• Anúncios

    • Redd

      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
hugo4fun

Gerência dos Projetos

11 posts neste tópico

 

Precisamos de uma gerência, um de nós, coordenando todos os processos e pessoas para a produção de conteúdo do canal. Estamos com 30 dias desde a criação da equipe e nenhum projeto conjunto saiu. 

O que um Gerente faria:

- Estaria responsável por acompanhar todos os projetos em andamento para o canal e se eles precisam de algo para serem feitos ou continuar sendo feitos. 
- Consegue aprovar equipes, e os líderes dessas equipes, para projetos começarem. 
- Chama reuniões para discutir assuntos relacionados à equipe de conteúdo
- Conversa com todos os membros da equipe, de modo a melhor alocar suas forças em tarefas que sejam úteis à comunidade,
- Identifica projetos e líderes capazes de cuidar destes projetos;
- Toma decisões para o conteúdo após ouvir as opiniões da equipe, mesmo que não concorde com todas elas; 
- Teria o voto de minerva nas discussões, quando tivéssemos impasses impedindo projetos de serem executados ou descartados. 

Resumidamente, ela decide e acompanha quais projetos serão trabalhados pela equipe de conteúdo durante o prazo de seu mandato.


Todos tem idéias, estão dispostos, mas sem alguém pra liderar, toda minúscula decisão depende de votação que leva dias ou semanas, porque ninguém quer passar por cima de ninguém. Embora seja louvável o esforço de igualdade, não é prático e engessa todas as idéias.

Penso em um cargo rotativo, a cada 6 meses ou um ano, que seria votado entre os membros da equipe de conteúdo. Gostaria que as pessoas se expressassem sobre isso da seguinte maneira:

- Apóia ou não apóia? Explicar porquê é opcional.
- Se apóia, gostaria de exercer essa função?
- Se apóia, qual o prazo ideal do mandato? Pode ser reeleito?

Sugiro que caso a maioria da equipe apoie, deste tópico já saia a lista de candidatos a gerência de conteúdo, com um tópico novo para votarmos quem seria o gerente de conteúdo. Acredito que deixar até dia 07 de Julho (até o final da SGDQ) seja um bom prazo para todos da equipe se manifestarem, e darmos prosseguimento.

 

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo, e acredito 6 meses ser um tempo razoável. Rotacionar pessoas pode ser bom também, então talvez a gente guarde reeleição pra casos extremos, no qual não tivermos mais interessados.

Eu realmente não sei se consigo me dedicar o suficiente para coordenar as coisas, mas eu gostaria de tentar, se caso não tenhamos mais candidatos

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada quero deixar bem claro que eu não exatamente discordo de nada da proposta, estou apenas apontando alguns pontos que eu acho importantes.

Retomando a proposta inicial de organização feita pelo Smo:

Citar

-Grupo gerencial melhor estruturado: com um server separado, os recursos e chats podem ser melhor gerenciado pelos seus responsáveis. Vai ser possível separar as tarefas em Gerencia, sub-grupos e seus respectivos lideres. Uma equipe encarregada de produzir as maratonas, uma equipe pra organizar re-streams do speedgaming e outras maratonas grandes, uma equipe pra divulgação de conteúdo e de arte irão trazer o pináculo da organização da comunidade. O uso de roles por competência do membro (comentarista, re-streamer, runner, artista, chefe de grupo e outras roles relevantes) também podem ser aplicadas pra usar os pings de forma eficiente como mencionado anteriormente e melhorar a dinâmica do servidor.

A parte em vermelho seria o sistema que seria implantado e o mais aceito pela comunidade/voluntários.

Por que, passado um mês desde o início das discussões, não vemos nem rastro de algo começar? Talvez em algum lugar no meio do caminho eu possa ter me voluntariado para estruturar tudo (não me recordo disso, mas é provável que tenha se subentendido) e eu estive muito ocupado. Estaria mentindo se eu dissesse que não tive tempo livre, mas mexer com essas coisas toma uma taxa de tempo e mental que no meu atual estado eu não consigo pagar.

Na parte de faltar alguém para tomar a partida e realmente fazer as coisas acontecerem eu realmente concordo. Mas pode ser que os nossos conceitos de gerentes sejam diferentes.

1 hora atrás, hugo4fun disse:

Todos tem idéias, estão dispostos, mas sem alguém pra liderar, toda minúscula decisão depende de votação que leva dias ou semanas, porque ninguém quer passar por cima de ninguém. Embora seja louvável o esforço de igualdade, não é prático e engessa todas as idéias.

Essa afirmação, embora não seja incorreta, pode levar a uma armadilha. Filtrar conteúdo por votações de todas as pessoas é realmente um processo muito lento (apesar de eficiente), mas cair numa hierarquia onde tudo precisa passar por um só filtro não garante nem rapidez no processo e muito menos que o produto final seja beneficiado. Mais uma vez: eu entendo o que você quis dizer, só acho necessário atentar pra esses detalhes.

Resumindo:

- O modelo proposto pelo Smo não deixou de ser uma boa ideia com o tempo. Um gerente pra cada área funcionaria bem e eu estou certo de que não seria difícil escolher as pessoas pra isso.

- Concordo com o posicionamento de escolher alguém pra essa função de guiar e tomar a iniciativa, mas "gerente de conteúdo" é só um nome vago sem descrição.

- Devido ao ponto acima, até saber do que estamos tratando, não posso me posicionar nem a favor e nem contra e, da mesma maneira, não me candidato.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Keha comentou bem o assunto. Acho válido os pontos levantados por ele (também pelo Smo), principalmente aos citados no Resumindo. Eu não curto a ideia de ter um filtro único.

Uma outra possibilidade, ao invés de haver um gerente de conteúdo geral, cada projeto particular pode ter um gerente.

Exemplo:

Temos a restream de X3. Quem são os interessados em ter um pouco mais de responsabilidade para com o projeto? Pessoas x e y. Elas decidem que x será o dito gerente. Mr x então deverá procurar pessoas (voluntários) que possam ajudar com esta atividade. Pessoas interessadas em ajudar deverão procurar a pessoa x. Quando alguém souber que vai ter partida, irá procurar a pessoa x. Mr também será a pessoa mais atentas as datas e questões organizacionais.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O projeto do Smo contempla um gerente E líderes de projeto. Ambas as funções.

Temos os projetos que foram sugeridos, mas quem cuidou destes projetos foram as pessoas que os mencionaram. O que equivale à trabalharmos sozinhos.

Nossos líderes de projeto já existem, mas estão trabalhando sozinhos no momento, pois não há pessoas designadas para ajudá-los. E não há pessoas para acompanhar se estes projetos precisam de algo. O gerente será alguém focado em transformar essas iniciativas individuais em trabalhos para a equipe. 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade o grande problema, ao meu ver, não é o fato desses líderes de projeto estarem trabalhando só. O problema é que não existe uma equipe definida ainda e fica parecendo que tudo recai em cima de uma pessoa.
A gente abriu um espaço pra definir quem seriam os supostos voluntários, mas tivemos uma pausa por conta da BrAT e isso atrasou as coisas em relação a comunidade. O que deve ser feito, se for realmente seguir esse plano, é definir quem está disposto a fazer o que e procurar mais pessoas dispostas a ajudar exclusivamente com aquilo, pra que o foco não seja perdido. Samuca exemplificou bem o que deve acontecer, na minha opinião.

O cargo da forma que você listou, Hugo, se parece com algo que o dono de uma empresa faria. Não é errado ter uma pessoa acima das outras, mas depender exclusivamente dessa pessoa pra tomar decisões cruciais pode ser um problema, como o Keha citou.

A melhor opção é dividir os grupos de forma que o trabalho de um não interfira diretamente no de outro. No caso, se alguém está organizando uma maratona, essa pessoa não tem que ficar se metendo nas restreams dos torneios pois isso só vai deixar o trabalho mais lento e vai aumentar a dependência de outros nessa pessoa.

Primeiro a gente deve definir o grupos e sua função/objetivo para depois definir o gerente.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Br.AT acabou faz um mês praticamente. Um mês não é uma pausa. 

Temos muitas idéias, mas ninguém colocando elas pra funcionar. Ou cobrando elas. 
 

Eu acho que vocês estão temerários demais ao pensar que uma pessoa vai mandar em tudo, e isso quer dizer que não entenderam o que o gerente faz. E é o que mais faz falta. Esta compreensão de que sim, alguém precisa tocar o projeto-mor (o canal). 

 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo fortemente com a ideia de possuirmos gerentes de projeto. Nossa organização matricial realmente trava muito a execução de eventos e similares.

A ideia do gerente geral pode ser uma boa mesmo, ainda que isso cause bastantes brigas no futuro, risos: no modo como estamos hoje está faltando uma peça central à comunidade que inicie o movimento das engrenagens.
O período de 6 meses para um mandato é razoável mesmo, e não vejo problema em reeleição. Só devemos tomar cuidado com trocas de mandato em épocas críticas como vésperas e no meio de eventos.

Dito isso, me candidato à posição de gerente geral.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores, 

Podemos tentar por 6 meses, e reavaliar a partir daí. A maioria apóia a ideia de um gerente geral. 

 

Eu não vou me candidatar desta vez pois acredito que os candidatos que já temos podem fazer algo muito bom. Até porque com o Mystery Tournament eu devo ficar bem ocupado nos próximos 6 meses testando jogos e cuidando da agenda deste projeto.

Na verdade, já sou um gerente de alguns projetos da comunidade, como a Br.AT e o Mystery Tournament. 

 

Posso criar um tópico de votação do gerente geral de conteudo ou querem adicionar algo?

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que a tentativa é válida sim. A questão de ter um responsável não é pra criar hierarquia ao meu ver, mas assim teríamos alguém mais bem definido pra buscar quando fôssemos organizar algo. Essa pessoa poderia organizar os grupos necessários para a realização de cada evento.

Eu sei que não somos uma empresa, e é difícil fazermos isso funcionar como uma, mas acredito que alguns conceitos de administração podem ser adaptados pro nosso meio.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  
Seguidores 0