• Anúncios

    • Redd

      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.
hugo4fun

Futuros Projetos, Idéias e Ajustes para o Canal da Speedruns Brasil

21 posts neste tópico

Pessoal, este tópico é para qualquer pessoa postar quaisquer mudanças e projetos para o canal da comunidade. Neste tópico não serão discutidas cada opinião: é simplesmente para coletar essas vontades. A viabilidade destas sugestões serão discutidas com a comunidade conforme forem aparecendo aqui em reuniões, provavelmente no discord.

Responderemos neste mesmo tópico conforme cada sugestão for analisada. 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basicamente o que eu acho que deve ser feito, baseado em minha opinião e no que eu achei legal da opinião dos outros:

Mini-Maratonas Temáticas Mensais

Restream oficial de futuras AGDQ's/SGDQ's e possivelmente Rpg Limit Break e outras maratonas, mas mostly as GDQ's (Sendo a restream da GDQ presencial ou online)

Races e Restreams esporádicas nos intervalos entre mini maratonas quando algo interessante de restreamar aparecer, ou quando runners quiserem fazer races e alguem puder restreamar.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Abrasileirar a maior parte, se não toda, comunicação escrita do canal. Nosso público é brasileiro e em sua grande parte não fala inglês.
- Na mesma linha, a maior parte do público que assiste streams no geral não conhece speedruns. Então temos que tornar o conteúdo do canal da Speedruns Brasil o mais User-Friendly possível. Literalmente um canal de entrada para as pessoas conhecerem a gente e aprenderem sobre o que é speedrun.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho a ideia das mini-maratonas muito maneira, assim como os restreams. 

Uma parada que eu queria sugerir também era alguma coisa do tipo: "conhecendo os speedruns". Por exemplo: pega o Furious pra mostrar todas as strats de SMW 11-Exit com mais alguém que conhece a run. Não exatamente um tutorial, mais uma conversa entre runners com o melhor deles mostrando os truques e etc... Algo que não seja muito complexo, bem nível de entrada mesmo, pras pessoas conhecerem as strats. Depois que o runner termina de mostrar o jogo, vai e faz uma run pras pessoas verem como deveria ser. Com jogos mais curtos, pelo menos, essa ideia seria bem realizável. Mas nada impede que se faça o mesmo com Pokemon Red Glitchless ou Link to The Past NMG, ou o que for. 

Penso que essa seria uma maneira de unir algumas coisas que eu vejo o pessoal da comunidade falando sobre no Discord mas que não sai do papel por diferentes motivos. Então não é uma entrevista, não é um programa sobre speedruns, não é um stream de treino e não é tentativa de PB, mas é um pouquinho de cada uma dessas coisas. 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

                                 Primeira sugestão é fazer uma pesquisa (seja via form ou poll) pra pessoas da comunidade (discord, facebook, fanpage, cachorro da vizinha, etc) pra ver que tipo de conteúdo lhes interessam. Pergunte sobre quem são seus streamers favoritos (independente de conteúdo (casual, competitivo, speedrun, creative) e nacionalidade (br ou estrangeiro)) e qual a plataforma de streaming que é mais conveniente para assistir, outras questões poderiam ser abordadas. Fazer um pesquisa sobre o publico alvo e viewers em potencial é importante e indispensável, uma vez que tu pode ver que tipo de abordagem eles preferem no seu entretenimento virtual. Você não vai abrir um açougue numa cidade onde 85% das pessoas é vegana, não haverá cliente e tu vai gastar tempo e esforço de maneira bastante ineficaz (e não me venha com essa de "a gente pode converter os vegano a comer carne" que eu vou mandar tomar no cu NoTuturu).

                                 Segundo, a área de criação de conteúdo tem de ser separada! Eu falo de um server de discord paralelo pra expandir o #speedrunsbrasil atual do servidor oficial (EDIT #2: lembrando que não precisa ser o Discord, pode ser o reddit ou o fórum sem problemas. O importante é que a criação de conteúdo do canal seja separado da BRASA a todo custo, o meu exemplo usará o discord como meio de ação). O motivo para tal seria a separação completa dos membros interessados em ajudar dos membros que estão pouco se fodendo com isso. Isso trás muitos benefícios, dentre eles: 
    -Pings seriam relevantes: O uso de @everyone iria afetar apenas pessoas interessadas em ajudar ou conversar sobre o assunto, não causando caos e backlash como geralmente ocorre no server oficial (por motivos óbvios). O uso de pings traria mais rapidez e dinamismo para a causa, que acho algo importante caso queiram levar as coisas mais a sério.
    -Separar assunto em diferentes chats: Atualmente o #speedrunsbrasil é o único meio de tratar sobre re-streaming de torneios, lives no canal, maratonas e discussão sobre o futuro do canal.. é muita coisa pra pouco espaço. Com um server separado vocês podem separar todos estes assuntos em seus respectivos chats e usar pins e pings de forma organizada e eficiente. É win-win.
    -Grupo gerencial melhor estruturado: com um server separado, os recursos e chats podem ser melhor gerenciado pelos seus responsáveis. Vai ser possível separar as tarefas em Gerencia, sub-grupos e seus respectivos lideres. Uma equipe encarregada de produzir as maratonas, uma equipe pra organizar re-streams do speedgaming e outras maratonas grandes, uma equipe pra divulgação de conteúdo e de arte irão trazer o pináculo da organização da comunidade. O uso de roles por competência do membro (comentarista, re-streamer, runner, artista, chefe de grupo e outras roles relevantes) também podem ser aplicadas pra usar os pings de forma eficiente como mencionado anteriormente e melhorar a dinâmica do servidor.
                                 Penso nisso como a profissionalização do #speedrunsbrasil e pra isso teria que ser abandonado o estilo comunitário como as discussões são levadas (todo mundo dando sua opinião e pouco consenso sendo obtido, que geralmente termina em intriga ou meme). Uma estrutura mais séria e hierárquica certamente vai funcionar pois a maioria dos eventos grandes utilizam este modelo. Pessoas vão atuar na sua área de expertise e parar de dar pitaco em coisas que não entende 100% e deixar a equipe da área discutir as coisas, abrindo a discussão para as outras áreas quando necessário. Como será feito a escolha das equipes ou qual a meta a ser batida é algo a ser definido, mas não vou entrar no mérito de tratar sobre isso aqui neste post, pois não é a área para tal.

                                 Lembrando que esta gerencia seria pura e somente para o canal oficial da comunidade, fanpage, twitter e afins. Assuntos do discord oficial e do grupo oficial no facebook seriam melhor discutidos aqui no fórum mesmo.

 

Agora sobre conteúdo pro canal que me apeteceria como viewer: Re-streams e maratonas mensais.

#1. Re-Streams

                                 Re-streams englobariam competições do speedgaming (não todas, algumas, mostrando os brasileiros e/ou o top 8/6(se Double elim)/4 dos mesmos) e também englobariam maratonas grandes (ESA, GDQ, RPGLB e outras do mesmo calibre). 
                                 Para as maratonas grandes, sugiro serem humildes e perguntar as re-streams internacionais com experiencia como que eles fazem para lidar com os horarios de graveyard shift, se usam pc remoto ou uma bateria de re-streamers, numero de comentaristas e também pedir dicas que virão a melhorar o conteúdo do canal caso venha a ser uma ideia de interesse. Os principais re-streams internacionais estão listados abaixo com seus respectivos canais:

Re-stream Francesa: https://www.twitch.tv/lefrenchrestream
Re-stream Espanhola: https://www.twitch.tv/speedrunsespanol
Re-stream Alemã: https://www.twitch.tv/germenchrestream
Re-stream Japonesa: https://www.twitch.tv/japanese_restream

                                 Existem outras nacionalidades (russa por exemplo), mas seria interessante focar nessas, especialmente as 3 primeiras. Se houver a criação de um server pra tratar destes assuntos, será possível dividir as tarefas e buscar por re-streamers e comentaristas aptos a comentar naquele momento e montar agendas que podem ser organizadas via mensagens pinadas. Oportunidade organizacional não faltaria neste âmbito.

#2. Maratonas mensais

                                 A ideia que tenho em mente é similar a do SakuraFreak, porém na minha visão a maratona tinha que ser one-sitting (sem parar ou cortar a stream), com no minimo 10-12h de duração (a ideia dele é maratonas de 5-6h), no máximo 30h englobando tanto sábado quanto domingo. Penso nisso pra maximizar a exposição no front page da twitch. Stream longa + maratona no titulo = grande exposição. Eu também não vejo a repetição de runs como problema, mas a ciclagem de speedruns seria um fator importante para manter o frescor do projeto a longo termo. 
                                 Este modelo já vem sendo aplicado a um ano pela Benelux Speedrun Gathering (BSG abrev.), que é uma maratona mensal presencial organizada em Utrecht, na Holanda, para runners europeus dos países baixos (Holanda, Bélgica e Luxemburgo). Mesmo com 1500 followers eles pegam 100 viewers (A stream é em inglês então a estatística não é muito precisa sobre o efeito na pop local) durante as maratonas com boa movimentação no chat. Eles também fazem estas maratonas para ajudar A Dutch Cancer Society, juntando dinheiro pra caridade. Eles possuem dois métodos de doação: Você pode doar diretamente pra instituição ou você doa para a BSG e 75% do valor vai para a instituição e 25% vai para melhorar a stream. Pode ser uma forma interessante de juntar um fundo de emergência ao longo do ano, que pode ser usado pra melhorar o conteúdo do canal, levar runners pra eventos dentre outros benefícios (EDIT #1: Pagar o servidor do site, como o Sambss mencionou em chat de voz. Obrigado pela ideia).
Mais informações sobre a BSG (Inclusive vai ter maratona agora nesse fds) podem ser acessadas no site oficial (https://bsgmarathon.com/), canal da twitch (https://www.twitch.tv/bsg_marathon) e fórum na speedrun.com (http://www.speedrun.com/bsg/forum).
                                 E, no tópico do speedrun.com, acho perfeitamente valido a criação de um sub-fórum na speedrun.com pra organizar e divulgar a maratona mensal em molde da BSG, uma vez que será possível alcançar mais runners brasileiros que utilizam o site e não conhecem a comunidade e poder melhorar a variedade de speedruns nestes eventos. As decisões seriam tomadas pelo discord como ver os re-streamers, definir agendas e a realização do evento dentro dos canais de áudio do servidor. 
                                 Maratonas externas como Speedendê, Rapadurathon, Maratonas temáticas e a Maratona online anual (Br.A.T. possui canal próprio da twitch e logo não pertence a esta lista) podem ou não ocupar o espaço desta maratona mensal (caso não ocupem teriam 2 ou mais maratonas no mês) sendo esta decisão tomada pela gerencia do servidor/canal e os grupos cabíveis.

                                 Sinto que desta forma tu teria o conteúdo necessário para manter o canal rodando em auto-suficiência, sem o sentimento de estar forçando conteúdo goela abaixo e com ampla possibilidade de divulgação nas mídias sociais.


OBS: Antes que me peçam pra ajudar nas coisas já deixo este gif de resposta. Abs. NoTuturu

fuck_off_mate.gif

4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado por formular todas as minhas ideias de forma bem escrita e explicada Sr. Smo.

HÃA.gif

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Simon falou muito bem, concordo com tudo.

10/10

Só vou aproveitar para reforçar a ideia dele. Coletar e analisar dados antes de tomar qualquer ação é fundamental.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião utilizar o discord para essas coisas não seria viável. O melhor seria começar a utilizar os fóruns para organização do evento e utilizar o discord apenas para linkar discussões importantes para o fórum.

Criar um novo discord apenas para isso iria apenas dispersar ainda mais os membros da comunidade, porque panelinha é o que não falta, e iria piorar mais ainda oficializando uma.
discord se perde fácil as informações e também, é fácil de desviar do assunto, onde no fórum você só posta algo que é relacionado ao tópico.
Para piorar, o fato de desviar do assunto com facilidade, iria excluir os membros da comunidade principal que não estariam no grupo inclusive deixando algo mais difícil para novatos se introsarem.

Se for utilizar fóruns para isso, sou totalmente a favor tho
 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu pensei no server separado do discord eu pensei puramente em separar a criação de conteudo pro canal da speedruns brasil do servidor BRASA, por que pra alcançar um nivel maior de estruturação e seriedade com os projetos tinha que ficar longe de um ambiente meme-friendly como é a BRASA atualmente. Se isso fosse feito em forum (aqui ou speedrun.com), reddit ou outro meio que permita um dinamismo adequado a essa "profissionalização" do canal, qualquer lugar serve.

Editei meu post pra refletir esta realidade. NoTuturu

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tiver que usar outro método é melhor continuar usando esse fórum ao invés de criar outro discord.
Já que aparentemente discutir sobre o futuro e ideias da comunidade esta funcionando aqui. 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que o smo falou tá perfeito. Todos os pontos.

Isso era uma maneira que eu visualizava a speedruns brasil funcionando, porém sempre me aparentou que a maioria era contrária a essa forma, queriam decisões envolvendo todo mundo e etc. Isso é muito legal e lindo no mundo ideal, mas já deu pra perceber que no nosso mundo não tá dando certo. Se a gente quer crescer, teríamos de mudar bem nossa mentalidade.

- Criação de grupos/responsabilidades: isso tem q ser feito com calma e observação das competências do pessoal, além da disposição do mesmo pra desempenhar a função. A pessoa teria de estar ciente que haveriam prazos e metas a serem cumpridas. Lembrem-se: não é pq vc não ganha nada pra isso que não tem que encarar isso como se fosse um trabalho. Certas ações são para se render frutos no futuro.

- Discord ou fórum: cara, o que a maioria visualizar. Um discord separado não seria algo pra se ficar batendo papo, o que continuaria sendo feito no discord normal. Seria para planejamento/execução/controle/avaliação dos conteúdos pro canal. Não seria algo tão movimentado assim que criasse uma "panelinha", ao meu ver. O mais importante é o pessoal visualizar sempre que precisar, e não levar dias, como pode acontecer com o fórum.

- Conteúdo adicional: ideias serão sempre bem vindas, mas algo como fizemos na Speedmaio, às pressas e não planejado, provavelmente não acontecerá de novo (ok, foi uma tentativa, mas foi uma lição também, de que não deve se tentar algo sem pensar bem antes, pelo menos pra mim). De resto, as opções como o smo falou ajudam a dar a identidade ao canal, e não ser apenas mais um com lives (o que acontece no canal de cada speedrunner). Apareceu a ideia (ou restream), já começa a se discutir, e já se pensam em prazos pra definir certas coisas. E quem se interessar, que ponha as barbas de molho, pq essa de sumir depois não pode colar mais não (se acontecer um caso destes, daria pra se pensar em suspender a pessoa de participar da organização por um período e por aí vai).

E o mais importante? O recurso humano. Reiterando, precisamos de pessoas dispostas a sacrificar um tempo por dia pra deixar a casa em ordem. Eu sei que é difícil, que muita gente não vai concordar, mas se não for assim, infelizmente a comunidade nunca vai passar de um hobby mesmo....

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo inteiramente com o que o @Smosism sugeriu e dou meu total apoio as ideias, mas com um pequeno adendo a ela.

A ideia sobre usar o Discord ou outra ferramenta (ex: fórum) é muito boa. Concordo perfeitamente que as coisas devem ser separadas, virando uma panelinha ou não, afinal, a organização de uma empresa também é uma panelinha que define as coisas e passam para os funcionários (sim, eu sei que não somos uma empresa, então tratem o meu exemplo como um exemplo e não venham com mimimi por causa da comparação).
A ideia de criar um discord novo é pra definir quem realmente está interessado com a organização e afastar as pessoas menos interessadas disso. Esse discord não vai ser secreto, ele não vai ser uma panelinha, só vai entrar nele quem quer e com o único objetivo de planejar atividades para comunidade, sem conversas paralelas, apenas definindo o que importa.

Eu particularmente sou a favor do uso do fórum, mas muita gente ignora a existência desse rapaz aqui e, se ele é tão inútil assim, porque tem que gastar dinheiro pagando o servidor dele? Só pra manter minhas fanfics aí?
Pois bem, venho aqui trazer o que eu vejo de prós (sim, só os prós, os contras já vão estar subentendidos) do Discord e do Fórum.

Discord:
O discord é uma forma de comunicação muito mais rápida que pode e deve ser utilizada para algumas finalidades específicas. Trago como exemplo a definição de uma restream, que pode ser algo que aconteça daqui a uma semana, um dia ou uma hora. O dinamismo facilita muito na definição do que fazer e quando fazer em casos rápidos, como uma atividade dessas, que depende do auxílio de diversas pessoas.
Tomando o caso de restream mais adiante, é necessário alguém para fazer o mesmo, uma segunda pessoa que pode dar suporte técnico e pelo menos um comentarista. A definição do que cada uma dessas pessoas deve fazer funciona bem no discord pois elas estão falando em tempo real sobre algo próximo.
Obs: Não estou me referindo ao uso do voice chat em momento algum, só estou falando sobre discussões que devem ocorrer no âmbito virtual chamado Discord.

Fórum:
O fórum tem um sistema de organização sensacional, onde as pessoas tem facilidade de encontrar qualquer outra mensagem já postada com muito mais facilidade, pois ela vai estar arquivada e separada por tópicos específicos.
Pode ser utilizado para definição de eventos e atividades a longo prazo. Trago como exemplo a organização de uma maratona temática, onde uma pessoa provavelmente dará a ideia base e a partir daí as outras pessoas vão trabalhar. O fórum pode ser utilizado para definir cargos e funções para os que vão ajudar nessa maratona, discutir as direções que vão ser tomadas na organização dela e planejar todo tipo de coisa, mais uma vez, considerando que será para algo a longo prazo.

Minha sugestão:
Tanto o Discord quanto o Fórum tem seus pontos positivos e negativos. Um complementa o que falta no outro e isso pode ajudar muito na organização das coisas.
Uma atividade que está sendo programada no fórum, quando chegar próximo da data de sua execução, ela pode ser transferida para o discord e, assim, quem estiver organizando a atividade vai ter mais eficiência e velocidade na definição de coisas de última hora.
O fórum também pode ser utilizado para discussões para outros temas distintos, como esse cujo o qual estamos tendo agora, e o discord não tem a capacidade para o mesmo.
Não dá pra escolher um deles completamente, mas dá pra usar ambos em simultâneo de forma coesa.

Sobre ferramentas de mídia:
A página do facebook e o discord da BRASA são duas ótimas ferramentas para se utilizar quanto a disseminação de informações perante as outras duas ideias citadas acima. Ambos vão garantir que ninguém seja excluído, a menos que a própria pessoa queira se excluir. Qualquer nova postagem no fórum vai ser compartilhada pela pessoa que postou no Facebook/BRASA. Tópicos relevantes podem ir pro #sakuranews (se é que isso ainda existe) e os links para acesso ao discord vão estar sempre no Facebook e na BRASA.

Últimas considerações:
1. O fato do acesso ao canal do Discord ser pra um grupo específico que quer ajudar a comunidade de alguma forma faz com que a aparição de membros novos na comunidade nesse server novo seja meio conturbada. Acho viável ter, como aceitação para membros nesse server organizacional, pessoas que já fazem parte da comunidade a um bom tempo (talvez um ano?) e que já trabalharam com outras atividades dentro da comunidade.
2. O fórum é uma área livre e não deve haver restrições, pois assim todo mundo pode vir aqui e dar sua opinião, mas como ninguém usa o fórum, isso vai separar as pessoas que se importam com as atividades da comunidade daquelas que não tem interesse. Qualquer pessoa, independente de ser membro novo ou não, vai ter sua opinião ouvida aqui no Fórum, basta que venha aqui utilizar o mesmo.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todas as ideias são boas uma sugestão que eu recomendo por exemplo: tutoriais de speedrun de jogos que os runners faz , mas não fez tutorial como Megaman X2 alguns jogos de sonic , zelda, bomberman e etc pode ser a categoria que eles fazem como low% , any% , 100% esses tutoriais pode ser publicado na twitch ou no youtube pra facilitar a vida pra quem quiser começar a fazer speedrun desses jogos

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O SerelepeMarsupial resumiu muito bem o que eu havia dito no discord. A idéia de usar ambos os sistemas é para viabilizar o projeto, aproveitando o melhor de cada plataforma.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 16/05/2017 at 00:03, shmupforlife disse:

Uma parada que eu queria sugerir também era alguma coisa do tipo: "conhecendo os speedruns". Por exemplo: pega o Furious pra mostrar todas as strats de SMW 11-Exit com mais alguém que conhece a run. Não exatamente um tutorial, mais uma conversa entre runners com o melhor deles mostrando os truques e etc... Algo que não seja muito complexo, bem nível de entrada mesmo, pras pessoas conhecerem as strats. Depois que o runner termina de mostrar o jogo, vai e faz uma run pras pessoas verem como deveria ser. Com jogos mais curtos, pelo menos, essa ideia seria bem realizável. Mas nada impede que se faça o mesmo com Pokemon Red Glitchless ou Link to The Past NMG, ou o que for. 

Acho que isso ficaria muito legal centralizar esse tipo de conteúdo no canal do YouTube da comunidade. Querendo ou não, o YouTube é a maior vitrine pra divulgar a comunidade, é bem mais fácil de procurar as coisas nele, e é um tipo de conteúdo que tem o potencial de ser muito didático pra quem é de fora da comunidade (maior público em potencial, e o pessoal que a gente quer atrair) e também ajuda quem já faz parte e quer correr um jogo novo.

Vou pegar como exemplo esse vídeo-tutorial de speedrun de Sonic 2. Pega um runner principal e pelo menos uma ou duas pessoas que tenham um conhecimento razoável do jogo, faz de um jeito mais amigável pra iniciantes (fala as estratégias mais básicas/importantes e tal, não precisam ser todas), edita um pouco antes de jogar no YouTube, se ficar algo longo (mais de 30min) pode dividir em episódios, etc. É lógico que é um troço que exige tempo, mas acredito que vinga se feito com uma apresentação legal.

Sobre as outras sugestões, preciso ler melhor e digerir, mas pelo o que já li, vejo muito potencial nas ideias das restreams e maratonas. Só preciso ler melhor e estruturar as ideias pra postar aqui. Além disso, concordo em utilizar mais o fórum como canal de comunicação pra assuntos mais sérios (em vez de criar outro canal no Discord), dando um @everyone ou algo do tipo quando algo importante for postado aqui (que foi a forma como eu tomei conhecimento dessa discussão).

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cheguei atrasado (pra variar) no assunto mas dei uma lida nos comentários já deixados por vocês então vou opinar sobre alguns pontos.

- Linguagem: Sabemos que a comunidade se chamada Speedruns Brasil e com isso buscamos que o foco seja o público brasileiro, mesmo sabendo que boa parte dos espectadores apesar de gostarem de muitos jogos apresentados, não tem costume de assisti-los sendo feito de forma mais rápida. Citaram ali sobre aportuguesar os termos e tal mas vocês devem saber que isso talvez não faça muita diferença né? Em jogos online, como moba, exibidos por aí, imagino que os jogadores que fazem live não vão se preocupar em aportuguesar tudo. Há termos como peel, engage, poke, desengage, gank que eles não transformam em termos portugueses. Simplesmente explicam seus devidos significados quando chegam espectadores que não entendem e isso é algo que também podemos fazer, além de que já há comandos no próprio chat que dão explicações caso o corredor (runner) esteja focado. Sei que o motivo dessa ideia é facilitar a vida do público brasileiro menos entendido mas não são apenas títulos e o uso de termos em linguagem portuguesa que aumentará o interesse deles.

- Organização: Meios de organizar e arquivar tarefas temos vários disponíveis e que podemos utilizar, mas a meu ver os que estão em destaque são o Discord e o Fórum. Vamos a vantagens e possíveis desvantagens de cada um.

O Discord é um meio de interação que está bem em alta entre nós, tanto para debates como para pura descontração. Para ajudar a organizar coisas, ele tem a vantagem de podermos usar sua comunicação por voz e mensagens para resolver assuntos rápidos (como definir datas para eventos próximos. Ex.: Restream) e debates em tempo real. Porém o ponto negativo dele é para arquivar certas coisas. Às vezes durante uma discussão, vários pontos importantes são citados em diferentes comentários mas assim como mural de Facebook, eles acabam sendo cobertos por outros comentários, a não ser que sejam fixadas em determinada sala de texto. Citaram sobre criar um novo canal do Discord para organização e acho uma boa ideia, mas é preciso ter cuidado para que não transformem este novo canal que será usado apenas para assuntos mais importantes da comunidade em uma “BRASA 2” onde são para assuntos bem mais variados, sendo tanto da comunidade ou não.

O fórum sempre foi uma boa opção para arquivamento pois é fácil de achar tópicos nele. Isso é fato. Por mim os únicos pontos negativos são a falta de costume de trazer coisas pra cá e incentivar o pessoal a usá-lo e também o fato dele nos deixar na mão quando o pagamento não é realizado :P Felizmente esse último provavelmente não acontecerá mais.

- Eventos da comunidade: Temos um leque de ideias para eventos que podem ser realizados por nós e a Speed Maio está ai mostrando algumas delas: tentativas de Pb, guias, races, entre outros. Maratonas temáticas já ocorreram e deram certo e é válido fazer novas edições daquelas que já foram exibidas, mas claro que daremos chance a novas. Restream de eventos já estão acontecendo e podem continuar e como citado, o Discord é um bom local para encontrar pessoas que cuidem dessa parte assim como outras tarefas. Um programa tipo “Bem-vindo ao mundo das Speedruns. Segure a minha mão que eu te levarei a um mundo mágico” também é válido, mas claro que como será com a intenção de atrair interessados e quem sabe futuros praticantes, teremos que saber como abordar essas novas pessoas que estarão em processo de aprendizado nessa área.

Bom, acho que é isso. Se eu tiver esquecido algo, comentarei depois.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Btw, também precisamos ver a questão de um novo logotipo para ser usado como símbolo da comunidade e ser colocado em nossos contatos sociais (fanpage, canal da Twitch, canal do Youtube), já que alguns dias atrás esse assunto foi tocado no Discord mas acabou sendo deixado um pouco de lado.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Igual eu disse no Discord:

Dá pra gente fazer um bot que posta avisos sobre novas mensages/tópicos aqui do fórum. É isso.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugestão específica para o Facebook, de ideia que saiu hj no discord:

Clips da twitch podem ser baixados para o pc com facilidade, e posteriormente upados para outra plataforma. Como clips são videos rápidos e geralmente engraçados, tensos ou "clutch", poderia ser um conteúdo muito bom para o Facebook. O pet passou esse link mostrando como isso pode gerar mais alcance e chamar mais a atenção para o canal, e dá dicas também de como aumentar o potencial dos vídeos. Em uma discussão breve, acreditamos que criar uma "outro" pra anexar em cada video seria bacana, mostrando os links pro canal e etc, e além de tudo, poderíamos upar vários de uma vez e programarmos a página para soltar um por dia.

Para funcionar: Ao meu ver, criamos um tópico específico pra clips e criamos um acervo (seja aqui, face ou discord), tenho certeza que vão aparecer vários. A partir daí, precisaríamos de pessoal que se prontificasse a adicionar a "outro" e upar os videos pro face.

Cabe muita discussão pra aprimorar a ideia ainda, mas eu creio que tenha potencial para ser levada pra frente.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 17/05/2017 at 18:02, petSM64 disse:

Igual eu disse no Discord:

Dá pra gente fazer um bot que posta avisos sobre novas mensages/tópicos aqui do fórum. É isso.

Já fiz o bot :D

Está no canal forum-news.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora