• Anúncios

    • Redd

      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
SakuraFreak

[TUT] Fazer Stream com internet lenta

23 posts neste tópico

Parece que uma boa parte do pessoal não faz stream achando que não pode fazer stream porque a internet é lenta...

Mas boa parte sempre pode fazer stream com a velocidade da internet mesmo sendo baixa. Vamos lá:

Primeiro faça um teste para saber quanto de upload sua internet tem. O download não importa, queremos saber a taxa de upload.  http://www.speedtest.net/

Agora que você fez o teste, se sua internet for acima de 400K (0.40mbps). Então com certeza é possível fazer stream com essa internet. Para quem está duvidando de mim, antigamente fazia stream em 400k, hoje em dia faço com 500k de upload, e a qualidade das minhas streams são ótimas para a qualidade do vídeo e som.

Então para começar a fazer stream iremos configurar o software para isso e precisamos baixa-lo.

Baixe o OBS-Studio no https://obsproject.com/ 

Não baixe o Classic por favor.

1- Abra o OBS e vá em configurações

image.jpg

2-Output mode deixe em simple. De acordo com a velocidade do seu upload, tente dividir mais ou menos o video bitrate com o audio bitrate. e lembre-se de nunca usar 100% da sua velocidade de upload, pois irá cair frames.

Na minha opinião a qualidade de áudio de 96kbps é ótima se você tiver internet como a minha. Sempre tenha preferencia em maior bitrate de video por razões óbvias. Se sua internet for muito ruim, é recomendável deixar 64 o audio bitrate.

E um dos fatores mais importantes. Dependendo do processador que você tiver, você pode mudar o "encoder preset"

no qual irá melhorar drasticamente a qualidade do video. O problema que puxa muito o processador e pode lagar a stream sem você perceber (não cai frames no OBS, mas fica travando a stream). Recomendável deixar o gerencidor de tarefas para ver se não passa do 90% de uso do processador, se não deixar o menos o possível desde que fique abaixo de 90% de uso total do processador.

image.jpg

-3 E outra coisa importante, que é a resolução.

Eu mesmo, por questão de organização deixo a resolução base em 1280x720 e faço scale para 568x320. Se sua internet for muito ruim você pode baixar para 512x288. Fica meio pixelado. Mas dá para ver de boa.

Downscale filter sempre usar Lanczos que é o melhor filtro para scaling.

E por último você pode optar por 60fps ou 30fps dependendo da velocidade da sua net.

A minha mesmo fica de boa 60fps com 400 de bitrate de vídeo e preset medium ou slow.

image.jpg

Outra coisa que pode melhorar bastante a qualidade da stream é diminuir o brilho e constrate do jogo, pois irá ter menos cores para o encoder processar, diminuindo o bitrate do envio.

E para mostrar um exemplo para quem quiser ver como fica a qualidade com as configurações dos prints...

Vod da última stream que fiz recentemente http://www.twitch.tv/sakurafreak/v/42802014

3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo tutorial. E ah, eu sempre usei o classic. Sabe dizer exatamente se tem muita diferença dessa sua versão aí? Minha internet tem 2 megas de upload, então sempre consegui fazer stream de boa. Só que quando se trata de jogos online meu ping fica muito alto. Vou dar uma olhada nessa versão aí pra ver se ajuda em alguma coisa.

Mais uma vez valeu pelo tutorial. E sinceramente nem sabia que se usava essa versão aí. Sempre vejo o pessoal usando a classic.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, lobo disse:

Valeu pelo tutorial. E ah, eu sempre usei o classic. Sabe dizer exatamente se tem muita diferença dessa sua versão aí? Minha internet tem 2 megas de upload, então sempre consegui fazer stream de boa. Só que quando se trata de jogos online meu ping fica muito alto. Vou dar uma olhada nessa versão aí pra ver se ajuda em alguma coisa.

Mais uma vez valeu pelo tutorial. E sinceramente nem sabia que se usava essa versão aí. Sempre vejo o pessoal usando a classic.

Para resumir:

OBS Studio é a versão multiplataforma (ou seja, os devs refizeram do zero o OBS para poder rodar nos mais variados sistemas). Só isso já é razão suficiente, seria mesma coisa que comparar windows XP e windows 7. Além disso, tem coisas novas exclusivas, como plugins, sources, filters, transitions, studio mode. Para mais detalhes: http://nerdordie.com/tutorials/obs-studio-vs-classic/

Não tem motivo para usar o Classic, a performance, reliability, e tudo do Studio já é melhor.

~~~~~~

Sobre a relação de jogos online (ping) vs streaming, o problema é que streaming usa muito upload, e você precisa do upload para se comunicar com o servidor de um jogo online, ou seja, você deve estar sobrecarregando o upstream (tudo que você envia). Tente reduzir o bitrate da stream. Se você tem 2 mb de upload, provavelmente 1500 kbps é um número bom; jogos online não costumam precisar de muito upload (há exceções, qualquer coisa tente diminuir mais)

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/02/2016 at 22:51, SakuraFreak disse:

cortei o post para eu não spammar. não foi o sakura que disse.

mas,uma pergunta,posso fazer live em 720p mesmo com 500k de upload e 60fps?

obs:é que tenho 2.5 mbps de upload e não quero abusar muito da velocidade de upload. obg.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, 500kbps você consegue 360p~480p 30fps com uma qualidade aceitável. Para 720p 60fps no mínimo 2.300kbps para ter algo mínimamente decente.

Com o teu setup eu aconselho 480p 60fps 1.600kbps.

Lembrando que, diferente de download, o bitrate da stream é medido em bit's, a mesma unidade de medida que seu provedor usa para o marketing dele.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Redd disse:

Não, 500kbps você consegue 360p~480p 30fps com uma qualidade aceitável. Para 720p 60fps no mínimo 2.300kbps para ter algo mínimamente decente.

Com o teu setup eu aconselho 480p 60fps 1.600kbps.

Lembrando que, diferente de download, o bitrate da stream é medido em bit's, a mesma unidade de medida que seu provedor usa para o marketing dele.

e com 720p 30fps

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, mateusrocha120 disse:

e com 720p 30fps

Na real eu SEMPRE deixo minha resolução em 720p, independente do jogo. Mesmo com menos de 1800 de bitrate fica bem aceitável. Porque quando eu diminuo a resolução, parece que a imagem fica pior. Atualmente eu faço live de Hitman Blood Money em 720p com 1500 de bitrate. Vou deixar o link do VOD aqui. 

Acredito que varia de jogo pra jogo mesmo. Aconselho a todos testarem tudo que é configuração para verem qual a melhor.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 01/03/2017 at 15:30, lobo disse:

Na real eu SEMPRE deixo minha resolução em 720p, independente do jogo. Mesmo com menos de 1800 de bitrate fica bem aceitável. Porque quando eu diminuo a resolução, parece que a imagem fica pior. Atualmente eu faço live de Hitman Blood Money em 720p com 1500 de bitrate. Vou deixar o link do VOD aqui. 

Acredito que varia de jogo pra jogo mesmo. Aconselho a todos testarem tudo que é configuração para verem qual a melhor.

vei,faço um programa chamado RdTVPVP Ao Vivo para a minha emissora fícticia chamada RdTVPVP. o meu estúdio fica no jogo "kogama",faço no youtube.

vei,posso deixar 720p,30fps,1.500 kbps de bitrate para a live? para o youtube? obs:eu uso o obs classic. mas,pq q o studio para mim fica pior? será que ele foca mais em qualidade ou no cpu x264 preset deixava ele em slow? responde a minha dúvida. pq quero saber cada cpu preset do x264,e mais,alguém me diz qual a diferença do Intel Quick Sync Video para o x264? agradeço.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 02/03/2017 at 22:06, mateusrocha120 disse:

vei,faço um programa chamado RdTVPVP Ao Vivo para a minha emissora fícticia chamada RdTVPVP. o meu estúdio fica no jogo "kogama",faço no youtube.

vei,posso deixar 720p,30fps,1.500 kbps de bitrate para a live? para o youtube? obs:eu uso o obs classic. mas,pq q o studio para mim fica pior? será que ele foca mais em qualidade ou no cpu x264 preset deixava ele em slow? responde a minha dúvida. pq quero saber cada cpu preset do x264,e mais,alguém me diz qual a diferença do Intel Quick Sync Video para o x264? agradeço.

720p puxa muito do processador, inclusive com o preset no slow... Só vale a pena para resoluções menores como 360p. 720 recomendo no MÁXIMO medium... Isso se o seu processador for um i7 ainda.

720p@30fps 1500kbps é ok. Recomendo 2000kbps para 720p tho. Para não ficar fragmentando a imagem (dependendo do jogo). O preset do x264 em termos leigos irá dizer o quanto irá comprimir o encoding da imagem. Por exemplo, você está enviando 20 frames por segundo... Se você colocar em faster cada frame que ele envia irá pesar 400k em média. Agora se colocar no slow cada frame desse irá pesar 200k em média. Frame é uma imagem, então.... 20frames por segundo=20 imagens por segundo X 200k = 4.000k por segundo. Ou seja, você irá precisar de 4.000k de envio pela internet (bitrate) para poder enviar sem fragmentos pela internet se você deixar no slow e se deixar no faster iria precisar de um bitrate maior porque comprime menos os frames(mais upload).

x264 é melhor por se tratar de encoding por software. E a CPU (do processador) quem acaba tendo que cuidar disso... Por isso pesa bastante dependendo do preset. Quando mais devagar o preset mais puxa o processador.

Tecnologia Intel Quick Sync se utiliza a gpu integrada no processador intel, ou seja, é feito por meio de hardware... E certamente por depender de um hardware se torna mais difícil a compressão de dados, inclusive por não poder usar a CPU que é 12312391239x mais rápido para fazer o trabalho. E para explicar melhor; dentro do processador intel  possui vários setores. Entre eles possui até uma gpu dentro do processador (Graças ao avanço tecnológico chamado nanotecnologia).

NVENC é a mesma coisa. Encoding por hardware como Intel Quick Sync. Ou seja, é uma bosta também... Não tem como comparar com um Processador de vários núcleos fazendo compressão de encoding.


Btw, OBS Studio é muito melhor para qualidade de imagem, processamento, etc... OBS Studio só está lagando porque está pedindo de mais do seu processador mesmo.


Lembre-se 720p no máximo Medium... isso se for i7. Se for um i5 recomendo fast e olhe lá... Tenta usar o gerenciador de tarefas para monitorar sua CPU para ver se não está puxando de mais. Se estiver maior que 85~90% é porque tá forçando o processador por conta do preset+resolução de envio.
Se o seu processador for i3 ou mais antigo eu realmente não recomendo fazer streams em 720p

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, SakuraFreak disse:

720p puxa muito do processador, inclusive com o preset no slow... Só vale a pena para resoluções menores como 360p. 720 recomendo no MÁXIMO medium... Isso se o seu processador for um i7 ainda.

720p@30fps 1500kbps é ok. Recomendo 2000kbps para 720p tho. Para não ficar fragmentando a imagem (dependendo do jogo). O preset do x264 em termos leigos irá dizer o quanto irá comprimir o encoding da imagem. Por exemplo, você está enviando 20 frames por segundo... Se você colocar em faster cada frame que ele envia irá pesar 400k em média. Agora se colocar no slow cada frame desse irá pesar 200k em média. Frame é uma imagem, então.... 20frames por segundo=20 imagens por segundo X 200k = 4.000k por segundo. Ou seja, você irá precisar de 4.000k de envio pela internet (bitrate) para poder enviar sem fragmentos pela internet se você deixar no slow e se deixar no faster iria precisar de um bitrate maior porque comprime menos os frames(mais upload).

x264 é melhor por se tratar de encoding por software. E a CPU (do processador) quem acaba tendo que cuidar disso... Por isso pesa bastante dependendo do preset. Quando mais devagar o preset mais puxa o processador.

Tecnologia Intel Quick Sync se utiliza a gpu integrada no processador intel, ou seja, é feito por meio de hardware... E certamente por depender de um hardware se torna mais difícil a compressão de dados, inclusive por não poder usar a CPU que é 12312391239x mais rápido para fazer o trabalho. E para explicar melhor; dentro do processador intel  possui vários setores. Entre eles possui até uma gpu dentro do processador (Graças ao avanço tecnológico chamado nanotecnologia).

NVENC é a mesma coisa. Encoding por hardware como Intel Quick Sync. Ou seja, é uma bosta também... Não tem como comparar com um Processador de vários núcleos fazendo compressão de encoding.


Btw, OBS Studio é muito melhor para qualidade de imagem, processamento, etc... OBS Studio só está lagando porque está pedindo de mais do seu processador mesmo.


Lembre-se 720p no máximo Medium... isso se for i7. Se for um i5 recomendo fast e olhe lá... Tenta usar o gerenciador de tarefas para monitorar sua CPU para ver se não está puxando de mais. Se estiver maior que 85~90% é porque tá forçando o processador por conta do preset+resolução de envio.
Se o seu processador for i3 ou mais antigo eu realmente não recomendo fazer streams em 720p

atah,mas o meu cpu é intel pentium j2900 2.41ghz quad core,4gb ram e intel hd graphics,o que vc me recomenda nesse caso do obs studio?

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 05/03/2017 at 21:39, SakuraFreak disse:

720p puxa muito do processador, inclusive com o preset no slow... Só vale a pena para resoluções menores como 360p. 720 recomendo no MÁXIMO medium... Isso se o seu processador for um i7 ainda.

720p@30fps 1500kbps é ok. Recomendo 2000kbps para 720p tho. Para não ficar fragmentando a imagem (dependendo do jogo). O preset do x264 em termos leigos irá dizer o quanto irá comprimir o encoding da imagem. Por exemplo, você está enviando 20 frames por segundo... Se você colocar em faster cada frame que ele envia irá pesar 400k em média. Agora se colocar no slow cada frame desse irá pesar 200k em média. Frame é uma imagem, então.... 20frames por segundo=20 imagens por segundo X 200k = 4.000k por segundo. Ou seja, você irá precisar de 4.000k de envio pela internet (bitrate) para poder enviar sem fragmentos pela internet se você deixar no slow e se deixar no faster iria precisar de um bitrate maior porque comprime menos os frames(mais upload).

x264 é melhor por se tratar de encoding por software. E a CPU (do processador) quem acaba tendo que cuidar disso... Por isso pesa bastante dependendo do preset. Quando mais devagar o preset mais puxa o processador.

Tecnologia Intel Quick Sync se utiliza a gpu integrada no processador intel, ou seja, é feito por meio de hardware... E certamente por depender de um hardware se torna mais difícil a compressão de dados, inclusive por não poder usar a CPU que é 12312391239x mais rápido para fazer o trabalho. E para explicar melhor; dentro do processador intel  possui vários setores. Entre eles possui até uma gpu dentro do processador (Graças ao avanço tecnológico chamado nanotecnologia).

NVENC é a mesma coisa. Encoding por hardware como Intel Quick Sync. Ou seja, é uma bosta também... Não tem como comparar com um Processador de vários núcleos fazendo compressão de encoding.


Btw, OBS Studio é muito melhor para qualidade de imagem, processamento, etc... OBS Studio só está lagando porque está pedindo de mais do seu processador mesmo.


Lembre-se 720p no máximo Medium... isso se for i7. Se for um i5 recomendo fast e olhe lá... Tenta usar o gerenciador de tarefas para monitorar sua CPU para ver se não está puxando de mais. Se estiver maior que 85~90% é porque tá forçando o processador por conta do preset+resolução de envio.
Se o seu processador for i3 ou mais antigo eu realmente não recomendo fazer streams em 720p

ninguém vai me responder?

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com esse setup é difícil fazer stream recomendo comprar um pc novo infelizmente, ou teria que ter internet rápida. Desculpa a demora fiquei por um tempo away lol

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2017-5-16 at 16:32, SakuraFreak disse:

com esse setup é difícil fazer stream recomendo comprar um pc novo infelizmente, ou teria que ter internet rápida. Desculpa a demora fiquei por um tempo away lol

^ Realmente só comprando um novo.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 16/05/2017 at 16:32, SakuraFreak disse:

com esse setup é difícil fazer stream recomendo comprar um pc novo infelizmente, ou teria que ter internet rápida. Desculpa a demora fiquei por um tempo away lol

vlw por tudo aí galera,agora eu estou usando o XSplit Broadcaster versão FREE e é uma maravilha(independente do jogo!),agora o OBS vou só usar pra gravar gameplay

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá tenho um i7 8700/gtx 1070 ti/16gb ram e 2 upload, qual seria a melhor config na sua opinião? faço stream de CS/LOL e jogos do tipo. 

Em 30/06/2018 at 12:14, Piccola disse:

Para jogos offline é ok ter upload baixo. Mas para jogos que depende de latência é impossível.

se der pra dar esse salve GOD de mais kkkk <3

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0