• Anúncios

    • Redd

      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Furlim

Checklist e opiniões para a próxima maratona

18 posts neste tópico

Esse tópico servirá para discutirmos o que passou na última maratona online e tentarmos sempre melhorar.

Eu sei que foi em meio a uma época turbulenta, mas essas são as minhas opiniões:

- DIVULGAÇÃO. Acredito que é o ponto onde mais precisamos melhorar. Talvez a gente fique com meio receio de ser ignorados pela maioria, por não termos tanta visibilidade, mas devemos pelo menos tentar. Muita gente pode curtir speedruns por aí, podemos até nos surpreender. E começar a buscar mais meios de divulgação o quanto antes.

- MÉTODO DE RESTREAM. O método rtmp é uma alternativa muito boa, mas ficou meio claro nesta maratona que talvez não tenhamos pessoal o suficiente com equipamento com condições de segurar o rtmp confiavelmente. Me parece meio pesado mesmo pra um PC que não é dedicado pra isto, fora nossas "internês" que costumam oscilar bastante. Como o layout novo do furious suporta capturar direto o player do hitbox, sem nenhum tipo de logo aparecendo nem nada, talvez seja mais prudente adotar esse método nas seguintes.

- CARIDADE. Buscar instituições para doações desde já, se este for nosso propósito.

- SUBMISSIONS. Tentar fazer um "filtro" maior nas runs. Tudo bem que queremos fazer com a maior duração possível, mas não podemos diminuir muito a qualidade por conta disso.

- EVENTO. Apesar dos problemas e mudanças, creio que o cronograma correu bem, sem atrasos exagerados. Mas se caso tenham sugestões para melhorarmos nosso modus operandi durante o evento, podem falar.

Por enquanto é isso que eu lembro, podem ir comentando que eu edito depois.

SUGESTÕES:

- SETUP. Colocar mais tempo entre as runs, assim ficamos mais tranquilos para verificar volume da(s) voz(es) e som do jogo.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[DIVULGAÇÃO] Realmente precisamos divulgar bem mais. De vez em sempre aparece um BR no chat dizendo que não fazia ideia que existiam tantos speedrunners brasileiros.

[MÉTODO DE RESTREAM] Realmente o stuttering/frame drop estava tenso. Possuidores de Personal Potatos™ sofreram. x_x

------

Acho uma boa listar as coisas boas também, para que possam ser repetidas. Deixar em uma checklist separada com os ✔ .

✔ LAYOUT. Ficou ótimo: bonito e com transições suaves.

✔ CRONOGRAMA. Foi seguido de forma ok, em grande parte devido a termos escolhido estimates folgadas.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei o layout meio bosta, tomara que um raio explodisse o PC de quem tenha feito... NAO! PERA...

O lance do RTMP funciona bem, mas no caso de usar a feature que desenvolvi pros comentaristas assistirem direto com pouco delay, vai exigir mais upload do restreamer. E a internet durante a maratona zuou um pouco os restreamers...

Sobre os players hitbox/twitch, espero que continuem funcionando até a próxima maratona...

Tirando o prejuizo que tive (nada ver com a maratona, ou sim, nao foi so comigo que deu xabu), achei a maratona bem OK, pensei que o Denis ia conseguir um daqueles raid igual o do Gordox.

Outra coisa que avacalhou com a maratona: FODENDO PAX

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podemos tentar olhar desde já também essa questão de eventos, mas deve ser difícil não coincidir com algo...

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fora o que já foi citado, acho que na próxima maratona vale a pena aumentar um pouco o tempo de setup. Do jeito que estava, a pessoa tinha de entrar as pressas para começar a jogar. Com um tempo um pouco maior, a pessoa teria tempo de testar o som do mic dela, do comentarista e do jogo. A gente precisa dar tempo para o chat dizer se o som está ok ou não. Não pode acontecer de parar a run na metade para ajeitar estas coisas.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na real essa foi a primeira maratona que eu realmente tava lá o tempo todo e tive alguma participação direta ou indireta como player e espectador. O que dá pra dizer é que o setup real dessa maratona era baseado no fato de que o player acabasse o tempo abaixo do estimate esperado dele, o que significa que geral esperava fazer run boa no chokes, mas não foi bem isso que aconteceu, né?

O certo é por a cada umas 2~3 runs um tempo de Setup. Primeiro pra ajustar o cronograma caso fique adiantado/atrasado e segundo porque dá pra evitar todos os problemas, fora que o player pode fazer uns button testes com a stream ligada e confirmar coisas como drop rate, buffer e por aí vai.

E algo besta sobre divulgação.

Eu acho que vocês tão se atendo muito a arranjar parcerias pra tentar conseguir público. Claro que isso é importante, mas acho que se todo mundo simplesmente abrisse o facebook/twitter/etc e fosse lá falar "galera, tô numa maratona de speedrun e vou jogar tal jogo" ou simplesmente "vai rolar maratona brasileira de speedrun wowowow". Porra, se quando eu faço isso gente que não assiste speedrun para pra ver, porque não pode acontecer a mesma coisa com as outras pessoas?

