• Anúncios

    • Redd

      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.
SerelepeMarsupial

MAROSBRA 2018

17 posts neste tópico

Pessoal, devido ao rumo de uma conversa no discord, decidi criar o tópico para que a gente possa falar e definir algumas coisas sobre a 6ª Maratona Online da Speedruns Brasil.
Vamos tentar evitar o erro que aconteceu nas últimas maratonas de deixar para fazer tudo em cima da hora e vamos tentar usar o feedback que a gente recebeu para aprimorar as coisas que já eram boas.

Pelo que foi dito no discord, é possível que o Titan e o Furlim não sejam capazes de tomar a frente quanto a próxima maratona. Vou deixar em aberto aqui no tópico a opção de alguém se candidatar para esse cargo da mesma forma que a minha visão de outros cargos necessários para que a organização da maratona funcione bem.
Nem tudo que eu falar aqui é correto, é mais a minha opinião sobre o que precisa ter.
 

  • Coordenador Geral: Antigo gerente de conteúdo. Deve ser a pessoa com maior autoridade em no quesito organizacional. Isso não significa que o detentor do cargo vai definir como vai ser a maratona por conta própria, o cargo é mais para que essa pessoa seja capaz de coordenar todos os outros cargos. Alguém capaz de planejar as atividades necessárias para que a maratona aconteça, além de ser um farol pra guiar toda a equipe envolvida.
  • Designers: Toda a parte áudio-visual vai pertencer a esse grupo. O pessoal da área de Design vai ficar responsável não só por arte de layout como também a confecção de alguns banners de divulgação, vídeos promocionais e qualquer outra coisa que exija esse tipo de habilidade. Obs: a parte dos vídeos é uma ideia, não necessariamente vamos fazer isso.
  • Comissão Técnica (não achei nome melhor): Vai ser a equipe responsável por lidar com cronograma da maratona. Não só relacionado a runs, mas também ao horário de trabalho de pessoas com outros cargos (como hosters, por exemplo). Também vai lidar com a parte de submit das runs, avaliando as melhores opções para a maratona.
  • Marketing: O pessoal dessa área vai ficar responsável pela divulgação da maratona a partir das mídias sociais. Vão lidar com Facebook/Twitter/Seilámaisoque antes da maratona para garantir uma boa divulgação e também vai manejar essas páginas durante a maratona para anunciar as próximas runs e relembrar incentivos.
  • Host: Cargo exclusivo da maratona. Vai ser a pessoa que vai dar suporte entre as runs lembrando incentivos, passando informações sobre runs e lendo doações (em caso de ter doações nessa maratona).
  • Restreamers: Caso não seja possível fazer o mesmo da última maratona online (uma pessoa oferecer o computador/internet e tankar a porra toda), é importante separar possíveis restreamers para segurar a maratona. Pode ser usado como back up caso algo aconteça com o restreamer principal.

 

Esses são alguns cargos que eu consegui pensar para que a maratona consiga fluir bem em diversos pontos.
Acho valido definir algumas outras coisas sobre a 6ª Maratona Online e, quem sabe, as subsequentes.

 

  1. Qual deve ser a data da maratona? Nós podemos usar dezembro e aproveitar o Natal. Deve ser a época onde tem mais gente livre pra fazer as coisas (férias do colégio/trabalho/etc.). Nós podemos manter dezembro como o mês da maratona online e se programar todos os anos baseado nisso.
  2. Vamos ajudar alguma instituição de caridade? Da outra vez a gente arrecadou dinheiro pra APAE, se a ideia for a mesma seria bom entrar em contato com eles mais tarde para definir algumas coisas e decidir o rumo que a maratona vai tomar.
  3. É interessante ter mais de um cargo? Tendo em vista a última maratona online, ocupar mais de um desses cargos não é um problema, o problema real é o manejo do tempo. O ideal seria cada pessoa pegar só um cargo, mas isso pode acabar reduzindo drasticamente a quantidade de pessoas para fazer alguma função. Se possível não se sobrecarreguem. Quanto mais trabalho, menor o rendimento. É melhor fazer uma coisa boa do que duas coisas ruins.
  4. Como vamos definir o Coordenador Geral? É importante que seja alguém conhecido da comunidade e que tenha a aprovação de uma boa parte das pessoas. É o cargo mais importante (que pode ser ocupado por mais de uma pessoa) e não pode ser dado a ninguém. O primeiro ponto é saber quem tem interesse e a partir daí a gente define quem vai ficar com esse cargo.

Acho bom frisar que esse cargo de Coordenador Geral é referente a essa maratona online. O coordenador não precisa ser o mesmo cara que vai coordenar outras maratonas (como a Idiethon que está sendo programada). A pessoa que obtiver esse cargo também não é obrigada a manter esse cargo na próxima maratona. Por fim, é importante que tenha tempo livre. Mais uma vez, é melhor fazer uma coisa boa do que duas coisas ruins.

4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou aqui para o que precisarem de mim. Só falar. Seja o que precisar.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Devo ajudar esse ano como re-streamer (Back up), mas com o meu tempo livre, posso ajudar em coisas menores (como bombril - 1001 utilidades).

Mas em relação a maratona. Acho que novembro/dezembro é uma boa época para a maratona e o quanto antes nos organizarmos, melhor.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O @Kehanort foi um dos que mais ajudou na 5ª MO, então ele é facilmente uma das melhores opções de Coordenador Geral para a próxima edição. 

Lembro todos também de que foi criado um documento com o compilado de melhorias propostas para a 6ªMO:
https://docs.google.com/document/d/1Df5q1LLX73R_AvnGtCiCaywHeL3tCjujJJajiAPca9s/edit

E também o tópico de críticas e sugestões que contém as discussões logo após o fim da 5ª MO:
http://forum.speedrunsbrasil.com/topic/147-críticas-e-sugestões-5ªmo-e-comunidade/ 

E a seguir, uma pasta com um monte de informações da 5ª MO que podem ser aproveitadas. 
https://drive.google.com/drive/folders/1q2G9zVLfDh4Ai7zxjq9pvtBRPJ3KMV7J?usp=sharing

Destaco que é importantíssimo que também na 6ª MO as informações, planilhas, procedimentos, e outros, sejam documentos para que não se tenha que reinventar a roda em toda maratona grande que fizermos.

---

Muito provavelmente poderei ajudar pelo menos como restreamer. Em outras áreas, fico de confirmar em outro momento.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o Coordenador Geral, se possível, seria bom que tivessem dois para que um estivesse disponível durante o período que o outro não está. Claro que isso é considerando o pior cenário (onde a gente faz tudo faltando uma semana pro evento), se a gente fizer tudo começando por agora acho que uma pessoa só nesse cargo consegue lidar com isso.

Outra coisa que eu quero lembrar é que, se possível, respondam as duas primeiras perguntas (sobre a data da maratona e sobre possíveis doações). É importante a gente deixar essas duas coisas definidas pra poder prosseguir com as outras coisas.
No momento que a gente definir a data a gente pode definir quando vamos abrir as inscrições pra maratona. Se a gente for pedir doações a gente pode por uma área de incentivos dentro da área de submit.

 

Sobre as sugestões pra maratona, dei uma lida nelas e vou comentar algumas.

1. Webcam: Durante o submit a gente pode por uma área perguntando se o runner tem condições de usar webcam. Isso é interessante pra runs solo onde o runner comenta a maior parte dela, mas acho que fica estranho se outra pessoa ficar comentando ou se for uma race onde nenhum dos dois fala nada e só uma voz do além vem narrando as coisas. Tem também o fato de que algumas pessoas são tímidas e podem não querer aparecer na webcam. Por fim, a pessoa pode não ter cam.
2. Ads: Eu tinha comentado sobre isso e não vi muitas respostas positivas. Talvez não seja interessante em uma maratona beneficente já que o objetivo é arrecadar dinheiro pra terceiros e não pra nós. Minha ideia era usar isso em outras atividades, talvez ao término de alguma restream de race de torneio e por aí vai.
3. Clips: Eu vejo isso mais em campeonatos mostrando os melhores momentos da partida. Não sei se é algo que se encaixa no meio da maratona. O ideal é usar os clipes para divulgação via redes sociais como twitter/facebook/etc.
4. Publicidade: Concordo com os pontos do Ascaity e quero frisar que são coisas que o pessoal do marketing/design estaria envolvido. Quero lembrar também que se for dar algum brinde pra alguém, que seja digital. Enviar coisas por correspondência em um evento que acontece em nível nacional/mundial onde a organização não está centralizada em um lugar é um erro terrível.
5. Cronograma de organização: O Hugo citou alguns meses que não seria interessante por disputar com outros eventos sendo dezembro um desses meses. Eu acho que a CCXP não é um problema tão grande. O cara vai lá pra usar a net e fazer a mesma coisa que faz em casa, só que com amigos, com net MUITO BOA e com uma cama horrível. O cara da CCXP, se tiver interesse e conhecimento sobre a maratona, vai assistir independente de estar lá. Quanto a Capcom Cup, concordo que é um evento grande e, se possível, é bom não bater com a época dele. Como eu citei, acho dezembro melhor por ser época de férias. Infelizmente tem o Natal onde a família se reúne, mas dá pra se organizar pra tentar evitar isso também.
6. Gestão de Projetos: Os voluntários tem que receber um norte antes de fazer qualquer coisa. Sinto que é dever do Coordenador Geral passar as atividades pra essa galera fazer e monitorar isso. 

 

Sobre o Keha como Coordenador Geral: Vejo o Keha como um dos caras que mais se importa com a comunidade e o crescimento dela, além de ser um membro ativo e que já trabalhou em diversas outras maratonas. Não tenho problemas em ter ele como Coordenador Geral.

Por fim, eu sou um cara burro e não sei mexer com planilha. Eu queria fazer a lista com cargos e pessoas que se candidataram para o cargo desde já para fácil acesso a essas informações mais tarde. Se alguém puder fazer isso seria bem de boa. Qualquer coisa deixa editável só pra quem fizer e essa pessoa, com o passar do tempo e as respostas do pessoal por aqui, vai atualizando a planilha.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Devo defender meu TCC em dezembro, então dependendo da data posso não conseguir participar nem como runner nem como staff, mas se as datas não conflitarem eu gostaria de participar como Host ou parte da Comissão Técnica.

Posso também revisitar os clips da última Maratona Online e apontar alguns que eu achar que vão ficar bons em um vídeo promocional, ou fazer clips novos a partir dos VODs existentes.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de fazer parte da comissão técnica caso haja alguma vaga disponível.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de ser host da maratona. Não vejo um cargo que em que eu teria uma uso melhor que esse, já que posso ficar responsável de cobrir horários ruins para muita gente como madrugada e inicio da manhã. (Assim como minhas runs farão os mesmo.)
 

Sobre os ADs... Sim eu vejo muita resposta negativa sobre isso, mas não acho uma ideia ruim de soltar um AD uma vez em outra em um setup que não vá ter nada. E quando isso foi feito, rolar um aviso no chat de um bot ou os moderadores avisando que vai acontecer e pq esta rolando o AD. Assim evita comentarios desnecessários ou irritabilidade por parte de quem esta assistindo.

Webcam, não sou muito a favor... Na minha opinião isso tira o foco de ser uma comunidade e da foco em uma pessoa dando uma cara a essa comunidade... Pode parecer estranho e talvez não seja a melhor forma de explicar mas é assim que eu vejo.

O resto das coisas eu não sei se preciso dar opinião pq não tenho nenhuma forma sobre elas.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de ficar com a Comissão Técnica e Marketing.

