• Anúncios

    • Redd

      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
SerelepeMarsupial

6ª Maratona Online Speedruns Brasil

8 posts neste tópico

Galera, estou abrindo esse tópico para se dar início a discussão sobre a 6ª Maratona Online.
Já existe um outro tópico sobre isso e eu recomendo a leitura da primeira mensagem, no mínimo, para ter uma leve ideia de coisas para se debater aqui.

Quero deixar claro que eu não estou me oferecendo para ser o organizador da Maratona, só estou tentando dar o primeiro passo para que a Maratona possa acontecer.

Acho que o mais importante, no momento, é definir os possíveis cargos pensando exclusivamente na 6ª Maratona Online (cargos citados no outro tópico) e isso pode ser levado pra frente pra todo tipo de evento nosso que a gente venha a fazer.
Também acho válido a gente responder as perguntas do outro tópico que eu já vou dar as minhas respostas agora.

 

  • Qual deve ser a data da maratona? 

Janeiro deveria ser uma boa data para isso considerando que as pessoas que estudam estão de férias, mas fazer a maratona por agora se mostra inviável. Fevereiro seria o ideal por conta de outras atividades que proporciona o possível tempo. Caso não aconteça em fevereiro, eu diria que alguma data de março seria a melhor (talvez no meio/final).

  • Vamos ajudar alguma instituição de caridade? 

Então, eu particularmente não gosto de envolvimento com dinheiro, mas se for para acontecer, que seja uma decisão da comunidade, afinal, a maratona é feita por nós para nós (e pra quem assistir na twitch, mas a ideia base é a gente se divertir jogando numa maratona). Se for fazer algo com alguma instituição, como a APAE da última vez, tem que falar o mais rápido possível com eles, fora que a gente dependeria exclusivamente do Hugo pra isso, o que pode ser um problema pois ele está lidando com a BrAT que já já chega.

  • É interessante ter mais de um cargo? 

Isso é mais referente a algo que eu vi na última maratona. Muita gente estava fazendo muita coisa ao mesmo tempo. Se possível que a gente consiga distribuir bem os cargos entre as pessoas, a questão é que pra isso o pessoal tem que querer ajudar. O ponto é meio que, se a galera não tiver interesse em ajudar, será que realmente vale a pena fazer a maratona? Botar o peso de tudo em cima de umas poucas pessoas não é muito legal não.

  • Como vamos definir o Coordenador Geral?

Foi definido da outra vez o Keha, mas eu citei ali em cima que seria ideal definir as coisas para a maratona em si, então acho válido redefinir isso baseado no histórico da pessoa na comunidade e no nível de interesse da mesma. Lembrem-se que essa pessoa vai ser a voz final relacionada a maratona, por conta disso talvez seja importante esse cargo ser dividido entre duas/três pessoas para ter uma diferença de opiniões na hora de dar a posição final.

 

Acho importante definir os cargos de Coordenador Geral e pelo menos um Coordenador da Comissão Técnica. A partir daí a gente prepara o doc pro pessoal se candidatar a ajudar na maratona. Eu acho importante ter um Coordenador na Comissão Técnica porque muitas vezes o grupo tenta definir algo e acaba não chegando a uma conclusão, um empurrando as coisas pros outros, ficando em cima do muro, etc., então é necessário alguém pra dar a voz final quanto as decisões da comissão num geral. Claro que essa pessoa tem que ser sensata, a ideia é que as coisas sejam feitas em grupo, mas essa pessoa tá lá pra servir de farol para os outros e para uma fácil comunicação com o Coordenador Geral.


Beleza galera, se possível respondam essas quatro perguntas e, caso queiram se candidatar para algum desses cargos citados no parágrafo acima, também informem isso na postagem.
 

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maratona é bem facil de fazer no que diz respeito a sua estrutura: Tu precisa de uma data e pessoas que possam restreamar naquela data. O resto (inscrições, fazer schedule, layout, incentivos (se tiver), divulgação) teoricamente vem de brinde.

Tem duas datas "otimas" pra fazer a maratona no momento, fim de fevereiro (21-24 feb), mais apertado, ou primeira metade de março (14-17 mar), mais leniente. Eu prefiro a segunda opção, da pra definir o grosso das necessidades até fevereiro, iniciar as submissions até fim de fevereiro, ter a schedule divulgada ali no fim de fev ou primeira semana de março e nesse meio termo da pra resolver os problemas de sempre (layout, divulgação, afins).

Eu particularmente não quero me envolver com instituição e doação, acho trabalhoso e desnessário. Prefiro as coisas bem minimalistas, só o host-restreamer-operator falando só se quiser durante setups e deixar os runners com liberdade pra fazerem as runs deles sem pg-13 ou qq outra exigencia que pode vir acoplado com uma maratona beneficiente.

Se desse pra seguir um pouco nos moldes da indiethon e fazer layout estatico seria ideal. Da pra pegar musica direto da rainwave.cc/game, que tem otima qualidade e da pra botar direto no layout do obs via https://rainwave.cc/twitch/, e inclusive da algo pro viewers fazerem durante setups (irem votar na musica que iria aparecer na live).

Dependendo o numero de inscrições da pra saber se a maratona vai ser sem parar ou com pausar (dia de semana em não feriados é um pé no saco mesmo, não seria o problema pausar pra noite ou algo do genero).

Posso me dispor a ajudar a montar o basico de inscrições/schedule e até mesmo preparar/ajudar restreamers/operators. Mas a parte criativa do negocio (montar layout/divulgar) fica bem pesado pra mim. No maximo poderia dar um puxão de orelha em quem quiser se envolver com essas coisas. Divulgação é opcional tbm, seria mais pra usar as midias paradas mesmo. NoTuturu

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar que ando fazendo nada no trabalho e ver se consigo fazer algo sobre o sistema de layout.
Não esperem muito disso. farei isso mais para estudar um pouco node, svg e javascript.
Se eu conseguir algo dentro de 2 semanas hei de avisar, mas é bom que tenha mais alguém para fazer o layout, pois irá ser um teste e se não der certo, rip.

Instituição de caridade acho desnecessário se for fazer com pressa. Tirando isso é w/e se tiver tempo o suficiente, além de pegar uma conhecida para não haver problemas futuros.

Época de carnaval é bem de boa fazer o evento.

Por ultimo, seria interessante supervisionar periodicamente as pessoas que se candidatarem, para previnir futuros contratempos que podem prejudicar a organização da maratona.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DATA

Para esta maratona acho que a melhor data para dar tempo tranquilo de ser organizada seria meio fim de março mesmo.

Pessoalmente eu preferiria final de fevereiro, mas acho que fica muito em cima para organizar e em cima da Brat também. E pra quem vai participar da Brat, provavelmente vai estar praticando para os jogos de lá já por essa época.

Como data anual acho que uma semana após a AGDQ seria o ideal, ou jogar para novembro.

Em dezembro, além da preparação para a AGDQ é época de festas e nem sempre o pessoal tem tempo /disponibilidade para participar ou ajudar. Porém o problema de ser uma semana depois da AGDQ é que as organizações teriam que correr em paralelo, e apesar do hype e movimento que a AGDQ traz é provável que o público esteja exausto de maratona/speedrun.

 

DOAÇÕES

Pelo tempo e trabalho para buscar uma instituição acho que pelo menos essa maratona poderíamos arrecadar para a própria comunidade, lembro uma vez de rolar uma discussão sobre o “rateio” do dinheiro dos subs, utilizando para pagar servidor, impulsionar no faebook/google etc. Não sei se é necessário deixar uma meta ou até incentivos, talvez só falar as vezes que aceitamos doações para manter servidor etc.  Também não sei se cabe nessa discussão ou seria outra, porém poderíamos arrecadar para pagar artes como emotes pro canal, baners etc, acho que o Ascaity é quem deve estar mais a par desse assunto.

 

CARGOS E COORDENADOR GERAL

Lembro que tinha uma planilha de cargos, talvez fosse melhor recriar ela ou confirmar com quem está se continua com a função. Não vejo problema em alguém ter mais de um cargo desde que a pessoa esteja apta a assumir o cargo e as responsabilidades, claro que o ideal seria cada um ter uma função só para que cada um desempenhe o seu melhor, mas pegando como exemplo a agdq acho que não teremos tanta gente assim.

Não acho legal ter UM coordenador geral, mas sim 2 ou três que decidam as coisas, até para não sobrecarregar um só e para que as decisões tenham um certo consenso.

 

 

Da minha parte posso ajudar principalmente com a restream, funcionar da mesma forma que a agdq, libero o acesso aqui e aí se não estiver em casa alguém acessa. Dependendo de quando for a maratona posso tirar uns dias de folga no trabalho e ficar direto. Se não, só fico disponível das 20-21 as 04, onde posso ajudar com os setups. Fico a disposição para o que precisar, exceto arte e redes sociais, isso conta divulgação, layout, banners, logos e tudo que entrar em artes e redes sociais que não coloquei aí.

 

 

Por fim, acho que se não tiver gente interessada o suficiente melhor não fazer, ou fazer dentro dos limites do pessoal interessado. Por exemplo, fazendo em 2 fds separados, 4 pessoas conseguiriam dar conta tranquilamente.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, a melhor data é na primeira metade de Março (já que vai ter carnaval), ou na Semana Santa em Abril.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre datas, as sugestões dadas (especialmente a de ser na semana do carnaval) parecem ótimas, no quesito de disponibilidade (claro que tem quem viaja mas muita gente permanece) tanto para runners quanto para viewers.

Sobre arrecadar dinheiro, como também foi falado, é uma dor de cabeça. Talvez algo assim valha mais a pena num futuro próximo, mas acredito que no momento as doações deviam ser usadas pra manter tudo funcionando.

Eu posso ajudar na comissão técnica (ver horários tentar montar uma agenda bacana) e com host. 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Época para a maratona acho melhor que ela fique mais para frente, março tem a brat e já estamos em cima da hora, eu vou apenas expressar minha opinião:

Datas:

Julho, já engata a maratona da SRB, 2 ou 3 semanas depois da SGDQ, mantendo o hype (eu acho).

Final do ano (novembro-dezembro) também é uma boa.

Submits 3-4 meses antes, 1-2 meses antes da maratona já temos o cronograma para podermos fazer o hype.

Caridade:

Eu não sei, mas poderíamos fazer igual a ESA, o custo inicial é pagar o servidor, e isso tem que ficar bem explicito, e qualquer coisa que sobre vai para alguém que vocês achem melhor.

Cargo extra:

Independente do cargo extra o problema é a falta de gente ajudando, mas concordo com o cargo extra para ajudar a dividir, e também concordo com o sanic sobre a tabela de cargos.

Coordenador Geral:

Esse é um ponto complicado que não sei sobre o formato da escolha, mas acho que poderia ser 2 ou 3 pessoas, só precisa ter gente para podermos fazer isso.

 

 

Eu não tenho como ajudar muito, gostaria de ajudar como restreamer, mas meu pc é uma bosta para isso, por enquanto vou ajudar de host, mas torço para poder ajudar mais lá para a data do evento.

 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só expressar duas coisas que me veio a mente relacionado a data depois que vi a postagem do Mexicano.

Eu acho ultra zoado esse tempo absurdo pré evento pro pessoal mandar submits. Numa presencial até faz sentido, se a reposta sobre quem vai pra maratona sair rápido. Não precisa nem do cronograma, só dizer que as runs foram aceitas e aí o cara pode arrecadar o dinheiro pra viagem, mas nesse caso é uma maratona online feita pra nós, a ideia é que todo mundo jogue, o máximo de cortes que pode ter é se uma pessoa mandar uns 10 jogos, não tem porque passar todos, tem que ter tempo pra outras pessoas também, a maratona não é infinita.
Sobre a maratona ser pós GDQ, não sei se foi aqui ou no Discord que falaram, mas a equipe que atua nessas duas maratonas, em grande parte, vai ser a mesma, já que não temos muitos voluntários no geral, então acabar uma maratona pra uma semana depois começar outra é pesado.

O ideal é uma data sem muitos eventos próximos. Sem eventos talvez seja difícil já que tem rolado torneios com certa frequência.
Também não acho legal ficar empurrando pro meio/fim do ano. A maratona era pra acontecer no ano passado e eu não sei se as pessoas perderam o interesse ou esqueceram. Eu fiz uma postagem em Abril sugerindo fazer a maratona em Dezembro e nem assim deu certo. Se a longo prazo o negócio não funciona, vamos ter que fazer as coisas a curto prazo, mas tem que ser um curto com tempo o suficiente pra não ficar tudo em cima da hora (aka não pode ser 30cm, mas só a cabecinha também não serve, vai um de 15cm mesmo (obs: estou falando de subway)).

Se der pra rolar em Março com a gente programando as coisas agora em fevereiro está ótimo, só seria ideal definir logo quem vai ficar de Coordenador Geral, que já teve alguns candidatos para isso.
Já tomaram a frente e preparam uma planilha para o pessoal se voluntariar para alguns cargos. Um dos cargos que é o de Host não necessariamente será utilizado, isso vai depender de reuniões futuras. Se alguém quiser se candidatar ao cargo saiba que ele pode deixar de existir a depender de algumas decisões.

Fora isso, quem quiser se candidatar a algo, coloca o nick aí na tabela.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0