Wiki: Por mim apaga. O negócio foi feito para ser um meme. Exige um esforço ferrado das pessoas para preencher as páginas e, tirando a parte que fala sobre eventos, o resto é bem irrelevante já que não é atualizada. Diversas páginas sobre os runners é puro meme. Algumas tem histórias mais elaboradas (continua sendo meme) e tem o fato de que qualquer um pode atualizar (e fazer mais memes). Se for pra ter uma área para falar das maratonas pode criar aqui no fórum (não que alguém vá olhar aqui (não que alguém vá olhar a wiki)). Acho que essas páginas de wiki servem quando se resumem a um jogo específico, onde você pode organizar e especificar melhor as coisas. Não acho uma boa ideia ter uma página para informações dos membros da comunidade, até porque nem todos querem informações expostas lá. Sobre o Fórum: Pra mim esse aqui sempre vai ser o melhor lugar para organizar e debater ideias. Você não tem que dar uma resposta imediata, pode pensar e se organizar antes de escrever e não vai ter outras 500 mensagens aparecendo antes que você termine de escrever sua mini redação de duas linhas. Acho que o mais importante do fórum é conseguir lidar com as coisas a longo prazo. O grande problema é que as pessoas não tem vontade de usar o fórum porque existe outra ferramenta (Discord) que dá pra fazer as coisas de forma muito mais rápida e prática, o que fez com que coisas como as últimas maratonas fossem todas feitas em cima da hora. Acredito que a gente já aprendeu com os erros e isso não vai se repetir de novo. Só quero deixar claro que eu criei um tópico para se debater sobre a maratona online, meses atrás. A ideia era discutir as coisas a longo prazo, mas só serviu pra definir algumas coisas (relativamente ligadas a maratona online) e pra mostrar que a galera não se importa com o fórum. Se não é utilizado e custa dinheiro, melhor dar ao fórum o mesmo destino que eu sugeri a wiki. Canal da Twitch: Não concordo em encher linguiça por lá. Isso vai descaracterizar o canal (a depender do conteúdo criado para encher linguiça) além de ser mais trabalho pra pessoas que já estão sobrecarregadas. Sobre os emotes, eu acho que ninguém teve um interesse real de pensar em algo. Na verdade o interesse real foi de se aproveitar de outras pessoas da própria comunidade tentando abrir aquele suposto torneio lá para escolher o melhor emote. Pra mim aquilo foi algo como "estou com preguiça de pensar em algo e não quero gastar dinheiro, vou deixar na mão da galera". Puro oportunismo. No final surgiram emotes que, pelo que eu vi, não teve discussão nenhuma sobre a ideia. Veio com um tema que não é necessariamente voltado a speedrun ou a comunidade. Surgiu de um meme interno de alguns membros da comunidade e tá lá, felizmente, funcionando bem (principalmente o emote do Leoncio). tl:dr Nem todo mundo tem tempo e nem todo mundo tem vontade de ajudar a comunidade. Antes de apontar o dedo, tente dar uma sugestão e fazer sua parte. O nome é "comunidade" exatamente porque estamos juntos tentando fazer algo. Não dependa dos outros, você também é capaz de fazer algo.
  4. speedende

    Eu não vou falar muito mais agora porque ainda não é nada 100% confirmado, mas a gente não conseguiu arranjar um espaço onde nós consigamos por outras pessoas para assistir, então, a princípio, o evento vai ser fechado só para os runners e ele deve acontecer sim em um casa. Essa casa vai ter condições (e colchões) pra acomodar as pessoas que pretendem vir pra cá pra Salvador (considerando que vocês não vão superar as nossas expectativas). Sobre o fato de abrir a inscrição pra "geral da comu", eu digo isso mais por mim mesmo, mas a Speedendê é um evento onde a gente reúne nossos amigos. Eu particularmente não vou colocar uma pessoa estranha ou que eu tenha 0 contato na minha casa mesmo que ela queira participar da maratona. A postagem tá aqui no fórum mais pra que a informação sobre o evento esteja devidamente divulgada em um lugar com fácil acesso e para que as pessoas possam tirar dúvidas facilmente. Edit: Quanto a hospedagem, a ideia seria dividir o pessoal pelas casas da galera daqui, mas se alguém quiser uma outra opção (como um hotel, por exemplo), a gente pode procurar informações e preços quanto a isso.
  5. Pessoal, devido ao rumo de uma conversa no discord, decidi criar o tópico para que a gente possa falar e definir algumas coisas sobre a 6ª Maratona Online da Speedruns Brasil. Vamos tentar evitar o erro que aconteceu nas últimas maratonas de deixar para fazer tudo em cima da hora e vamos tentar usar o feedback que a gente recebeu para aprimorar as coisas que já eram boas. Pelo que foi dito no discord, é possível que o Titan e o Furlim não sejam capazes de tomar a frente quanto a próxima maratona. Vou deixar em aberto aqui no tópico a opção de alguém se candidatar para esse cargo da mesma forma que a minha visão de outros cargos necessários para que a organização da maratona funcione bem. Nem tudo que eu falar aqui é correto, é mais a minha opinião sobre o que precisa ter. Coordenador Geral: Antigo gerente de conteúdo. Deve ser a pessoa com maior autoridade em no quesito organizacional. Isso não significa que o detentor do cargo vai definir como vai ser a maratona por conta própria, o cargo é mais para que essa pessoa seja capaz de coordenar todos os outros cargos. Alguém capaz de planejar as atividades necessárias para que a maratona aconteça, além de ser um farol pra guiar toda a equipe envolvida. Designers: Toda a parte áudio-visual vai pertencer a esse grupo. O pessoal da área de Design vai ficar responsável não só por arte de layout como também a confecção de alguns banners de divulgação, vídeos promocionais e qualquer outra coisa que exija esse tipo de habilidade. Obs: a parte dos vídeos é uma ideia, não necessariamente vamos fazer isso. Comissão Técnica (não achei nome melhor): Vai ser a equipe responsável por lidar com cronograma da maratona. Não só relacionado a runs, mas também ao horário de trabalho de pessoas com outros cargos (como hosters, por exemplo). Também vai lidar com a parte de submit das runs, avaliando as melhores opções para a maratona. Marketing: O pessoal dessa área vai ficar responsável pela divulgação da maratona a partir das mídias sociais. Vão lidar com Facebook/Twitter/Seilámaisoque antes da maratona para garantir uma boa divulgação e também vai manejar essas páginas durante a maratona para anunciar as próximas runs e relembrar incentivos. Host: Cargo exclusivo da maratona. Vai ser a pessoa que vai dar suporte entre as runs lembrando incentivos, passando informações sobre runs e lendo doações (em caso de ter doações nessa maratona). Restreamers: Caso não seja possível fazer o mesmo da última maratona online (uma pessoa oferecer o computador/internet e tankar a porra toda), é importante separar possíveis restreamers para segurar a maratona. Pode ser usado como back up caso algo aconteça com o restreamer principal. Esses são alguns cargos que eu consegui pensar para que a maratona consiga fluir bem em diversos pontos. Acho valido definir algumas outras coisas sobre a 6ª Maratona Online e, quem sabe, as subsequentes. Qual deve ser a data da maratona? Nós podemos usar dezembro e aproveitar o Natal. Deve ser a época onde tem mais gente livre pra fazer as coisas (férias do colégio/trabalho/etc.). Nós podemos manter dezembro como o mês da maratona online e se programar todos os anos baseado nisso. Vamos ajudar alguma instituição de caridade? Da outra vez a gente arrecadou dinheiro pra APAE, se a ideia for a mesma seria bom entrar em contato com eles mais tarde para definir algumas coisas e decidir o rumo que a maratona vai tomar. É interessante ter mais de um cargo? Tendo em vista a última maratona online, ocupar mais de um desses cargos não é um problema, o problema real é o manejo do tempo. O ideal seria cada pessoa pegar só um cargo, mas isso pode acabar reduzindo drasticamente a quantidade de pessoas para fazer alguma função. Se possível não se sobrecarreguem. Quanto mais trabalho, menor o rendimento. É melhor fazer uma coisa boa do que duas coisas ruins. Como vamos definir o Coordenador Geral? É importante que seja alguém conhecido da comunidade e que tenha a aprovação de uma boa parte das pessoas. É o cargo mais importante (que pode ser ocupado por mais de uma pessoa) e não pode ser dado a ninguém. O primeiro ponto é saber quem tem interesse e a partir daí a gente define quem vai ficar com esse cargo. Acho bom frisar que esse cargo de Coordenador Geral é referente a essa maratona online. O coordenador não precisa ser o mesmo cara que vai coordenar outras maratonas (como a Idiethon que está sendo programada). A pessoa que obtiver esse cargo também não é obrigada a manter esse cargo na próxima maratona. Por fim, é importante que tenha tempo livre. Mais uma vez, é melhor fazer uma coisa boa do que duas coisas ruins.
  6. Btw, um comentário sobre a comissão técnica. Acho que 4~5 pessoa é o suficiente. Mais que isso deve ficar zoado por que vai depender da opinião de gente demais pra definir se uma run vai rolar na maratona e por aí vai. Quem já ficou com esse cargo nas últimas maratonas pode falar um pouco sobre isso. Pro @Vinícius, se possível não faça mais coisa do que tu fez ano passado. O objetivo é arranjar gente o suficiente, desde já, pra não ter que sobrecarregar ninguém. Por fim, como acho que ninguém fez a tabela, vou ver se aprendo a fazer isso e domingo adiciono ela na primeira postagem com as pessoas que querem ficar nos cargos X/Y. No caso da Comissão Técnica, como eu citei um limite de pessoas, acho legal da prioridade a quem já fez isso pela experiência (caso mais do que 5 pessoas se disponham pra isso).
  7. Sobre o Coordenador Geral, se possível, seria bom que tivessem dois para que um estivesse disponível durante o período que o outro não está. Claro que isso é considerando o pior cenário (onde a gente faz tudo faltando uma semana pro evento), se a gente fizer tudo começando por agora acho que uma pessoa só nesse cargo consegue lidar com isso. Outra coisa que eu quero lembrar é que, se possível, respondam as duas primeiras perguntas (sobre a data da maratona e sobre possíveis doações). É importante a gente deixar essas duas coisas definidas pra poder prosseguir com as outras coisas. No momento que a gente definir a data a gente pode definir quando vamos abrir as inscrições pra maratona. Se a gente for pedir doações a gente pode por uma área de incentivos dentro da área de submit. Sobre as sugestões pra maratona, dei uma lida nelas e vou comentar algumas. 1. Webcam: Durante o submit a gente pode por uma área perguntando se o runner tem condições de usar webcam. Isso é interessante pra runs solo onde o runner comenta a maior parte dela, mas acho que fica estranho se outra pessoa ficar comentando ou se for uma race onde nenhum dos dois fala nada e só uma voz do além vem narrando as coisas. Tem também o fato de que algumas pessoas são tímidas e podem não querer aparecer na webcam. Por fim, a pessoa pode não ter cam. 2. Ads: Eu tinha comentado sobre isso e não vi muitas respostas positivas. Talvez não seja interessante em uma maratona beneficente já que o objetivo é arrecadar dinheiro pra terceiros e não pra nós. Minha ideia era usar isso em outras atividades, talvez ao término de alguma restream de race de torneio e por aí vai. 3. Clips: Eu vejo isso mais em campeonatos mostrando os melhores momentos da partida. Não sei se é algo que se encaixa no meio da maratona. O ideal é usar os clipes para divulgação via redes sociais como twitter/facebook/etc. 4. Publicidade: Concordo com os pontos do Ascaity e quero frisar que são coisas que o pessoal do marketing/design estaria envolvido. Quero lembrar também que se for dar algum brinde pra alguém, que seja digital. Enviar coisas por correspondência em um evento que acontece em nível nacional/mundial onde a organização não está centralizada em um lugar é um erro terrível. 5. Cronograma de organização: O Hugo citou alguns meses que não seria interessante por disputar com outros eventos sendo dezembro um desses meses. Eu acho que a CCXP não é um problema tão grande. O cara vai lá pra usar a net e fazer a mesma coisa que faz em casa, só que com amigos, com net MUITO BOA e com uma cama horrível. O cara da CCXP, se tiver interesse e conhecimento sobre a maratona, vai assistir independente de estar lá. Quanto a Capcom Cup, concordo que é um evento grande e, se possível, é bom não bater com a época dele. Como eu citei, acho dezembro melhor por ser época de férias. Infelizmente tem o Natal onde a família se reúne, mas dá pra se organizar pra tentar evitar isso também. 6. Gestão de Projetos: Os voluntários tem que receber um norte antes de fazer qualquer coisa. Sinto que é dever do Coordenador Geral passar as atividades pra essa galera fazer e monitorar isso. Sobre o Keha como Coordenador Geral: Vejo o Keha como um dos caras que mais se importa com a comunidade e o crescimento dela, além de ser um membro ativo e que já trabalhou em diversas outras maratonas. Não tenho problemas em ter ele como Coordenador Geral. Por fim, eu sou um cara burro e não sei mexer com planilha. Eu queria fazer a lista com cargos e pessoas que se candidataram para o cargo desde já para fácil acesso a essas informações mais tarde. Se alguém puder fazer isso seria bem de boa. Qualquer coisa deixa editável só pra quem fizer e essa pessoa, com o passar do tempo e as respostas do pessoal por aqui, vai atualizando a planilha.
  8. Li por cima as ideias do Leandro e do Smo e na real eu só vim compartilhar a ideia que eu dei no server do discord numa outra vez. Se for semelhante em algo com as ideias já dadas é sinal de que deve se pensar em usar isso, pois mais de uma pessoa está recomendando, então deve ser bom Kappa. A ideia do torneio seria fazer uma edição individual iniciando numa fase de grupos. Os grupos seriam compostos de 4 membros e os 4 jogariam ao mesmo tempo num confronto direto. O sistema de pontuação não seria por vitória e sim por tempo. Todos os jogos teriam o mesmo limite de tempo e, no final da rodada, a soma dos tempos seria a pontuação final do jogador (tendo posição nas partidas como critério de desempate). Os 4 jogadores jogariam o mesmo jogo, seguindo as mesmas regras. Depois de uns 3 jogos define quantos passam de fase e, assim, pode fazer um mata a mata ou continuar com o esquema de grupos. O lado positivo desse sistema é que ninguém vai ficar sem jogar partida (ou jogar só uma, como o Leandro comentou). As partidas vão ser mais interessantes pois o fato de ter 4 jogadores vai dar a ideia de ser mais disputado. Ponto negativo: Como o tempo é considerado como o critério de pontuação a restream tem que durar o tempo da partida toda, sendo o tempo máximo o limite. O ideal é não por partidas com limite de 1h pra não ficar monótono. Só um resumo porque eu tô lenhado de sono. MGT individual com fase de grupos iniciais onde rola um battle royale por 3 rodadas e, a partir daí, começa a próxima fase que é um mata mata.
  9. Não consegui pensar em um nome legal pro tópico, então depois eu edito isso. Enfim, objetivo desse tópico é pra galera postar fotos e outras coisas assim. Nego vai ver todos os lados do pessoal da Speedruns Brasil (ou outro nome em breve) e vai poder xingar ele falando o quão feio eles são. Sério, essa merda aqui é só pra postar fotos suas e comentar as fotos dos amiguinhos. E, não, isso não é um jogo, é só pra postar fotos e comentar mesmo. :>
  10. Pra você que precisa se tratar depois de um longo dia de speed run, aqui é o seu lugar. Meio que um chat geral do off tópic [?], sei lá, vamo falar sobre qualquer merda e chegar nas 1000 postagens du du du du du paaaaaahhhhhh
  11. Pessoal, vim aqui fazer críticas e sugestões sobre a comunidade num geral. Vou começar primeiro com as críticas e, a partir delas, dar algumas sugestões. 1. Organização dos eventos na comunidade. Na quarta maratona online a gente passou pelo mesmo que passou nessa quinta maratona. As coisas foram feitas de última hora sendo que os planos para se fazer a maratona já eram antigos. Felizmente as maratonas funcionaram, mas ainda assim, tentar fazer tudo em duas semanas é muito zoado. A gente já sabe que isso aconteceu, mas me parece que mesmo todo mundo sabendo as coisas não se resolvem, então decidi falar sobre isso. Minhas sugestões são as seguintes: Um cronograma para se programar com a organização da maratona. A gente deve fazer uma maratona online anualmente [ao menos é o que eu acredito], então é válido que a gente defina o quanto antes as possíveis datas para a maratona e, a partir dessas datas, a gente começa a se programar para organizar a maratona. Toda a programação acontecia antes baseado na schedule. "Ah, a gente faz o layout depois de saber os jogos", "ah, primeiro a gente descobre quantos jogos vão ter pra saber quantos restreamers vamos precisar". Enfim, deve ter dado pra pegar a ideia. O ponto é que fazer as coisas assim, mesmo dando certo, só gera estresse e, as vezes, brigas desnecessárias. O cronograma vai facilitar MUITO isso daí. Várias sub equipes comandadas por outras pessoas. A gente tem aí o Titan/Furlim que estão como Gerente de Conteúdo [não lembro direito o nome do cargo], mas parece que eles se sentiram obrigados a fazer parte de todos os cargos possíveis que se poderia ter numa maratona. O ideal é que se formem grupos de pessoas com funções específicas [já falei disso em outro tópico] para que essas pessoas cuidem das coisas e não sobrecarreguem os Gerentes de Conteúdo. Isso já aconteceu nessa maratona, mas de forma tardia, quase que em cima da hora. Teve coisas definidas na reunião um dia antes da maratona começar, como o pessoal da publicidade que ficou compartilhando coisas no Twitter e derivados. Se possível, o ideal é que as pessoas não peguem muitas funções ao mesmo tempo para não sobrecarregar a pessoa e para evitar um trabalho ruim em algum dos pontos. 2. Informações sobre as pessoas e funções que elas possuem na comunidade. Essa foi uma coisa que eu pedi durante a reunião que teve antes da maratona pra saber quem ia fazer o que por lá. É importante, principalmente pra um membro novo, saber com quem ele pode falar sobre alguns assuntos específicos. Fora que a gente, para nós mesmos, fica uma situação estranha. O trabalho de uma pessoa pode ser prejudicado por outra sem que a pessoa sequer saiba por não saber que outra pessoa tinha acesso a X ou Y. Exemplo: Gamepólitan 2016 o Keha veio para Salvador e fizemos uma stream no canal da comunidade. Nenhum highlight daquela stream existe na internet porque as pessoas que entramos em contato [O próprio Keha e o Furious] não teve tempo na época [Keha] e disse que não era obrigação fazer [Furious]. Se a gente soubesse quem tinha acesso aos canais na época, resolver isso seria muito mais fácil. Outra coisa relacionada a isso é o fato do acesso ao Twitter. Por padrão, se tiver o nome no site da Speedruns Brasil o bot lá joga o aviso da stream no Twitter. Dessa forma todo mundo é divulgado de forma igual pela comunidade, sem nenhuma prioridade sobre o outro. O negócio é que já teve alguns casos do Twitter que alguém agiu de má fé. Não sei dizer com 100% de certeza quem foi, mas eu suponho que tenha sido o Furious. Não posso afirmar por não saber se ele tem acesso ao Twitter, o que já entra na colocação acima. Mas vamos aos casos. O primeiro caso que acho que mais pessoas da comunidade sabem é o fato de que a página do twitter da Speedruns Brasil seguia apenas uma pessoa e essa pessoa era o próprio Furious. Fica até parecendo que a comunidade pertence a ele e isso é uma forma de se divulgar sem nenhuma concorrência. Tivemos uma pequena treta quanto a isso mas as coisas foram resolvidas de forma que a página seguisse os outros runners da comunidade. O segundo caso, mais recente, foi durante essa maratona online, onde a página da Speedruns Brasil retweetou algo que o Furious postou. Ok, a princípio não temos nenhum problema quanto a isso, não é como se a página retweetasse só coisas que ele posta. A questão é que todos os outros retweets surgiram de uma marcação que foi feita na página. Logo abaixo vou por duas imagens como exemplo. Nesse caso a página foi marcada pelo @speedrunsbrasil e depois disso ela deu o retweet. Já nesse caso, a página não foi marcada, o que sugere que alguém entrou no canal do runner para fazer o retweet. Isso daqui me faz voltar mais uma vez sobre as vantagens aí que estão sendo tomadas com a divulgação dos runners. Todo mundo deveria ser divulgado igualmente, ninguém deve ter prioridade sobre ninguém. Mas independente do que eu penso sobre a divulgação, é errado usar o twitter da comunidade pra ganho próprio e isso foi algo que aconteceu nos dois casos citados, portanto, é necessário que o nome das pessoas que tem acesso a X ou Y seja exposto para todo mundo ver. Vale lembrar que, como não sei quem tem acesso ao twitter eu não sei quem foi que fez isso, logo, não vou acusar ninguém diretamente. 3. Formas de arrecadar dinheiro para comunidade. E bom que o fórum e o site se mantenham no ar, principalmente o site que é uma boa ferramenta para que as pessoas conheçam a comunidade, mas eu acho que tão importante quanto é que a gente use uma parte do dinheiro arrecadado com a divulgação da maratona online. A gente conseguiu ótimos números nessa quinta maratona, mas sinto que as coisas poderiam ser um pouco melhores caso a gente tivesse aproveitado do "impulsionamento" que o facebook/seilámaisoque oferece. Uma das coisas que a gente pode usar para arrecadar dinheiro é AD. A gente tem acesso a isso a muito tempo, mas sabe-se lá porque nunca pensamos em usar. Acho válido usar uma vez durante o final de algum evento tipo MGT/Restream e durante maratonas também. O dinheiro adquirido pode não ser muito devido a uma média de público não muito alta/ad block, mas ainda vai dar pra gerar um dinheiro pra comunidade sem ter que depender tanto de doações. Fora que, acredito eu, o dinheiro do AD se junto com o dinheiro do Sub, então atingir a meta para retirar o dinheiro vai ser mais fácil assim do que contando só com os subs. 4. Uma caixinha de sugestões. De vez em quando pessoas aleatórias aparecem e deixam boas ideias. Não tem muito o que falar sobre isso, basta que a gente crie um tópico no fórum e quem quiser largar alguma sugestão sem se sentir envergonhado pode jogar lá. Pode ser descartado, afinal, eu estou dando uma sugestão em um lugar que não é essa caixinha, mas acho que é útil para concentrar todas as ideias em um só lugar e facilitar o acesso a elas posteriormente. Se algum ponto ficou confuso [estou com sono, nem sei direito o que estou escrevendo não consigo reler nada porque sou idiota] é só comentar e eu tento expressar ele sobre outro ponto de vista. Estou apto a debater os pontos listados acima para ajudar a comunidade da melhor maneira possível. sereleX
  12. Editado só com os comentários relevantes, nenhum texto alterado. Se quiser ver é só pesquisar por alguma dessas frases no discord que dá pra ver toda a conversa. Não, não recordava disso, mas não muda o fato de que o canal foi usado como oficial por tempo o suficiente até gerar a treta lá sobre o canal só seguir você. Afinal, se o canal fosse só seu como era antes de se tornar de toda a comunidade, o problema não teria acontecido. E pegando isso daí, concordo com o ponto do Cássio sobre twitter da comunidade não seguir ninguém pelos motivos citados por ele. Antes de mais nada, aproveitando o comentário do Vini, eu não estou criticando o compartilhamento da postagem por ser você. Poderia ser qualquer um, a ideia que eu queria passar é a mesma. Deu que, por acaso, o seu caso foi o mais recente que eu vi e decidi comentar sobre ele. Sobre a última frase, "antes de sair acusando alguém, pelo amor de deus, procure saber direito das coisas". Pois bem, eu conversei com o Titan e perguntei as pessoas que tinham acesso ao Twitter. Quero deixar bem claro que eu não te acusei, eu fiz uma suposição baseada nas coisas que eu sabia, mesmo sabendo que você não tem acesso ao canal do Twitter como o próprio Titan me disse e pode confirmar (se quiser print disso também eu mando aqui ;]) Como você mesmo disse, você era o dono do canal, fora o fato de que era a única pessoa que o canal seguia, nada mais justo do que pensar você teria algum controle sobre o canal, mas como falei aí em cima, eu conversei com o Titan antes para saber quem são as pessoas que tinham acesso. Não acusei ninguém diretamente. Apesar disso, os voluntários que ajudariam com a maratona só foram definidos basicamente uma semana antes da mesma, antes disso a comunidade teria que contar com a boa vontade dos outros, que era o esperado, mas já vimos que não é algo que dá pra depender. O ponto sobre isso não é discutir quem está certo ou errado, mas sim lembrar que as coisas foram feitas de última hora e a gente pode muito bem preparar as coisas com bastante antecedência. As inscrições de voluntário abriram no dia 19 e terminaram no dia 24 de Novembro (dá para ver isso no Brasa-News do discord). Isso deve ter ajudado a diminuir o número de possíveis voluntários, fora o fato de que, se as coisas fossem planejadas desde antes, a gente teria mais tempo para se organizar nisso. Mais uma vez, repetindo o que eu falei acima, o ponto é só lembrar que a gente pode fazer as coisas melhor se for preparado com antecedência. Sobre o trabalho dos voluntários, se todo mundo fazer o que quiser, sem alguém pra coordenar, o trabalho pode sair uma bosta. O nome do cargo é "Gerente de Conteúdo". basicamente, é alguém que está lá para coordenar as coisas e não para tomar uma função pra si e deixar os outros por conta própria. Não fui um voluntário, mas eu ficaria sem fazer nada também se eu não soubesse o que fazer. O ideal seria discutir as coisas que as pessoas de cada área tem de fazer e a partir daí o trabalho flui. Esperar as pessoas irem até os Gerentes para começar a fazer os trabalhos não é a melhor forma de trabalho na minha opinião.
  13. Na verdade eu não falei mal sobre o post do Chiteiro não. Eu quis dizer que na situação do Chiteiro a comunidade tinha como retweetar porque ela recebeu uma marcação enquanto na situação do Furious ele não marcou a comunidade. O ponto que deve ter causado confusão foi o fato de que eu disse "nos dois casos acima citados". Eu não me atentei que eu me referi aos prints do Chiteiro e Furious como "esse caso". Os casos que eu me referi foram o Caso 1 que está relacionado ao Twitter da Speedruns Brasil seguir isoladamente o Twitter do Furious e ao Caso 2 que é o caso de Retweets sem que o Twitter da comunidade tenha recebido sequer uma menção. Aproveitando o seu comentário, não sabia sobre esse problema que teve com as doações. Isso é outra coisa que deve se tomar muito cuidado. Mesmo que estejamos numa comunidade onde todo mundo está se ajudando, o link pode vazar para qualquer um fazer o que bem entender. Não acho errado expor o nome das pessoas que doou ou quanto doou e para o que doou, mas deixar essas editáveis para todas as pessoas é um erro terrível. E, seguindo ainda pelo caminho de doações, mais uma crítica que eu espero que mude para outras maratonas. Sério galera, o número de doações não aparece constantemente no layout? A gente tem que esperar cerca de 1 minuto pra ver o número máximo de doações? Isso é muito bizarro, cara. O foco da maratona é arrecadar o dinheiro para uma instituição de caridade e as pessoas tem que esperar 1 minuto para saber o número máximo arrecadado. Na boa, isso daí é uma das coisas que não deveria mudar nunca no layout e acho que deveria ser revisto pra uma próxima maratona que arrecade dinheiro.
  14. O ideal é definir uma funções e separar as funções pra quem tem interesse de ajudar. A gente fez uma separação pro grupo de voluntários, mas não necessariamente essa galera vai ter como ajudar na maratona, fora que mais gente entrou na comunidade, então tem mais mão de obra por aí. A gente tem que ver quem está apto, pra maratona online, cobrir algumas funções como: 1. Coordenador. Será o responsável por ver o andamento da maratona (provável que seja o Titan/Furlim por conta da função de gerente de conteúdo). 2. Restreamer. Vai ser o trabalho mais pesado e precisa de várias pessoas pra fazer isso, além de exigir bastante tempo e uma boa internet. 3. Designer. Organizar e criar (se necessário) as coisas relacionadas a apresentação visual da stream como layout. 4. Alguém que organize o cronograma. Não sei que nome dar a essa função, mas é basicamente alguém pra definir o horário que vai acontecer cada run baseado no formulário de inscrição. 5. Host (opcional). Alguém pra ler comentários, tweets, donations (caso algo assim existe) durante a maratona. Pode ser o próprio restreamar, mas se alguma outra pessoa tiver interesse, porque não? Sobre a maratona, acho melhor que seja dezembro por dois motivos. O primeiro é que em janeiro já vai ter a AGDQ e o segundo é que seria bom a gente ter a nossa segunda maratona online ainda esse ano. A gente pode usar essa maratona pra manter uma data fixa pras outras maratonas. Em relação a submits. Acho válido ter um espaço pro runner por o nome de um possível comentarista. Quanto mais informação a gente tiver antes da run, melhor. Se eu lembrar de algo ou alguma outra função eu atualizo aqui. Só quero lembrar que essa daí é a minha ideia para organizar as funções e não necessariamente o que deve ser feito na maratona.
  15. Fala galera, tudo de boas? Venho aqui hoje pra lembrar vocês e falar um pouco mais sobre a Speedendê! Pra quem se lembra, nós aqui de Salvador já realizamos vários eventos online com o nome de Gotta Go Fast (GGF). Agora nós estamos de cara nova. A GGF está dando lugar pra Speedendê! Estamos realizando a nossa segunda edição do evento nesse ano, mas essa edição também trás mais algumas mudanças. O primeiro ponto é que nós fazíamos o evento no canal da Speedruns Brasil, mas as coisas mudaram. Estamos com um canal próprio e com várias ideais para fazer o evento crescer e se tornar um ambiente legal para todos que quiserem participar dele futuramente. No dia 9 de Setembro vai acontecer a segunda edição da Speedendê sendo a primeira no nosso próprio canal. Estamos contando com a participação de runners locais como Sambss, Baldo, Wiglink, DunkelGotik e SerelepeMarsupial (que sou eu pra quem não sabe ler meu nick :3). A gente também tá trazendo vários jogos ainda não apresentados em outras maratonas! Para todos que tiverem interesse de acompanhar o evento, vou deixar aqui embaixo o nosso canal da twitch, nosso twitter e o cronograma do evento. SALVADOR VAI TREMER!!!!! Twitch: https://www.twitch.tv/speedende Twitter: https://twitter.com/speedende Cronograma: https://horaro.org/speedende/schedule
  16. Não li tudo da opinião dos outros, mas vou comentar mesmo assim. Primeiro ponto, não tem necessidade de segregar a comunidade mais ainda. Não necessariamente todo mundo que usa o facebook usa o discord. A maior parte da comunidade tá no facebook e lá sim é o ponto importante pra se fazer as coisas, apesar de que eu acho que do jeito que está já tá muito bom. Quem tem interesse em algo posta lá e quem tem interesse em ajudar tá lá ajudando. Criar um segundo discord pra fazer introduzir a galera pro discord da brasa me parece uma ideia idiota, visto que a BRASA sofreu uma reformulação pra que a introdução desses novos membros não fosse zoada. As áreas de conversa são separadas. Ex: #Chat é pra falar de coisas aleatórias, idiotas, bem off-topic enquanto #Speedruns é pra falar de speedruns de qualquer jogo. Segundo ponto. Sobre o tema Sellout aí citado, eu não creio que as pessoas tenham problema com isso. Se você quer se apresentar como um produto, nada mais justo do que tentar vender esse produto. O grande problema foi a discussão que você teve com o Smo no #chat onde você parece não ter entendido o ponto de vista dele. Em momento algum ele disse que a comunidade tinha problemas com alguém ser Sellout, o que ele falou foi que a comunidade provavelmente não vai aceitar que as pessoas mintam para seus viwers e se vendam em cima de mentiras. Ser sellout é ok, agora roubar a run de outra pessoa ou ficar dizendo que descobriu glitches e fez coisas que OUTRAS PESSOAS SE ESFORÇARAM PARA CONSEGUIR e se vender com isso, não, isso não é nem um pouco bom. Por mim qualquer uma dessas pessoas merece passar longe da comunidade e quando a comunidade se vender pra esse tipo de gente, aí sim pode criar um discord novo (e uma comunidade nova também) e jogar tudo que a gente construiu fora. Terceiro ponto. Sobre discussões em chat é normal que aconteça, mas como eu já citei, é off-topic, é uma área pro pessoal falar qualquer coisa, fora que nada garante que não vá ter tretas nesse novo discord. E sobre o caso do MatheusPrata, eu nem sei de onde surgiu isso e nem porque surgiu, mas eu acho que no momento que um cara chega na comunidade e diz que vai wardar o cu da mãe dos outros ele tá disposto a passar por situações tão ruins quanto essa. Nem tem porque citar ele mesmo sendo um novato, ele consegue ser muito pior do que muita gente antiga. E quero lembrar que tá rolando a SUBtember, quem quiser usar o sereleX basta dar um sub lá no canal pela METADE DO PREÇO
  17. Sobre a Speedendê. Pro pessoal que assistiu o evento, se tiver tempo e vontade, podem fazer um feedback aqui e falar sobre os pontos positivos e negativos do evento. Gracias
  18. Como o Smo citou, isso daí não vai dar nada, até porque é um vídeo do patrocinador e não uma propaganda que gera dinheiro pros patrocinadores. Sobre o que o Hugo comentou sobre não ter sido combinado previamente. Concordo com isso, mas por outro lado, sendo parte da produção do evento, eu posso dizer que isso foi informado no mesmo dia que foi definido. Na manhã do dia que o pessoal recebeu a informação foi no dia que tiveram uma reunião com os patrocinadores. Claro que é zoado, mas o ponto aqui não era esse e sim se a comunidade era de acordo com os vídeos dos patrocinadores ou não. E só estou reforçando que os patrocinadores não ganham dinheiro com os vídeos, eles só são divulgados mesmo. Se parar pra pensar, os layouts do evento levam o logo da Speedruns Brasil, então nós estamos divulgando a comunidade para o público local sem gastar nada.
  19. Estou confirmando a minha não participação por motivos secretos que vocês não vão saber nunca. Podem contar comigo para comentários
  20. Eu acho que isso ia perder um pouco o propósito da ideia que é compartilhar exclusivamente receitas, Agora, não vejo nada de errado em colocar observações em algo relacionado a receita específica. Tomo como exemplo o caso do palmito que você citou. Se o prato que você compartilhar utilizar de palmito, você pode colocar o seu conhecimento baseado nisso.
  21. Alguns de vocês sabem, mas eu tenho interesse em estudar gastronomia. O grande problema é que eu sou um asno e não sei muito mais além de fazer um macarrão ou um bolo. Eu pensei então na gente fazer um negócio comunitário, onde todos nós compartilhamos alguma receita que a gente sabe, tipo esses sites de receita mesmo. "Ah, mas eu posso ir no site de receita e olhar as coisas lá. Qual é o propósito de fazer isso aqui?" O grande problema desses sites de receita, é que você encontra várias receitas pro mesmo prato, fora o fato de você não conhecer ninguém que fez a receita. A maioria dos comentários são bem escrotos com pessoas dizendo que fazem a receita de uma forma diferente e dá certo (exemplo disso é receita de bolo) ou gente querendo tirar dúvidas e não tendo as respostas quando mais precisa. A sacada aqui é que a maioria de nós nos conhecemos e isso aqui pode ajudar bastante pra quem quiser se arriscar na cozinha de alguma forma. Então, para que as coisas fiquem organizadas, seria legal ter umas regras e tags que possa facilitar na procura de uma receita. Se alguém for postar a receita, tente fazer isso da forma mais organizada e mais explicativa possível. O primeiro passo é colocar uma tag pro tipo de prato e o nome do prato. Se o prato não tiver nome pode por como quiser. Exemplos: [Sobremesa] Bolo de Banana. [Bebida] Caipirinha Tropical, [Entrada] Coração de Galinha. O segundo passo de uma boa organização especificar bem os ingredientes e o modo de preparo, enumerados em ambos os casos para fácil entendimento. Exemplos: 500g de peito de frango. 200ml de creme de leite. 1 tomate grande. 1 cebola grande. Preparo Corte o peito de frango em cubos e deixe cozinhando a cerca de 200°C por 15 minutos Acrescente o tomate e a cebola para encorpar o caldo. Coloque todo o creme de leite e misture para não queimar. E, como os dois últimos pontos, o ideal é que você já tenha feito a receita alguma vez na sua vida e, tão importante quanto, seria bom ter uma foto do prato concretizado por sua pessoa. O problema de pegar fotos da internet do prato concluído é que o resultado final, em casa, pode não ser o mesmo. Para evitar surpresas, o melhor é ter uma foto do trabalho concretizado mostrando como as coisas são. Se possível, avaliem o quanto vocês gostaram do resultado do seu prato quando for divulgar ele aqui e tentem fazer um resumo de sua experiência comendo o prato. A depender de como as coisas vão, eu pretendo fazer um índice para facilitar a localização das receitas, então não exitem em tirar dúvidas ou comentar sobre o prato. Pode até falar "já comi e gostei", isso é um ótimo motivacional pra quem quiser fazer esses pratos. Espero que vocês apreciem essa área.
  22. Na verdade o grande problema, ao meu ver, não é o fato desses líderes de projeto estarem trabalhando só. O problema é que não existe uma equipe definida ainda e fica parecendo que tudo recai em cima de uma pessoa. A gente abriu um espaço pra definir quem seriam os supostos voluntários, mas tivemos uma pausa por conta da BrAT e isso atrasou as coisas em relação a comunidade. O que deve ser feito, se for realmente seguir esse plano, é definir quem está disposto a fazer o que e procurar mais pessoas dispostas a ajudar exclusivamente com aquilo, pra que o foco não seja perdido. Samuca exemplificou bem o que deve acontecer, na minha opinião. O cargo da forma que você listou, Hugo, se parece com algo que o dono de uma empresa faria. Não é errado ter uma pessoa acima das outras, mas depender exclusivamente dessa pessoa pra tomar decisões cruciais pode ser um problema, como o Keha citou. A melhor opção é dividir os grupos de forma que o trabalho de um não interfira diretamente no de outro. No caso, se alguém está organizando uma maratona, essa pessoa não tem que ficar se metendo nas restreams dos torneios pois isso só vai deixar o trabalho mais lento e vai aumentar a dependência de outros nessa pessoa. Primeiro a gente deve definir o grupos e sua função/objetivo para depois definir o gerente.
  23. Falaê galera, cês tão de boa? Venho aqui, em nome da organização da Speedendê, passar algumas informações acerca do evento. A data do evento já está definida. Dia 9 de Setembro iremos fazer a segunda edição da Speedendê desse ano e a primeira no canal oficial! Vamos usar esse tópico aqui pra liberar os submtis pra Speedendê, que vai até dia 18/08. O link para os submits é esse AQUI Algumas explicações sobre o evento, para os que tem interesse em vir. 1. O evento NÃO É BENEFICENTE. O objetivo é reunir o pessoal pra fazer runs, se divertir e outras coisas mais que der na telha. Encontrar o pessoal que normalmente não somos capaz de ver é uma causa nobre (pra zoeira). 2. A ideia é que, quem venha pra cá, seja hospedado por um de nós (Baldo, Samuca ou eu) para que não tenha que gastar dinheiro com Hotel. Claro. Quem quiser, pode torrar a grana em um hotel, vou me divertir muito indo passar a noite lá. ConcernFroge 3. O evento vai acontecer no dia 9. A depender da quantidade de runs submitadas, pode ser que ele se estenda até o dia 10. 4. MAIS IMPORTANTE!!! Sexta feira é o dia que os restaurantes daqui servem comida baiana. Minha recomendação é que vocês tentem chegar na sexta de manhã ou quinta de noite. Garanto que vocês não vão se arrepender. Shotouts pro Sakura que provou o melhor açaí de Salvador (clicar no link da linha 2). Pra finalizar, vou por aqui embaixo o link de nossas mídias (Twitch e Twitter). O Twitter vai ser nossa fonte principal de divulgação sobre o evento enquanto a Twitch é o nosso canal oficial onde vai acontecer todas as lives da maratona. Para mais informações, dúvidas e blá blá blá, vocês podem perguntar aqui mesmo. (; CANAL DA TWITCH e PÁGINA NO TWITTER
  24. Tô me guardando pro gamepólitan man, vem cá que a gente joga