 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sei se até o fim do ano ainda estarei tão livre quanto estou hoje (provável que sim tho) mas eu posso ajudar o mesmo tanto ou até mais que ajudei na 5MO, a única coisa que não posso ajudar é na parte de restream/host porque eu não tenho internet pra tal, mas de resto eu to aí o/

 

Aliás, concordo 200% com o Keha como coordenador geral.

E sobre webcam, eu não sou muito a favor não, eu não acho que combina com uma maratona online. ADS eu não acho muito legal também por ser beneficente.  Os clipes nas rede sociais é legal, na 5mo nós fizemos isso com alguns, mas bem poucos, poderíamos fazer melhor esse ano. O resto eu não sei muito o que opinar.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Btw, um comentário sobre a comissão técnica. Acho que 4~5 pessoa é o suficiente. Mais que isso deve ficar zoado por que vai depender da opinião de gente demais pra definir se uma run vai rolar na maratona e por aí vai.
Quem já ficou com esse cargo nas últimas maratonas pode falar um pouco sobre isso.

Pro @Vinícius, se possível não faça mais coisa do que tu fez ano passado. O objetivo é arranjar gente o suficiente, desde já, pra não ter que sobrecarregar ninguém.

Por fim, como acho que ninguém fez a tabela, vou ver se aprendo a fazer isso e domingo adiciono ela na primeira postagem com as pessoas que querem ficar nos cargos X/Y.
No caso da Comissão Técnica, como eu citei um limite de pessoas, acho legal da prioridade a quem já fez isso pela experiência (caso mais do que 5 pessoas se disponham pra isso).

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@SerelepeMarsupialEu faço a planilha sábado

Sobre o que eu não tinha respondido antes:

1- Data: acho ok ser em dezembro, mas como tá muito longe não sei quais fins de semanas seriam mais tranquilos e quais menos. No Natal pode dar problema de disponibilidade pra algumas pessoas; eu não tenho vida social, mas tem gente que viaja, vai pra casa de parentes ou amigos, etc.

2- Caridade: apoio, mas tem que ter uma discussão mais a fundo sobre a escolha da instituição, pra geral votar, decidir como será feito o contato e tal.

3- Cargos: Acho que precisamos definir um prazo até o qual as pessoas podem ser candidatar a cada cargo (os quais acho válidos). Isso teria que ser bem divulgado no discord da comu, por exemplo, pra dar chance a quem quiser. Passado esse prazo, já começaríamos uma votação asap pra eleger os ocupantes de cada cargo #eleiçõesmarosbra2018

 

Acho que é isso

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 18/04/2018 at 21:03, SerelepeMarsupial disse:

Btw, um comentário sobre a comissão técnica. Acho que 4~5 pessoa é o suficiente. Mais que isso deve ficar zoado por que vai depender da opinião de gente demais pra definir se uma run vai rolar na maratona e por aí vai.
Quem já ficou com esse cargo nas últimas maratonas pode falar um pouco sobre isso.

Pro @Vinícius, se possível não faça mais coisa do que tu fez ano passado. O objetivo é arranjar gente o suficiente, desde já, pra não ter que sobrecarregar ninguém.

Por fim, como acho que ninguém fez a tabela, vou ver se aprendo a fazer isso e domingo adiciono ela na primeira postagem com as pessoas que querem ficar nos cargos X/Y.
No caso da Comissão Técnica, como eu citei um limite de pessoas, acho legal da prioridade a quem já fez isso pela experiência (caso mais do que 5 pessoas se disponham pra isso).

Well, em momento nenhum eu me senti sobrecarregado na 5mo, então mantenho meu comentário. Agora quanto mais gente, melhor, vou ficar felizão se tiver mais gente

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso ajudar na Comissão Técnica, no Marketing, e como Host. Não adicionei direto na planilha pois no cel é impossível. 

 

Confio no Keha para Coordenador Geral, então não me inscreverei a esse cargo.

 

Caso optem por doações beneficentes, fico à disposição para intermediar.

 

Quanto a ads, o Host pode avisar no setup quando for passar. Acho de boa passar no setup, é o que paga o server.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora