• Anúncios

    • Redd

      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.
Wally

Feedback - Resultado

11 posts neste tópico

Boa noite. Em primeiro lugar, quero deixar um obrigado para aqueles que separaram alguns minutos de seu precioso tempo para responder o formulário e deixar sua opinião sobre os pontos citados no form, independente se você quis ou não se identificar. Vamos ao resultado

- Total de pessoas que responderam: 39

- Média das notas:

Grupo do Facebook - 6,5
Discord – 7,5
Twitch – 8,7
Redes Sociais – 7,1
Site – 6,6
Fórum – 6,1

- Mudanças para moderação:

Grupo do Facebook – 8 votos
Discord – 11 votos
Twitch – 14 votos

- Resumo das respostas

1) Grupo do Facebook

Algumas pessoas não quiseram opinar já que não usam nem o grupo ou a própria rede social em si, mas entre os que deixaram comentários estão o de torná-lo mais movimentado de algumas maneiras como a postagem de guias sobre coisas envolvendo speedruns para os novatos que entram lá para poder incentivá-los e tirar todas as dúvidas que eles possam ter sobre o ramo; e também de uma tabela semanal informando sobre os eventos que ocorrerão, como restreams de campeonatos internacionais ou os que são organizados pela própria comunidade. Foi falado ainda sobre a liberação da divulgação de lives no próprio mural, por terem comentado que o tópico feito para esse fim está praticamente sem uso, além de poder dar uma aumentada no movimento do grupo. Outras pessoas falaram sobre o deixar de lado por causa da falta de uso dele, pois desde que o servidor do Discord passou a ser mais usado para organizar e até divulgar as coisas da comunidade, o grupo ficou sem a mesma utilidade de antes.

2) Discord

Alguns também falaram sobre não o usarem, mas entre os que deixaram alguns comentários estão o de acharem o servidor um pouco confuso devido a grande quantidade de salas, podendo deixar alguns novatos perdidos ao entrarem. Ainda sobre eles, opinaram sobre deixar uma pessoa específica para recepcioná-los de uma forma mais amigável ou então a criação de um canal de texto voltado para esse fim. Sobre os canais de texto, opinaram sobre a extinção do cute-grills ou pelo menos que ele tenha seu nome alterado, pois alguém acha esse chat desnecessário para o servidor. Sobre os canais de voz, pediram que tenham mais deles por acharem que eles são limitados. Há também pessoas um pouco perdidas sobre as diferenças entre a BRASA e o outro servidor da comunidade. Falando sobre ele, citaram sobre trazer as blind races ou outras races menores diretamente para o servidor principal, por acharem que elas ficam ocultas no outro servidor.

3)  Canal da Twitch

O ponto principal falado nos comentários foi sobre além das restreams de campeonatos internacionais e dos campeonatos e outros eventos já realizados pela própria comunidade, que fosse incluída uma programação fixa para o canal podendo ser guias, entrevistas, races entre alguns membros da comunidade, entre outros. Quanto a frequência, pode ser diária, semanal ou quinzenal. Por último, mas não menos importante, que sejam colocados mais emotes quando possível.

4) Redes Sociais

O calcanhar de Aquiles da comunidade, como foi citado em uma das respostas. O ponto principal citado foi a falta de conteúdo nelas quando não há maratonas acontecendo. Nem mesmo quando há partidas de algum campeonato próprio ou internacional, alguma publicação referente a elas é vista, o que segundo um dos comentários as tornam pouco interessantes de acompanhar. Entre as dicas dadas para a fanpage estão a de postarem sobre os campeonatos e quaisquer outros assuntos relacionados a speedrun tanto do Brasil como fora dele, podendo ser notícias, quebra de recordes, entre outros e se possível formar uma equipe realmente interessada para esse fim. Para o Twitter, as mesmas citadas acima além de #VoltaBotdoTwitter, nem que seja criado um perfil só para esse fim.

5) Site

“Só lembro do site quando cai”. Deixando as quedas inesperadas que ele tem de lado, foi falado sobre incluir mais informações sobre a comunidade e sobre os runners em si, podendo ter uma sessão com os Pbs conquistados além dos “clipes da semana” tanto dos canais deles como o do principal da comunidade, mas sem deixar o site poluído demais para torna-lo mais agradável de se ver. Também foi citado sobre ter uma forma melhor de controlar os streamers que aparecem na parte de Runners, já que boa parte deles exibem jogatinas casuais e não speedruns. Outro ponto citado foi sobre a Wiki, onde falam que precisa de mais atenção porém que removam a área Meme dele pois pode ter algo que incomode os alvos deles.

6) Fórum

A sua falta de uso e de informação sobre sua existência apareceram em algumas das respostas. Devido a isso, o ponto principal foi que ele deveria deixar de existir pois, como já foi citado em uma parte anterior deste tópico, o Discord está sendo o principal local para organização, então ter um local e postar algo como o tópico do Furious para entrar na parte de lives da comunidade no site só pra dizer que o fórum existe não vai torná-lo 100% importante e útil novamente.

7) Comentários/Sugestões adicionais

Entre os que foram citados estão:
- Ter líderes globais, ou seja, que as mesmas pessoas tomem conta das partes da comunidade (Facebook, Discord, Redes sociais)
- Uma melhor definição para cada área: Facebook ser um local mais atrativo para os newcomers, tipo como uma porta de entrada para novatos; Discord ser um local para entrosamento do pessoal e organização de coisas imediatas; Site ser um local com a intenção de trazer um panorama geral da comunidade de uma maneira bem informativa; e Fórum ser um resource dump, formalização de documentos e eventos
- O grupo é nichado às vezes. Pouco receptivo pra gente nova
- Ter algum tipo de incentivo extra para os que ainda não são praticantes de speedrun

Bom, é isso. Podem deixar opiniões a seguir.
Grato

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vou dar meus pontos de vista sendo franca:

1) Grupo do Facebook

Acho que muita gente deixou mesmo de usar o fb como rede social, ponto. Pra reviver o grupo, teríamos que ter certeza de que haveria público para ele. Acho difícil, mas como eu mesmo não tenho usado muito o fb, não sei o quanto é possível ainda encontrar entusiastas de speedrun por lá. Mais sobre redes sociais num minuto.

2) Discord

Aqui é onde achei as reclamações injustas. Vou tentar não deixar minha resposta muito poluída:

1 hora atrás, Wally disse:

entre os que deixaram alguns comentários estão o de acharem o servidor um pouco confuso devido a grande quantidade de salas, podendo deixar alguns novatos perdidos ao entrarem

Eu diria que não, tem discords de outras comunidades de speedrun com bem mais salas. Fora que tem o server de eventos justamente pra organizar melhor e separar as coisas.

1 hora atrás, Wally disse:

opinaram sobre deixar uma pessoa específica para recepcioná-los de uma forma mais amigável ou então a criação de um canal de texto voltado para esse fim.

Já temos o #welcome como canal de texto bastante explicativo para recepcionar pessoas novas desde sempre e, quanto a uma pessoa específica pra ficar agindo que nem vendedor de loja, acho totalmente nonsense! Discord não é pra isso.

1 hora atrás, Wally disse:

opinaram sobre a extinção do cute-grills ou pelo menos que ele tenha seu nome alterado, pois alguém acha esse chat desnecessário para o servidor.

O discord da BRASA é um hangout também, não é só pra falar de speedrun 24/7. Tá faltando o pessoal aprender a usar o Discord, é só mutar e/ou ocultar um chat que você sabe que não vai usar dentro de um servidor. Não precisa tentar impedir as pessoas de conversarem sobre algum tópico que não é de seu interesse.

1 hora atrás, Wally disse:

Sobre os canais de voz, pediram que tenham mais deles por acharem que eles são limitados.

Como, se vivem livres? Foi-se o tempo que os canais de voz da BRASA ficavam ocupados. Não acho que estejam falando sobre o server de eventos também, já que os canais de voz lá são só para os eventos. Realmente não entendi essa.

1 hora atrás, Wally disse:

Há também pessoas um pouco perdidas sobre as diferenças entre a BRASA e o outro servidor da comunidade. Falando sobre ele, citaram sobre trazer as blind races ou outras races menores diretamente para o servidor principal, por acharem que elas ficam ocultas no outro servidor.

Aí vira zona. O server de eventos serve para eventos e falamos extensivamente sobre a existência dele, inclusive está linkado no #welcome com toda a descrição e pá. Mais uma vez, tá rolando uma preguiça do pessoal pra ler o #welcome quando chegam, ou até de perguntar pra alguém quando tem dúvida sobre algo.

 

3) Canal

1 hora atrás, Wally disse:

O ponto principal falado nos comentários foi sobre além das restreams de campeonatos internacionais e dos campeonatos e outros eventos já realizados pela própria comunidade, que fosse incluída uma programação fixa para o canal podendo ser guias, entrevistas, races entre alguns membros da comunidade, entre outros.

Mas a gente mal tá com recursos suficientes para dar conta de tudo que tá rolando atualmente! Já estamos com uma programação agressiva e, vale lembrar, isso é um hobby que fazemos no nosso tempo livre. Não vivemos disso.

1 hora atrás, Wally disse:

Por último, mas não menos importante, que sejam colocados mais emotes quando possível.

Aí eu concordo. O problema é o design e as ideias. Talvez possamos abrir uma discussão separada sobre ideias para emotes. Um canal sem bons emotes não atrai tantos subs.

 

4) Redes Sociais

Concordo que é o ponto fraco:

1 hora atrás, Wally disse:

O ponto principal citado foi a falta de conteúdo nelas quando não há maratonas acontecendo. Nem mesmo quando há partidas de algum campeonato próprio ou internacional, alguma publicação referente a elas é vista, o que segundo um dos comentários as tornam pouco interessantes de acompanhar. Entre as dicas dadas para a fanpage estão a de postarem sobre os campeonatos e quaisquer outros assuntos relacionados a speedrun tanto do Brasil como fora dele, podendo ser notícias, quebra de recordes, entre outros e se possível formar uma equipe realmente interessada para esse fim. Para o Twitter, as mesmas citadas acima além de #VoltaBotdoTwitter, nem que seja criado um perfil só para esse fim.

Acho que precisamos de uma equipe de redes sociais. Não dá pra sobrecarregar ninguém com isso, mas também não é bom negligenciar. Ficar fazendo posts com frequência é um trabalho chato e que precisa de pessoas dispostas a deixar os perfis ativos. Porém, tem o que já mencionei no ponto do facebook: custo-benefício. Até onde vale a pena investir o tempo das pessoas nisso. Talvez fazer um levantamento de quantos seguidores temos em cada rede e quantas reações/compartilhamentos/retweets/etc. são gerados em cada post, pra ter uma noção. Não manjo muito disso, então posso estar falando abobrinha.

1 hora atrás, Wally disse:

Para o Twitter, as mesmas citadas acima além de #VoltaBotdoTwitter, nem que seja criado um perfil só para esse fim.

Se for pra ter bot, então ele DEFINITIVAMENTE tem que ficar separado do perfil principal, senão toda essa ideia de fazer mais posts sobre races, campeonatos, etc. iria por água abaixo, soterrada pelo spam do bot.

 

5) Site

1 hora atrás, Wally disse:

foi falado sobre incluir mais informações sobre a comunidade e sobre os runners em si

é, seria bom (mais uma vez a questão é ter gente com tempo de sobra pra fazer)

1 hora atrás, Wally disse:

podendo ter uma sessão com os Pbs conquistados além dos “clipes da semana” tanto dos canais deles como o do principal da comunidade, mas sem deixar o site poluído demais para torna-lo mais agradável de se ver.

mas isso é justamente "deixar o site poluído demais", fora que precisaria de alguém com todo o tempo do mundo pra cuidar disso. Se realmente pudéssemos ter uma equipe de redes sociais dedicada seria ótimo.

1 hora atrás, Wally disse:

Outro ponto citado foi sobre a Wiki, onde falam que precisa de mais atenção porém que removam a área Meme dele pois pode ter algo que incomode os alvos deles.

Ô povo fresco! Essa resposta foi do Fraga? Ele voltou? WutFace

 

6) Fórum

1 hora atrás, Wally disse:

o ponto principal foi que ele deveria deixar de existir pois, como já foi citado em uma parte anterior deste tópico, o Discord está sendo o principal local para organização, então ter um local e postar algo como o tópico do Furious para entrar na parte de lives da comunidade no site só pra dizer que o fórum existe não vai torná-lo 100% importante e útil novamente.

Concordo, eu levei um tempo pra lembrar minha senha do fórum inclusive, só pra vir aqui responder esse post haha

E toda essa discussão aqui poderia, sim, ocorrer no discord, desde que no local apropriado.

 

7) Comentários/sugestões adicionais

1 hora atrás, Wally disse:

Ter líderes globais, ou seja, que as mesmas pessoas tomem conta das partes da comunidade (Facebook, Discord, Redes sociais)

Pelamor, não! É muita coisa pra jogar nas costas das mesmas pessoas, tenha dó. Vamos ser eficientes e formar equipes, dividir tarefas! Isto é, para o que for realmente necessário.

1 hora atrás, Wally disse:

Uma melhor definição para cada área: Facebook ser um local mais atrativo para os newcomers, tipo como uma porta de entrada para novatos; Discord ser um local para entrosamento do pessoal e organização de coisas imediatas; Site ser um local com a intenção de trazer um panorama geral da comunidade de uma maneira bem informativa; e Fórum ser um resource dump, formalização de documentos e eventos

Ok, só faço de novo a pergunta: alguém ainda usa Facebook?

1 hora atrás, Wally disse:

O grupo é nichado às vezes. Pouco receptivo pra gente nova

É nichado? Bastante. Cheio de panelas? Com certeza. Pouco receptivo? Nheeeeeee sei não, hein. Claro que não vai ter gente mais old-school 24/7 no discord pronta pra responder imediatamente a cada "oi" ou "bom dia" aleatório que alguém põe no chat sem dizer mais nada. Mas é complicado também a pessoa chegar em um lugar novo, não participar das conversas e ficar no canto esperando que os demais vão até ele. Fora o pessoal que só entra pra fazer propaganda do próprio canal e mais nada, aí não dá pra reclamar se quase ninguém responde a cada um dos 37 posts diários do twitch do cara, né?

1 hora atrás, Wally disse:

Ter algum tipo de incentivo extra para os que ainda não são praticantes de speedrun

Hein??? Como assim? E existe algum prêmio especial que só quem pratica speedrun recebe? Eu quero o meu!

 

Enfim, desculpa se fui grossa nos meus comentários, é meu jeito de falar mesmo, mas o que acho que precisa de mais atenção no momento é mesmo a questão de ter mais pessoas disponíveis para cuidar das redes sociais, conteúdo de site e principalmente restream dos eventos. Isso sempre foi um hobby pra nós, mas está demandando cada vez mais tempo, logo é difícil conciliar. Sem dividir bem as atividades, não dá certo.

 

Baijos

4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Wally disse:

 

Outro ponto citado foi sobre a Wiki, onde falam que precisa de mais atenção porém que removam a área Meme dele pois pode ter algo que incomode os alvos deles.

 

 

 

Minha reclamação é que faltam memes novos. Na Wiki NÃO TEM NEM O PARABÉNS KELVIN, o que eu acho um crime. 

 

Citar

Ô povo fresco!  (yada yada)

 

Nath foi bem diplomática, eu teria respostas muito pouco cristãs pra galera que vai reclamar de memes.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, tudo que deixei no primeiro comentário do tópico foi baseado nas respostas do form. Agora deixarei minha opinião sobre cada um.

1) Grupo do Facebook

Que poucas pessoas usam o grupo e o Facebook em geral, isso é verdade. Porém ainda há algumas pessoas que ainda o usam e que não usam o Discord. Então é até bom que deixe assim, pois pessoas de todas as idades podem aparecer e é mais fácil de lidar com elas por texto e lá mesmo. Quanto a movimento, lembrando que todos podem colocar conteúdo lá e não esperar que apenas mods e admins postem algo. Se for necessário liberar a divulgação no mural para que esse movimento aumente, por mim tá ok. Só ir apagando o que for nada a ver com o assunto de speedruns.

2) Discord

Sinceramente todo o problema de confusão que foi citado pode ser resolvido olhando o #welcome da BRASA pois está mais do que explicado a função de cada sala ou simplesmente perguntando no chat principal enquanto que os canais de voz já tem poucos e são poucas usados, então não tem motivo pra criar mais. Quanto a recepção de novatos, todos lá podem saber como recebê-los então alguém especifico para tratar com novatos acho desnecessário. Quanto a distinção dos servidores, no próprio #welcome também fala a função do outro servidor, então dá pra diferenciar tranquilamente. Quanto ao cute-grills, só desativar as notificações daquela sala, como eu já fiz.

3) Canal da Twitch

Montar uma programação fixa exige organização e ultimamente já há muitos assuntos sendo organizados para o canal da Twitch (AGDQ, Maratona Online 2019, etc.), fora o de saber a disponibilidade de restreamers e dos próprios runners para isso.

4) Redes Sociais

Concordo que esse é o ponto que é preciso dar mais atenção. Não só de uma equipe mas também uma seleção de conteúdo a ser postado e para não sobrecarregar um ou outro, dividir o tipo de assunto que cada um postará. Concordo também em deixar o bot do Twitter funcionando direto em um perfil separado.

5) Site

Ter tudo, ou quase tudo, informando sobre a comunidade imagino que já deve ter lá. Porém montar tudo como uma página de jornal ou de revista deixando uma tonelada de coisas ao mesmo tempo na tela aí fica uma explosão visual pra quem visita, então a separação por menus já ajuda.

6) Fórum

Sinceramente eu gostaria que o fórum fosse bem mais usado já que dá para buscar discussões sobre assuntos da comunidade e alguns arquivos de forma mais fácil. Deixando o Discord para outras coisas que só são resolvidas com voz ou que precisem ser resolvidas com uma agilidade maior.

7) Comentários/Sugestões adicionais

Deixar pessoas realmente interessadas para cada parte já é suficiente. Imagino que não precisamos dar incentivo extra, pois a vontade deve partir de cada um em vez de querer colocar na cabeça dos outros que ele deve praticar speedrun. O grupo só será pouco receptivo para novatos a meu ver se ninguém atendê-las. Já vi pessoas que nunca apareceram no Discord falar com o pessoal do grupo do Facebook e ajudando no que elas precisam.

Acho que é isso que tenho pra falar.
Grato
 

 

2 horas atrás, Nathacsa disse:

Enfim, desculpa se fui grossa nos meus comentários, é meu jeito de falar mesmo

Sem problemas Nath. Aqui é espaço pra debater mesmo e eu não vi nada de realmente grosseiro no que você falou

 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Redes Sociais:

Eu pessoalmente não uso twitter, facebook, instagram etc, mas vejo que streaming no facebook tem aumentado e esse é um publico diferente da twitch e o grupo/pagina seria importante para trazer esse publico, utilizando o grupo no facebook como uma transição para a comunidade. Acho que a comunidade ficar exclusiva a discord/twitch é muito restritivo em questão de crescimento, considerando que youtube/facebook hoje são plataformas viáveis para transmissão speedrun.  Não estou dizendo que deveríamos expandir para essas plataformas, mas sim que absorver esse pessoal utilizando "plataformas de transição", como a própria divulgação pelo twitter/facebook, não sei se o youtube tem algum esquema de premiere como a twitch, mas pelo menos aquela notificação da twitch no youtube seria uma boa, se já não estiver funcionando.

 

Wiki:

Não sei qual a necessidade da wiki, o conteúdo dela poderia estar ou no fórum ou no site. Mas se utilizarmos o site como um hub seria interessante ter na wiki os "dados" da comunidade, por exemplo jogos/runners, recordes pessoais da comunidade, etc, Talvez até vinculando com o sr.com e outras leaderboards para já trazer o pessoal br. Não acho que seja viável fazer isso manualmente, ao não ser que alguém tenha muito tempo livre, goste muito de levantar dados, e tenha muita paciência para atualizar wikis.

 

Discord:

Acho que um canal de #olá no brasa não seria problema, já que ele poderia cumprir a função do tópico no fórum para divulgar a live, mesmo que seja um canal que a pessoal vá se identificar, falar oi e ser ignorada até o próximo que entrar e falar oi, pessoalmente seria um canal que eu mutaria mas entendo a "solicitação".

Aproveitando o tema de divulgação de live acho que seria interessante inverter a lógica, para o canal ser divulgado nas plataformas da comunidade ele precisaria estar com a tag [srl] ou qualquer uma outra de interesse, atualmente a maioria das vezes que olho o #lives pelo menos 60% são casual play ou qualquer outra coisa.

 

Canal:

Por fim, sobre ter uma agenda fixa no canal, sei que depende muito da disponibilidade de muita gente, mas por exemplo acho que as blind races semanais poderiam rolar no canal se não houver nenhum evento marcado, e até mesmo reestream de partidas.

Por exemplo as terças e quintas pelas manhãs reprises de torneios, quartas e sextas reprises de MGT. Nesses horários de pouco movimento onde da pra garantir uma frontpage e angariar mais viewers.

 

No mais concordo com o Wally e com a Nath, exceto na parte do fórum que apesar de abandonado é um ferramenta que poderia ser melhor utilizada, principalmente para discussões a longo prazo e organização de eventos.

 

 

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opinião de quem entrou a pouco tempo na comunidade e não faz speedruns :

 

1) Grupo do Facebook

 

Eu utilizo facebook diariamente, tanto para o meu emprego quanto para o pessoal, e a falta de movimento no grupo/pagina do speedrunbrasil faz você perder muita gente nova que está interessada em speedrun. o grupo/páginas podem ser utilizados para clips, curiosidades dos runners e muito mais.

 

2) Discord

 

o pessoal tem uma preguiça enorme de ler o que está escrito no #welcome . deveria ter sim um moderador que permita que os novatos vejam os outros canais. e o pessoal  tem que aprender a mutar os canais que não quer ver!

 

3)  Canal da Twitch

 

reestreams de eventos, vídeos com entrevistas com o jogadores , mistery games race. não precisa ter um layout mega produzidos. até mesmo quando rolar uma race combinada dos usuários deveria ser transmitida lá. E falta de agenda deixam as pessoas meio perdidas (eu mesmo pego quase sempre as transmissões no final) .
 

4) Redes Sociais

sempre achei estranho não ter rede sociais ativas, quase 100% da população do brasil está conectada em alguma. eu fico cerca de 15hs por dia em facebook/instagram/twitter. talvez eu possa ajudar em algo neste quesito.

 

5) Site

 

clipes da semana, pbs brasileiros, descrição dos jogadores, e muitas outras coisas que davam para mudar no site . o botão Race quase nunca tem algo ativo, barra de videos Ok, Recursos ok,  participe ok, porém poucas redes sociais ativas. no “sobre” não precisaria ter os botões de rede sociais, já que está em “participe” , poderia ter um vídeo explicativo do que é speedrun para novatos.

e adotar algo como [SRL] no início do título, já falei algumas vezes com mod que aparece jogatinas casuais, e de pessoas que fazem speedrun e são da comu não aparece.

 

6) Fórum

 

atualmente é quase inútil a não ser para deixar arquivado os documentos dos eventos. eu sinceramente não saberia o que fazer para melhorar .

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vou falar muita coisa, até porque não uso a maior parte das coisas aí citadas, mas o primeiro ponto é em relação a comunidade em si.

No feedback teve comentários pedindo mais gente pra fazer mais trabalho e, acho que essas pessoas, esqueceram completamente que o que a gente faz pela comunidade é um hobby, como a Nath já citou.
O tempo tá passando, as pessoas estão ficando mais velhas e estão ficando com menos tempo ainda. Os que tem tempo nem sempre querem ter alguma obrigação (como eu). Arranjar mais gente pra ajudar na comunidade seria ótimo, mas se isso fosse fácil não teria tantas áreas sobrecarregadas, como restream que só tem umas 3 pessoas (eventualmente surge uma quarta).
Lembre-se que ninguém recebe nada em troca pelo que está fazendo e tudo está sendo feito por livre e espontânea vontade. Alguns pedidos são extremamente surreais como ter alguém dedicado para receber os novatos que entram no servidor. Vamos pensar um pouco antes de sugerir coisas idiotas, galera. :)

Sobre o Facebook:
Concordo que o método de divulgação das lives por lá é extremamente ineficaz. Só vê a postagem lá de que vai ter uma live nova quem comenta ou curte a postagem original. Se isso não rolar não tem notificação dos comentários, ou seja, uma merda.
A melhor coisa que poderia fazer é liberar pra galera postar lá, mas aí vem o problema de poluição.
Eu não sei se existe algo assim no Facebook, mas se tiver uma opção que garanta que as postagens sumam depois de X tempo se tiver algo para identificar essas postagens poderia ser uma opção.
A outra forma seria usar o trabalho braçal e apagar as postagens manualmente depois de X tempo dela ter sido postada. Isso vale para as postagens de divulgação de torneios, MGT, etc. Coisas que não demoram muito.
Lembro que Baldo sempre divulga quando vai rolar uma restream no canal lá na página do facebook, se descer a página vai ver diversas postagens dele, mas isso acaba poluindo a página com postagens repetitivas.

O que as pessoas podem fazer é apagar a postagem pós live. Deixar uma mensagem pinnada explicando regras sobre divulgação e tentar contar com a boa vontade das pessoas podendo punir elas por não seguir as regras (a punição seria não poder divulgar as coisas na página do facebook). Isso evita a poluição e a divulgação das lives vai ter uma visualização melhor.

Sobre a Wiki:
Por mim apaga.
O negócio foi feito para ser um meme. Exige um esforço ferrado das pessoas para preencher as páginas e, tirando a parte que fala sobre eventos, o resto é bem irrelevante já que não é atualizada.
Diversas páginas sobre os runners é puro meme. Algumas tem histórias mais elaboradas (continua sendo meme) e tem o fato de que qualquer um pode atualizar (e fazer mais memes).
Se for pra ter uma área para falar das maratonas pode criar aqui no fórum (não que alguém vá olhar aqui (não que alguém vá olhar a wiki)).
Acho que essas páginas de wiki servem quando se resumem a um jogo específico, onde você pode organizar e especificar melhor as coisas. Não acho uma boa ideia ter uma página para informações dos membros da comunidade, até porque nem todos querem informações expostas lá.

Sobre o Fórum:
Pra mim esse aqui sempre vai ser o melhor lugar para organizar e debater ideias. Você não tem que dar uma resposta imediata, pode pensar e se organizar antes de escrever e não vai ter outras 500 mensagens aparecendo antes que você termine de escrever sua mini redação de duas linhas.
Acho que o mais importante do fórum é conseguir lidar com as coisas a longo prazo.
O grande problema é que as pessoas não tem vontade de usar o fórum porque existe outra ferramenta (Discord) que dá pra fazer as coisas de forma muito mais rápida e prática, o que fez com que coisas como as últimas maratonas fossem todas feitas em cima da hora.
Acredito que a gente já aprendeu com os erros e isso não vai se repetir de novo.
Só quero deixar claro que eu criei um tópico para se debater sobre a maratona online, meses atrás. A ideia era discutir as coisas a longo prazo, mas só serviu pra definir algumas coisas (relativamente ligadas a maratona online) e pra mostrar que a galera não se importa com o fórum.

Se não é utilizado e custa dinheiro, melhor dar ao fórum o mesmo destino que eu sugeri a wiki.

Canal da Twitch:
Não concordo em encher linguiça por lá.
Isso vai descaracterizar o canal (a depender do conteúdo criado para encher linguiça) além de ser mais trabalho pra pessoas que já estão sobrecarregadas.
Sobre os emotes, eu acho que ninguém teve um interesse real de pensar em algo.
Na verdade o interesse real foi de se aproveitar de outras pessoas da própria comunidade tentando abrir aquele suposto torneio lá para escolher o melhor emote.
Pra mim aquilo foi algo como "estou com preguiça de pensar em algo e não quero gastar dinheiro, vou deixar na mão da galera". Puro oportunismo.
No final surgiram emotes que, pelo que eu vi, não teve discussão nenhuma sobre a ideia. Veio com um tema que não é necessariamente voltado a speedrun ou a comunidade. Surgiu de um meme interno de alguns membros da comunidade e tá lá, felizmente, funcionando bem (principalmente o emote do Leoncio).

tl:dr
Nem todo mundo tem tempo e nem todo mundo tem vontade de ajudar a comunidade. Antes de apontar o dedo, tente dar uma sugestão e fazer sua parte. O nome é "comunidade" exatamente porque estamos juntos tentando fazer algo. Não dependa dos outros, você também é capaz de fazer algo.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vou falar o que eu acho:

1) Grupo do Facebook

O grupo do Facebook só serve para recepcionar novatos, não acho que algo a mais que isso funcionaria, e como nossa base fica no Discord então aquele grupo está destinado a ficar como está mesmo.

2) Discord

Acho que o grupo daria uma sacudida com eleição pra novos moderadores, ai quem sabe essas sugestões seriam atendidas nas quais concordo com boa parte.

3) Twitch

Canal da Twitch é ideal para fazer streams de campeonatos e maratonas. Programação fixa de guias, entrevistas e etc seria mais adequado fazer no canal do Youtube que está parado.

4) Redes Sociais

Concordo com tudo que foi citado.

5) Site

Se for pra deixar o site bonito e organizado eu particularmente gosto do http://speedrunsespanol.com/ , da pra se basear um pouco nele e acho que é mais atrativo pros novatos.

Sobre a Wiki, não deu muito certo mas acho que deveriamos ter um lugar pra postar o Histórico de maratonas e torneios da comunidade.

6) Fórum

Eu acho que o pedido pra virar runner e aparecer no site deveria ser no Discord e não no Fórum, já que é muito mais facil alguém entrar aqui do que no Discord e geralmente tem pessoas que nem sequer entrosam com a comunidade e aparecem lá sendo divulgados de graça.

7) Comentários/ Sugestões adicionais

Concordo totalmente com líderes globais, ajudam a manter o curso em todas as redes. Se me perguntarem quem está nas lideranças da Speedruns Brasil eu não saberia responder.

De resto concordo com o que está aí, apesar que não entendi essa de 'incentivo extra', acho desnecessário.

-


Mas no geral é isso aí, o ideal é ter uma renovação e apostar nas pessoas que estão mais interessadas em levar a Speedruns Brasil pra frente, com isso creio que a comunidade deve melhorar.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Grupo do Facebook

Eu acredito que o grupo do face devia ser mais movimentado pois boa parte das pessoas que usam a internet estão la, deixar o grupo parado não da uma boa impressão para os novatos que vierem de la. Fazer uma postagem de que vai rolar uma race (e apagando-a depois da race), curiosidade sobre speedruns, dicas de 'com qual game uma pessoa deveria iniciar a correr são exemplos de postagem que poderia ter. Esquecer-lo completamente não acho uma boa ideia

2) Discord

Sobre o discod acho babaquice botar uma pessoa para recepcionar os novatos, o #Welcome ja faz esse trabalho em guia-lo, só não sei se o link para entrar no discord manda o pessoal para esse canal. O cute-grills eu mudaria o nome para Animes/Mangas ou coisa do tipo, 'cute-grills' da a intender que é um lugar para so postagem de imgs garotas (pelo menos no meu ponto de vista).

3)  Canal da Twitch

O canal é parceira com a twitch e vira e meche ele pega a home page, esse é a melhor plataforma para espalhar a 'palavra do Senho RNGesus' ou mostra o que é speedruns para o povo. Tem as races de campeonatos como ta rolando de DKC3, o Celeste não sei pq parou de retransmitir as partidas, AGDQ e a 6ªMO (que ja to vendo que vai ser feito as pressas!). Acho que seria bom fazer restream de races casuais que a galera costuma fazer, as vezes nem precisa de narrador, so os runnes na call converçando ja ta de boas (mas eles teriam que abrir o chata da SpeedrunsBR para responder o que desse) Programa com um tema feito 1~2 vezes por mês também ajudaria a espalhar a palavra do RNGe... ta, parei.

4) Redes Sociais

Não posso opinar muito nesse ponto, mas sugiro rever o pessoal que tem acesso ao twitter para não ter postagens nada a ver com a comunidade...

5) Site

Eu estou com o guigo em remover a Wikia, ou remover o MEMES que acho desnecessário, vi coisa la que pode levar um processo judicial por fazer xacota de determinada postagem (isso é achismo meu!), outra coisa é rever as live que estão passando no site, na sua maioria é jogando casualmente. Todo mundo foi instruído para usar o [noSRL] mas ninguém usa. O certo é fazer o contrario, usar o [SRL] para poder ser divulgado no site e no #live do discord.

6) Fórum

Se existir gastos em manter o forum acho que seria bom ele deixar de existir, so que ele é bom para deixar opiniões como estamos fazendo nesse post. Não vejo outra utilidade para ele.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Grupo do Facebook

Vou começar falando que praticamente não uso o facebook e acho a forma que os grupos são organizados uma porcaria. Acho inviável tentar organizar o grupo e tornar ele movimentado, é uma bagunça scrollar pelos posts e comentários.
Se querem usar o Facebook para divulgação de streams do canal, tem a Fanpage para isso.

2) Discord

Recepcionista? Muitas salas? Mais salas de voz? Sem comentários.
Única coisa que concordo é em trazer as blind races (aliás seria interessante retomá-las) para o server principal para atrair mais gente.

3) Twitch

Mais um monte de reclamações de quem só quer consumir conteúdo e não fazer o mínimo para contribuir. Próximo.

4) Redes Sociais

Não tenho sugestões concretas aqui, acho que voltar o bot do twitter (numa handle separada) deve ajudar um pouco. Talvez retweets em posts de runners, como PBs ou anúncios? Nem todo mundo usa o Twitter e é um pouco delicado manter o equilíbrio entre atividade e spam.

5) Site

O site já contém as informações necessárias imho. A Wiki precisa de um pouco de atenção, acho que é a maneira mais clara de manter um histórico de eventos da comunidade.

6) Fórum

Já falei diversas vezes que o fórum não precisa ser movimentado 24/7 para ser útil. Só o fato de estarmos discutindo neste post já atesta a sua finalidade.
Também concordo em migrar os pedidos para o bot de lives para o discord.

Acho que era isso, não pensei muito antes de escrever então se fui grosso peço desculpas. :^)

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, imagino que já tenha passado muito tempo desde a criação do tópico, então já está na hora de pensar nas mudanças e em como executá-las, ainda mais com uma Maratona Online vindo e uma boa leva de pessoas que podem entrar na comunidade. Já deixo aquele muito obrigado pra quem dedicou alguns minutos de seu tempo para opinar aqui. Porém o tópico continuará aberto para quem ainda não teve a oportunidade de falar sobre os pontos citados no início dessa publicação.

Eu já tenho algumas ideias do que pode ser feito e já tenho algumas pessoas em mente para tratar sobre o que planejo para a comunidade. Algumas delas estão na BRAT, então aguardarei o término do evento para falar com todas de uma vez.

É isso.

Aguarde notas do Patch 2019.1

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora