• Anúncios

    • Redd

      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
hugo4fun

Canal de Discord Oficial (separado do BRASA)

7 posts neste tópico

Eu levantei essa questão pro pessoal pois nós estamos mais presentes no Discord do que nos outros meios da mídia. E nosso Discord não é um bom exemplo de receptividade.

Não é que somos pessoas ruins. Mas já somos bem íntimos lá, e isso nos dá certas liberdades uns com os outros. Não são problemas: são atitudes que pessoas de fora não entenderão como natural até estarem completamente integradas a comunidade. Exemplos de intimidade são:

- pré-conceitos formados sobre opiniões como ser sellout ou uso de métodos impróprios: para alguém chegando, não é legal receber uma resposta seca por não saber que um emulador é banido ou que não se deve usar cheats em alguns jogos, sendo que estas informações não são de conhecimento comum a qualquer pessoa que jogue videogame e conheceu speedrun agora. Eu mesmo aprendi sobre CRT e 4:3 só quando fui pra GDQ. Todo mundo subentendia que eu sabia.

- conteúdo visual e escrito nos canais: embora eu saiba que alguns canais são escondidos, é comum achar conversas nas áreas publicas sobre assuntos como furry ou lolis. Pro novato, eles não sabem que estamos zoando alguém.

- educação e termos que usamos quando conversamos uns com os outros: para alguem vendo de fora, nem sempre algo como chamar alguem de retardado ou de qualquer outro palavrão é bem visto. O mais novo é o MatheusPrata acho, e o mesmo teve de aguentar bastante coisa ate acostumarem com ele. Ou ele se acostumar com o chat. Hoje mesmo perguntaram se ele tem síndrome de Estocolmo. Ele é a exceção por conseguir aguentar tudo: não a regra.

- Conhecimento minimo pra ingressar na comunidade: por mais que a gente queira pessoas interessadas, e que adicionem seu conhecimento ao grupo quando entram, isso não é verdade no começo. Muita gente chega literalmente crua, com meia dúzia de videos assistidos e muita curiosidade. Isso as vezes leva a perguntas como "como escolho um jogo pra speedrun" ou "como faco pra gravar gameplay". Temos tópicos e guias, mas se queremos crescer precisamos pegar na mão nesse começo esse pessoal, e eles precisam de um lugar com letras garrafais em neon e pessoas respondendo educadamente as mesmas perguntas todo dia para motivá-los a continuar perguntando e crescendo. Sabe a máxima "a primeira impressão é a que fica?" E como estamos a maior parte do tempo no discord...

-TRETAS aka Discussões de melhorias na comunidade: Tretas são saudáveis, sempre crescemos com elas. Mas para os novatos, elas parecem brigas, e isso trás uma sensação ruim para uma primeira impressão.

Nada disso é um problema, repito. São coisas naturais ao crescimento como comunidade e como amigos. Que atire a primeira pedra o cara que nunca mandou o amigo se foder pela zoeira ou porque sabe que ele aguenta.

O que eu estou pensando é que precisamos nos portar educadamente diante do público, e esta postura tem que ser completamente noob-friendly. Uma das coisas que me fez aprender Speedruns foi a educação com a qual fui tratado quando fui reclamar que Kingdom Hearts 2 não tinha passado no corte de uma GDQ. Invadi o IRC deles reclamando. O próprio Mike Uyama parou as discussões e explicou calmamente o processo de seleção. E tive muito respeito ali pois eu era ninguém e ele parou pra me dar atenção. O que eu peço é que criemos um canal que permita essas situações, sem perder nossa casa, que é a BRASA. Só que em casa, eu ando de cueca. Mas em público, não. Entendem a diferença?

TL; DR: eu recomendo que tenhamos um discord oficial. Sem deixar de ter a BRASA. E nesse discord oficial zelemos pela imagem.

Enviado de meu A18 usando Tapatalk

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, vamos lá.

  1. O cara vai receber uma resposta negativa de qualquer modo, seja por nós ou pela comunidade do jogo. 99% das vezes tem uma guideline de coisas aceitáveis ou não pela comunidade. Nunca houve uma resposta grossa caso estivessem procurando por informação. Os problemas acontecem quando fazem uma run fora dos padrões, são informados que é errado e continuam se achando certos. Quanto a ser sellout, eu pessoalmente não me importo, cada um faz as coisas como achar melhor, mas não vou forçar os outros membros a subverterem as próprias opiniões.
  2. O usuário padrão muito raramente vai entender os jargões que a gente usa em conversa aberta, sem falar que pelo contexto da conversa é muito fácil identificar uma zoeira.
  3. Eu até concordo que a linguagem que a gente usa pode deixar alguém novo desconfortável, mas, como disse antes, se houver uma leitura das mensagens anteriores dá pra entender o contexto melhor. Foi eu quem comentou sobre a Síndrome de Estocolmo com o Prata e ele entendeu e levou na brincadeira.
  4. Isso já acontece e sempre houve respostas positivas e informativas. Nunca vi alguém menosprezando um novato por querer aprender mais. O máximo que vi foi mandarem um link que respondia as dúvidas dele por preguiça de escrever.
  5. Não adianta querer passar uma imagem de mundo perfeito se quando o cara se formar da alfabetização ele cair direto na "parte problemática" que é a BRASA.

Com tudo dito, os pontos dados não são muito fortes, mas válidos. Na minha opinião, o maior problema de criar outro servidor seria a fragmentação da comunidade. Já é dificil tentar manter todo mundo no mesmo servidor e, querendo ou não, esse "discord oficial" vai separar ainda mais os novatos dos membros antigos.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também não posso dizer que concordo.

A "área de entrada", com arco-íris e luzes de neon na minha opinião deve ser o grupo no Facebook. Ele é a porta de entrada da maioria dos novatos e fazer de lá um ambiente amigável e acolhedor faz sentido. E até onde sei o pessoal não tem muito problema em ajudar os outros no FB: os que receberam catracada em qualquer local de comunicação foi porque demonstraram uma atitude reprovável. 

Nosso servidor do Discord já recebeu mudanças neste ano para refletir o crescimento do número de membros e a maturidade da comunidade como um todo, com a eleição de Mods, repensamento das regras, canais de texto e voz, etc. Nos canais sérios (speedrun, tech, brat, speedrunsbrasil) considero o conteúdo postado, no geral, relevante e agradável. 

Obs.: não que eu ache que deva ser feito, mas se realmente decidirmos separar a BRASA do servidor oficial da Speedruns Brasil, podemos usar o servidor de eventos que já existe e está sendo utilizado para o Mystery Game Tournament.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito ser melhor manter o que temos. Se o problema é a falta de tolerância com novatos, isso pode acontecer em qualquer lado, independentemente de criarmos outro server ou não. Seria muito melhor o pessoal tentar se policiar um pouco mais, caso isso esteja acontecendo, do que separar. Se o pessoal realmente não conseguir acostumar com os novatos e ficar discriminando muito quem quer que seja, que criem um grupo ou server separado para conversarem entre si.

Aliás, um grupo de discord é pra servir mais como bate papo mesmo, não algo sério, principalmente pra quem é de fora. Pra gente, que queira organizar alguma coisa e não bagunçar, podemos usar o server de eventos ou conversar em privado. Com o tempo, acredito que conseguimos nos policiar para isso. Isso se vê em discords de várias outras comunidades e, mesmo com muita gente no server, só os mais ativos acabam falando de todo jeito. Quem realmente tiver vontade de se enturmar vai chegar conversando.

Sobre a questão da zoeira, eu não me lembro de ter visto ninguém de nós zoando uma pessoa assim que ela entra e posta algo. No caso do MatheusPrata, ele fica zoando o pessoal também, então o pessoal zoa de volta, meio pq já viu que ele é esse estilo de pessoa. Pelo menos essa é a minha visão da situação.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só reforçando: o que temos no BRASA não é errado. É só reflexo de intimidade. Não seria para "melhorarmos nossas atitudes", mas sim facilitar a vida dos que chegam agora.

Enviado de meu A18 usando Tapatalk

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o que o Tj disse acima. Pode até dificultar o processo de integração por parte do membro, já que agora ele teria de passar pelo pré-speedrun pra andar com a galera descolada do fundamental.

A gente já ajuda os novatos. Tiramos dúvida na hora, ou indicamos os vídeos do Titan, além de outras postagens no fórum. Tem também um vídeo Dunkel que explica como funciona o speedrun.com.

Também incentivamos, costumamos ir no canal dos novatos quando estão streamando ou tentando streamar. Suporte existe.

Ninguém deixa de fazer speedrun porque não somos amigáveis, ou não fornecemos informação suficiente. Simplesmente aquilo não é uma prioridade para ela naquele momento. Quando a pessoa realmente tem interesse na parada, ela desenvolve com ou sem nossa ajuda. E nossa ajuda já existe.

2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não li tudo da opinião dos outros, mas vou comentar mesmo assim.

Primeiro ponto, não tem necessidade de segregar a comunidade mais ainda. Não necessariamente todo mundo que usa o facebook usa o discord. A maior parte da comunidade tá no facebook e lá sim é o ponto importante pra se fazer as coisas, apesar de que eu acho que do jeito que está já tá muito bom. Quem tem interesse em algo posta lá e quem tem interesse em ajudar tá lá ajudando.
Criar um segundo discord pra fazer introduzir a galera pro discord da brasa me parece uma ideia idiota, visto que a BRASA sofreu uma reformulação pra que a introdução desses novos membros não fosse zoada.
As áreas de conversa são separadas.
Ex: #Chat é pra falar de coisas aleatórias, idiotas, bem off-topic enquanto #Speedruns é pra falar de speedruns de qualquer jogo.

Segundo ponto. Sobre o tema Sellout aí citado, eu não creio que as pessoas tenham problema com isso. Se você quer se apresentar como um produto, nada mais justo do que tentar vender esse produto. O grande problema foi a discussão que você teve com o Smo no #chat onde você parece não ter entendido o ponto de vista dele. Em momento algum ele disse que a comunidade tinha problemas com alguém ser Sellout, o que ele falou foi que a comunidade provavelmente não vai aceitar que as pessoas mintam para seus viwers e se vendam em cima de mentiras. Ser sellout é ok, agora roubar a run de outra pessoa ou ficar dizendo que descobriu glitches e fez coisas que OUTRAS PESSOAS SE ESFORÇARAM PARA CONSEGUIR e se vender com isso, não, isso não é nem um pouco bom. Por mim qualquer uma dessas pessoas merece passar longe da comunidade e quando a comunidade se vender pra esse tipo de gente, aí sim pode criar um discord novo (e uma comunidade nova também) e jogar tudo que a gente construiu fora.

Terceiro ponto. Sobre discussões em chat é normal que aconteça, mas como eu já citei, é off-topic, é uma área pro pessoal falar qualquer coisa, fora que nada garante que não vá ter tretas nesse novo discord. E sobre o caso do MatheusPrata, eu nem sei de onde surgiu isso e nem porque surgiu, mas eu acho que no momento que um cara chega na comunidade e diz que vai wardar o cu da mãe dos outros ele tá disposto a passar por situações tão ruins quanto essa. Nem tem porque citar ele mesmo sendo um novato, ele consegue ser muito pior do que muita gente antiga.

E quero lembrar que tá rolando a SUBtember, quem quiser usar o sereleX basta dar um sub lá no canal pela METADE DO PREÇO ;)

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0