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    • Redd

      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.
Redd

BRASA Mystery Game Tournament 2017

40 posts neste tópico

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Lista dos jogos do meu primeiro pack e as senhas dos arquivos (já que pediram no chat da MGT). Os jogos em preto não chegaram a entrar, mas estão no pack.

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Aprendizado do Brasa MGT 2017

Antes da observações, destaco que o campeonato foi MUITO divertido para mim. Assisti a todas as partidas e as em que joguei me renderam momentos de muita adrenalina e diversão. Abaixo listo o que podemos aprender do campeonato que ocorreu.
Agradeço aos que possibilitaram esse campeonato, em especial os jurados e restreamers: Kehanort, Baldo, Hugo4fun, Leandrom90, TJ, Furlim, Wally.

O que foi bom:

  • O fato do camp ser de equipes de 3 ajudou a aumentar o hype.
  • Comentaristas fizeram um excelente trabalho em praticamente todas as partidas.
  • Variedade de gênero dos jogos muito boa.
  • A qualidade e valor de produção das lives foi elogiada.

O que foi ruim:

  • A verdade é que esse MGT teve apenas jurados, e não uma equipe de organização de fato. Em alguns momentos, outros membros da comunidade tiveram que oferecer jogos (Wally e Furlim).
  • Falta de regras mais firmemente definidas ANTES do início do campeonato.
  • Falta de informações mais completas na revelação do jogo. 
    • Sugestão: criar uma ficha do jogo com nome, gênero, objetivo, controles básicos, dinâmica de "vidas" (Ex.: se game over volta ao começo do jogo).
  • Em alguns poucos casos, a escolha de jogo foi muito infeliz. É importantíssimo o jurado testar seu jogo e avaliar se ele é adequado para uma partida. Não se pode ter preguiça de descartar um jogo.
  • Muita permissividade quanto aos "button-checks". Em alguns casos o jogador chegou a passar da primeira fase toda enquanto esperava a hora de iniciar a partida.
  • Desnecessário dizer, mas o adiamento recorrente da grande final, que diminuiu o hype consideravelmente. Infelizmente quanto a isso não houve muito o que fazer.

Observações adicionais:

  • Se mantivermos o formato de equipes no próximo campeonato, sou contra usarmos "substitutos" no caso de um integrante não comparecer no dia da partida. Fazer isso seria "borrar" as bordas do que exatamente define a equipe e trazer dúvida ao merecimento da equipe de avançar no campeonato.
  • Sou a favor de aplicar punições em atrasos de membros das equipes, assim como em demoras de natureza não-técnica por parte das equipes.
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Discutido no Discord e trazendo pra cá:

Caso seja mantido o formato de equipes, pode-se ter equipes com número maior de integrantes do que o necessário para uma partida. Assim, mesmo se uma pessoa de um time não puder comparecer, o time continua podendo jogar.
Ex.: equipes de 4 pessoas, mas em uma partida jogam no máximo 3.

=========

Mais uma sugestão minha:

  • Após uma partida, deixar em um post do fórum ou Google Planilha as fichas dos jogos jogados (conforme detalhei acima, com gênero, objetivo, ...), incluindo links das roms. 
    Isso foi pedido várias vezes após as partidas.
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Eu acredito que times de 4 pessoas vai ter ainda menos times. Talvez times com 3, e dois podem jogar por vez?

Duplas também pode funcionar.

Realmente precisamos de uma regra definida para ausências. Eu sugiro algo como 21 dias (3 semanas) para marcar partidas. Todas as partidas não marcadas são perdidas por W.O. caso algum time não as marque no prazo. Um organizador pode se dispor no último dia em um determinado horário para validar times presentes e sem partidas marcadas.

Quanto a seleção de jogos: uma vez definido o método de seleção, saberemos quantos jogos precisaremos no total, e fica mais fácil avaliar como captar estes jogos.

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Com um dia de atraso, dando minhas impressões como organizador e jogador sobre o torneio.

Coisas a melhorar pra próxima edição:

- o formato de times com 3 jogadores ajudou no hype, mas um ponto negativo bem forte dele é que algumas pessoas jogaram apenas uma partida. Agora de memória, lembro do Lobo (Rondo of Blood), Nath (Pokémon Crystal Kaizo) e Asukachan (Guerrilla War). Isso foi bem ruim e espero que isso não se repita na próxima edição. Acho que um formato com 4 pessoas agravaria esse problema.

- já foi comentado no Discord, mas no Mystery Tournament original existe um pastebin para cada jogo com instruções gerais como pontos de início e fim, sistema de continues, etc. (exemplo, na real eles não precisam ser tão longos quanto esse). É uma info que eu não tinha e certamente isso deve ser implementado na próxima edição por quem estiver na organização.

- "button check": eu fiquei bolado com algumas situações em que ficaram minutos "testando mecânicas" do jogo antes do início, quebrando um pouco do conceito de "blind" (um dos jogadores conseguiu uma vantagem inicial considerável por saber de antemão alguns detalhes do início de um dos jogos que eu escolhi. Por mim não rolava button check nenhum.

Sugestões:

- junto com a inscrição de cada membro, pedir informações adicionais sobre restrições de jogos que esse runner pode jogar (por exemplo: jogos que exigem analógico, runners daltônicos, PC com restrições quanto a emuladores mais pesados, etc.), de forma a aumentar o leque de jogo possíveis sem prejudicar ninguém.

- sugeriram um MGT em dupla, com substituto: não vejo muito apelo de se jogar em dupla, e colocar um sub torna o formato quase como um jogo em trio, com a desvantagem de que certamente uma pessoa não vai jogar uma md3. E também torna a divisão de prêmios (se houverem) problemática, a meu ver (um sub pode ter um impacto grande e não receber uma premiação justa, ou o contrário). Acho que vale a pena testar um MGT individual, como uma versão mais competitiva das blind races que sugeriram, talvez alternando cada edição entre individual e em time.

- Sobre a escolha dos jogos: foi bem pesado conseguir testar tudo aqui, entre jogos escolhidos e rejects foram mais de 30 jogos (foram umas 15 a 20 horas só de playtest, mais ou menos, fora as pesquisas pra excluir jogos que fossem conhecidos por runners da comunidade), Não fiquei satisfeito com alguns jogos por ter subestimado alguns fatores durante os testes (abuso de game over no Guerrilla War, pra ficar num exemplo). Se puderem diluir essa responsabilidade de escolha/teste dos jogos entre mais pessoas, deve ficar bem mais tranquilo isso (a ajuda do Wally e do Furlim foi muito útil nesse ponto).

Provavelmente to esquecendo de alguma coisa, se lembrar edito o post. De resto, foi muito legal ter participado disso, agradeço a todos os envolvidos (runners, restreamers, organizadores, espectadores). Certamente vou participar como runner da próxima edição.

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Algumas ideias/sugestões:

- Staff não pode participar do torneio: Eu achei esse lance de 3 seeds muito ruim, dava pra notar claras tendencias entre as seeds e tinha momentos que os tipos de jogos eram telegrafados. Obvio que era a primeira edição e o formato foi meio que evoluindo com o torneio mas pro próximo acho que isso tem que ser imperativo. Jogadores podem ajudar como referees, re-stream, comentaristas e outras funções similares normalmente, porém playtesting e seletor dos jogos não.

- Players ajudam na seleção dos jogos: assim como no MT gringo, se cada player se inscrever submitando 1-3 jogos já da pra criar um banco bem mais bacana e diversificado, também facilita a vida dos playtesters e resto da staff, que vão ter coisas pra testar enquanto pensam em outros jogos. A ideia, na minha opinião, seria fazer NO MINIMO 4-10x o numero de jogos mínimos necessários pra fazer o torneio (ao contrario do que o hugo escreveu) e se começar em abril/maio pensando no evento pra setembro, da pra fazer muita coisa legal e ter uma pool bem mais interessante e diversa. É fácil evitar pessoas jogando os próprios jogos que foram submitados, seja com uma pool diluida ou com tags na lista de jogos.

- Ideia de formato para as partidas: Assim como ter mais que 3 membros podem aumentar a profundidade dos times, com especialistas e mais estratégia (assim como em torneios de Osu!), mas ao mesmo tempo, como mencionado pelo hugo e leandro, pode trazer a consequência de menos times criados e continuar com o problema de nem todos jogarem, que parece ser uma preocupação atual. NoTuturu
Em Trackmania² (TM2) competitivo, os times são compostos por varias pessoas (imagino que 6-8), eles praticam um set de mapas disponibilizados previamente e depois eles competem num sistema de rounds, onde 3 pessoas de cada time jogam ao mesmo tempo em uma corrida, com o primeiro colocado na corrida ganhando 6 pontos, o segundo 5, o terceiro 4 até o ultimo lugar que ganha 1. Rounds que não sofrem empate (11+ pontos) vai pro time vencedor e os mapas são first to 7 (cada race é 1 minuto em media), com mapas em Bo5 iirc.

O que sugiro é um sistema similar, adaptado: Os 2 times jogam 3 jogos. O time que ganhar 2 jogos primeiro vence. No caso, os 3 players de cada time jogam simultaneamente com um sistema de pontos similar o de TM2, indo de 6 para 1. a soma de pontos determina o vencedor como critério primário, sendo necessário somar mais que 11 pontos para garantir a vitória. No caso de empates (caso que mais de uma pessoa desistir da race ou não vencer o tempo máximo disponível), o principal critério de desempate que pensei foi de somar os tempos dos times e compara-los, mas talvez tenha outras formas melhores, à discutir. 

A ideia deste método não é só pra garantir que todos joguem, mas pede comprometimento dos times e também muda a estrutura de como as partidas desenrolam. Ao invés de ver qual time entrou no game FAQs e chupou as infos de mecânica e progressão mais rápido, a ideia seria os 3 comunicarem entre si sobre o progresso e os aprendizados durante a race, vendo que time se adapta, se comunica e joga melhor. 

As regras pra esse modo ainda estão um pouco em aberto, o tempo máximo pra cada jogo seria variável e definido pelo tester/staff pra cada jogo em particular. Desqualificações ou desistências na race também precisam ser discutidos (o player ganha zero pontos? -1/-2 pontos? Acho que penalizações são cabíveis e a matemática precisa ser calculada), imo pessoas que desistem da race perdem pontos pro time e penalidade de tempo (tempo máximo pra corrida é 50m, desistentes ganham tempo de 1h, por exemplo) pra caso de empates. Pessoas que não conseguiram completar o objetivo no tempo programado receberiam 0 pontos, pra recompensar a atitude dos runners.

Desqualificações seriam a presença de anti-jogo (ir buscar cola na internet) ou ficar parado num estágio esperando o tempo estourar (caso o resto do time tenha tenha pego posições 1 e 2 na race) ou outras atitudes a ser discutidas e avaliadas.

Ainda to pensando em um cenário para times com ausentes. Imo o time seria desqualificado e a partida terminada com WBD assim como ocorre em qualquer torneio. Feito um schedule decente como foi comentado pelo leandro e dado as ferramentas pra realização das partidas, a culpa recai nos jogadores e estes deveriam ser penalizados se não conseguiram encontrar o horário que o time possa jogar junto.

O modo suíço foi nice e pode ser implementado da mesma forma que foi no ultimo ou usando em grupos de 4 times caso tenha mais participantes (os grupos fechariam em 2-0, 2-1, 1-2, 0-2, por exemplo [é o formato usado em alguns torneios de CS e heartstone, dentre outros])

Acho que o modo apresentado tem potencial e iria dar uma cara unica pro torneio, e resolveria algum dos principais problemas apontados.

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No mais, acho que o leandro sumarizou varios pontos interessantes que não mencionei a serem discutidos. Recomendo lerem o post acima.

 

Bora fazer um evento melhor boys

 

 

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Li por cima as ideias do Leandro e do Smo e na real eu só vim compartilhar a ideia que eu dei no server do discord numa outra vez. Se for semelhante em algo com as ideias já dadas é sinal de que deve se pensar em usar isso, pois mais de uma pessoa está recomendando, então deve ser bom Kappa.


A ideia do torneio seria fazer uma edição individual iniciando numa fase de grupos. Os grupos seriam compostos de 4 membros e os 4 jogariam ao mesmo tempo num confronto direto. O sistema de pontuação não seria por vitória e sim por tempo.
Todos os jogos teriam o mesmo limite de tempo e, no final da rodada, a soma dos tempos seria a pontuação final do jogador (tendo posição nas partidas como critério de desempate).

Os 4 jogadores jogariam o mesmo jogo, seguindo as mesmas regras. Depois de uns 3 jogos define quantos passam de fase e, assim, pode fazer um mata a mata ou continuar com o esquema de grupos.

O lado positivo desse sistema é que ninguém vai ficar sem jogar partida (ou jogar só uma, como o Leandro comentou). As partidas vão ser mais interessantes pois o fato de ter 4 jogadores vai dar a ideia de ser mais disputado.
Ponto negativo: Como o tempo é considerado como o critério de pontuação a restream tem que durar o tempo da partida toda, sendo o tempo máximo o limite. O ideal é não por partidas com limite de 1h pra não ficar monótono.

Só um resumo porque eu tô lenhado de sono. MGT individual com fase de grupos iniciais onde rola um battle royale por 3 rodadas e, a partir daí, começa a próxima fase que é um mata mata.

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