Não basta depender de parceria pra divulgação, é importante que nós mesmos façamos isso.

Grandes grupos fazem divulgação via páginas de facebook (não tô dizendo que é a única forma) e as pessoas que curtem a página são as que compartilha essas divulgações gerando um ciclo bem maneiro e atingindo uma boa quantidade de gente.

Então não adianta nada pensar em Divulgação = Parcerias, a gente mesmo tem que chegar lá e divulgar isso nos nossos canais, facebook, twitter ou qualquer merda, pra assim, então, a galera começar a aparecer.

2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que a maior prioridade deva ser arrumar uma caridade aqui no Brasil e fazer uma PARCERIA, um acordo mútuo, como aconteceu entre a AACD e a Jogatona. Se eu não me engano, o próprio diretor de marketing da AACD ajudou com o evento, isso é algo que a gente precisa ter. A SGDQ tem isso com a MSF, a AGDQ tem com a PCF, a RPG Limit Break tem com a NAMI, e a Speedruns Brasil(?) precisa ter uma também se nós estamos indo para o mesmo rumo. Tendo uma caridade ao lado do evento também facilita bastante nós conseguirmos parceria de divulgação com sites de notícias maiores.

Elaborando mais nesse ponto, pra gente conseguir essa parceria, nós precisamos apresentar algo levemente mais profissional. Precisamos nos mostrar não como apenas uma comunidade de baixo porte com um canal que transmite jogos pela internet (o que, no momento, pode ser verdade), mas sim como um meio de comunicação alternativo para atingir um público que essas instituições podem negligenciar. Não quero dizer que a gente deve profissionalizar ou mecanizar o método de produção dos nossos eventos, mas sim representar eles de uma maneira mais formal. Pode parecer que não, mas ajuda.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[2] no que o Keha disse. Com um adendo: o canal tem quase 2000 follows, mas recentemente mantém audiências de ~30 viewers em streams normais e ~70 viewers em maratonas. É um pouco baixa ainda e parece ter caído em relação aos últimos meses (teria que olhar os analytics do canal no twitch pra ter certeza), logo pode ser difícil que instituições de caridade nos deem credibilidade. Acho que a gente tem que investir no canal asap, não deixar tanto tempo parado (muita gente vem falando isso há meses, mas as discussões morrem no fórum e não vão pra frente. Naturalmente, eu tenho culpa nisso também).

Agora que passou a maratona e tá acabando a 12h challenge, podemos tentar montar uma espécie de programação pro canal. Não precisa ser nada metódico, a ideia é só garantir que teremos conteúdo constantemente.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[2] no que o Keha disse. Com um adendo: o canal tem quase 2000 follows, mas recentemente mantém audiências de ~30 viewers em streams normais e ~70 viewers em maratonas. É um pouco baixa ainda e parece ter caído em relação aos últimos meses (teria que olhar os analytics do canal no twitch pra ter certeza), logo pode ser difícil que instituições de caridade nos deem credibilidade. Acho que a gente tem que investir no canal asap, não deixar tanto tempo parado (muita gente vem falando isso há meses, mas as discussões morrem no fórum e não vão pra frente. Naturalmente, eu tenho culpa nisso também).

Agora que passou a maratona e tá acabando a 12h challenge, podemos tentar montar uma espécie de programação pro canal. Não precisa ser nada metódico, a ideia é só garantir que teremos conteúdo constantemente.

Pra manter o canal vivo precisamos de vários "programas" como era o Rota Alternativa, mas gente jogando de fato, não só gente conversando.

Começando pelas Lives Semanais... vamos milkar nossos jogos, galera. 4Head

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu lembro que alguns canais como o VGBootCamp (que é um canal pra campeonato de Fighting Games) deixam os alguns jogadores streamando lá quando sai algum personagem novo ou qualquer coisa assim.

Acho que seria legal chamar a galera não só pra fazer Lives Semanais, mas pra ver quem tá afim de streamar pelo canal da Speedruns Brasil independente de qualquer coisa.

No outro fórum teve a sugestão lá de fazer a Live Rota Semanal Alternativa (sei lá o nome) quer era juntar a semanal com o Rota. Isso ainda pode ser feito, mas pegar alguém pra abrir a live por 2~3h no canal da Speedruns Brasil em qualquer dia da semana não é algo ruim também.

Só o fato do canal ter mais lives já vai deixar ele bem mais movimentado e aí vocês podem contabilizar outras coisas aí e passar dados pra tentar uma parceria real com uma instituição de caridade.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que seria legal chamar a galera não só pra fazer Lives Semanais, mas pra ver quem tá afim de streamar pelo canal da Speedruns Brasil independente de qualquer coisa.

Algo do tipo "Featured Streamer"? Pode funcionar, ajuda a divulgar o canal E o streamer, o que acham?

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá, oi. Post gigantesco ahead. Desculpem.

Sobre divulgação: mil coisas. 

(Me escutem sobre isso, ok? Eu manjo só um pouquinho disso. Selftaught, mas minha página tá aí pra me dar alguma reputação.)

Imagem de divulgação BOA. Isso é mega importante. Pro grupo inteiro, pra gente da GGF (olha pra samuca), pra cada um de nós e pros eventuais programas do canal da Speedruns Brasil.

Fazer contato com sites/blogs/páginas especializadas de jogos. "Oi tudo bem, vocês conhecem a comunidade?" Fazer uma pequena entrevista com quem se interessar, passar todos os links corretamente.

Unificar links. O nome do twitter, da página do facebook, da conta da Twitch.tv tem que ser o mesmo. Isso é importante.

Frequência. É importante pra Twitch e pra todas as outras redes sociais. Twitter mesmo, perder um tempo lá por dia dando rt em coisa relacionada, fazendo uns comentários engraçados, postando uns rages de guigo, o gif de Baldo dançando o tema de PepsiMan.

Postar pelo menos uma vez na semana no Facebook. Toda vez que alguém entrar online, dar aquela leve jogada de link no face, a pessoa manda aquele PM pro adm, o adm dá aquele copypaste na página.

Sobre a maratona e transmissões ao vivo longas: tempo de setup deve ser preenchido com ALGO.

Alguém lendo comentário, uma webcam zoeira, um quizinho merda, propaganda de parceiro, explicar o que é a maratona de novo.

Ou seja, precisa de um HOST. Um host EMPOLGADO. Pliz.

- Essa é a única coisa que eu vou sugerir de fato da maratona, a ferramenta n me importa, a internet no br é uma merda, o layout foi a coisa mais linda ever, os jogadores foram todos massa (menos o "não sou spedrunner") -

Sobre o canal da Twitch.tv:

Vocês já ouviram falar sobre o canal da twitch chamado Geek and Sundry?  Se não, eu aconselho pra caramba.

Eles tem programas, eles são mega profissionais, mas é possível empobrecer isso a nível rádios online e ter pessoas com algumas "atribuições" leves e tirar um dia da própria stream e jogar no canal geral.

Mas eu super aconselho que vocês criem programas mesmo. Com umas temáticas maneirinhas e pá.

De cabeça aqui veio uma ideia de fazer final de semana sim, fds não com Drunk Races. Kappa

O mais importante aqui na verdade, é alguém tomar as dores mesmo. Uma pessoa responsável em organizar grade de programação, outra pra ficar atenta no face, outra pra ficar no twitter. Não aconselho, no entanto, que uma pessoa leve tudo nas costas. Vocês sabem bem que não rola unificar tudo, é contra-produtivo.

De pronto, eu me ofereço pro Facebook, que é minha área de atuação mesmo. Keepoldo

Ah, e se vocês se empolgarem com a programação pra twitch, um outro tópico pra isso seria ideal.

2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A parte do facebook e twitter eu concordo demais. Nem que seja pra ficar postando vídeos repetidos (o que muita página por aí faz), mas temos vários videos de maratonas aí pra divulgar. Ficar jogando um por dia quando não tiver nada mais pra divulgar já seria bacana, além de divulgar as lives e tudo mais quando houvessem. Pra isso, o problema maior seria achar alguém dedicado e responsável por tomar conta dessa parte, então precisaríamos mesmo de voluntários... se vc puder mesmo Gio, tem meu total apoio.

A questão do programa a gente ainda tá tentando achar alternativas, mas eu mesmo não sei muito o que fazer... Eu achava interessante um programa que vi algumas vezes na MixTV, faz muito tempo (nem sei se existe mais), que chamava Fala+Joga. Era meia hora de entrevista no qual o entrevistado ficava respondendo perguntas enquanto jogava video-game junto com o entrevistador. A gente poderia pensar em fazer algo com a pessoa fazendo speedruns assim, e alguém lá pra fazer perguntas, de preferência com webcam. Mas é só uma ideia.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma ideia que eu sugeri no Discord foi de deixar um podcast semanal no canal da Speedruns Brasil onde 5 pessoas (com somente 1 host em comum) da comunidade discutem sobre UMA run específica. No caso o layout seria só algo bem básico com o vídeo da run no fundo, seja essa internacional ou BR (desde que tenhamos a permissão de usar no programa, é claro).

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão do programa a gente ainda tá tentando achar alternativas, mas eu mesmo não sei muito o que fazer... Eu achava interessante um programa que vi algumas vezes na MixTV, faz muito tempo (nem sei se existe mais), que chamava Fala+Joga. Era meia hora de entrevista no qual o entrevistado ficava respondendo perguntas enquanto jogava video-game junto com o entrevistador. A gente poderia pensar em fazer algo com a pessoa fazendo speedruns assim, e alguém lá pra fazer perguntas, de preferência com webcam. Mas é só uma ideia.

Na real eu também pensei nisso, mas pretendia fazer algo em meu canal. Fiquei com medo de ser algo cringe e eu não arranjar gente pra falar comigo, então larguei de mão, mas acho que é algo bem interessante a se fazer, considerando que a galera joga altas partidas de Third Strike por aí, né?

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me expressei errado e posso ter passado uma impressão errada. Desculpa pelo edit.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0