• Anúncios

    • Redd

      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.
Redd

[TUT] - Microfones 101

9 posts neste tópico

Bom dia/tarde/noite, senhor(a) runner que está planejando ser um criador de conteúdo e está começando, ou querendo melhorar sua qualidade atual, e se sente intimidado pela quantidade de informação que essa área abrange. Hoje é seu dia de sorte, porque todas as suas dúvidas, espero eu, serão respondidas aqui.

Deixe-me começar dizendo que você paga pelo que recebe. É virtualmente impossível fazer um microfone de 1,99R$ soar tão bem quanto um de 200R$.

Vamos começar entendendo o que é o som e como ler cada especificação técnica.

Spoiler

Som:

Spoiler

O som é uma onda mecânica (que precisa de um meio para se propagar, no nosso caso, o ar) e, como toda onda física, ele possuiu uma frequência e uma amplitude.

A frequência de um som indica o quão grave ou agudo ele soa. Baixas frequências geram sons graves e frequências altas geram sons agudos. Ela é medida em Hertz (Hz). Importante!!! Geralmente a frequência que as montadoras disponibilizam nas especificações técnicas é referente à frequência de resposta.

A amplitude é o que define o "volume" de um som. Ela está diretamente relacionada à intensidade/potência sonora, medida em Decibels (dB) e a sensibilidade padrão é 94dB. Quanto mais baixo esse valor, mais perto você vai querer falar dele e, quanto mais alto o valor, mais longe.

Especificações:

Spoiler

Frequência (de resposta)

Spoiler

É o alcance que o instrumento pode reproduzir no mesmo "volume" real com uma tolerância (geralmente ± 3dB). A maioria dos microfones utilizam o padrão de 20Hz~20kHz.

Como o intuito é gravar a voz, o recomendado é que se compra um microfone com uma frequência de resposta de 80Hz~12kHz.


"Mas, Redd, um microfone com um gradiente maior não é melhor no geral?"

Não, jovem ganfanhoto. A sua voz nunca passará desse limite e isso também evita sons indesejados, como ruídos do computador, ar condicionado, etc...

 

Sensibilidade

Spoiler

A sensibilidade indica o quão sensível o instrumento é (duh). Em outras palavras, o sinal elétrico que ele irá gerar ao detectar um som. Quanto mais sensível, mais forte o sinal gerado ao ser exposto à um som de mesma amplitude.

Quanto menos sensível for o microfone, maior o ganho que ele deverá receber de um mixer, resultando em mais ruído.

Ela é medida em mV/Pa (Milivolts/Pascal)

Existem outras informações que, raramente, são disponibilizadas em microfones disponíveis à nós, reles mortais e, por isso, não entrarei em detalhes. Se precisar tirar uma dúvida em específico, entre em contato comigo.

 

Agora vamos ver os tipos de polarização de cada sensor.

Spoiler

O que é?

Spoiler

O tipo de polarização define em que direção o microfone capta o som, ignorando os sons que não vem daquela direção

Omnidirecional

Spoiler

fetch?id=31129489&d=1398382724A polarização omnidirecional capta sons de todas as direções

Cardióide (Unidirecional)

Spoiler

fetch?id=31129490&d=1398382724A polarização Cardióide capta somente os sons vindos diretamente da frente do microfone.

Bidirecional

Spoiler

figure-8\\_polar\\_pattern.jpgA polarização Bidirecional ignora os sons laterais.

 

Agora vamos ver os dois tipos de sensores mais comumente comercializados.

Spoiler

Dinâmicos

Spoiler

http://cdn2.hubspot.net/hub/316692/file-2302283356-gif/induction_3.gifOs sensores dinâmicos funcionam exatamente da forma contrária de uma caixa de som/fone de ouvido, ao invés do imã receber um impulso e movimentar a membrana, ela recebe a vibração e movimenta o imã, produzindo um sinal elétrico. Já tentou plugar seu fone de celular na entrada de microfone? (Spoiler alert: funciona)

Devido à sua simplicidade e baixo custo, esse tipo de sensor é amplamente utilizado no mercado desde microfones de headsets à microfones profissionais a-lá Silvio Santos.

 

Tamanho é documento!!! Devido ao seu funcionamento, quanto maior o sensor, mais sensível ele é.

  • Dinâmico pequeno: 1.0 mV/Pa
  • Dinâmico comum: 1.8 mV/Pa

Condensadores

Spoiler

mic-condenser.gif

O modo de funcionamento desse microfone é muito complexo, mas, resumidamente, ele mantém uma corrente constante de energia e analisa a diferença na corrente devido à movimentação da membrana e essa diferença é convertida em um sinal elétrico.

Esse sensor é infinitamente mais complexo que o dinâmico, mas sua alta precisão e portabilidade compensam seu preço elevado. Seu tamanho pode variar desde um grão de arroz até uma ficha de poker sem perder muita qualidade.

  • Condensador pequeno: 5.4 mV/Pa
  • Condensador comum: 5.6mV/Pa

 

Isso conclui a primeira parte do tutorial. Na próxima parte, vou discutir sobre os acessórios e a importância de cada um.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nice tut. bom para quem quer se aprofundar no assunto.
Acho que irei fazer um tutorial para complementar de como utilizar software mixer (que é bem legal para teste de som e organização), e deixar qualidade de microfone USB semelhante ao de um microfone XLR (por software mixer e VST). Welp, só no aguardo da vontade.



 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, SakuraFreak disse:

nice tut. bom para quem quer se aprofundar no assunto.
Acho que irei fazer um tutorial para complementar de como utilizar software mixer (que é bem legal para teste de som e organização), e deixar qualidade de microfone USB semelhante ao de um microfone XLR (por software mixer e VST). Welp, só no aguardo da vontade.



 

Eu ia fazer uma breve menção à isso no segundo tópico sobre otimização mas não ia entrar em detalhes. Se você fizer isso seria 10/10.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já sabia sobre esse lance de omnidirecional e tal. Ando na busca de um microfone há tempos. Um omnidirecional é recomendado para quem capta o som em um "lugar aberto", né? E quando digo aberto, é o meu quarto com minha mulher fazendo barulho e os gatos mais ainda. Não é nem de longe silencioso. E usar pushtotalk em run é de cair o cu da bunda.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Microfones omnidirecionais são recomendados para ambientes quietos. Se tem muito barulho aonde você for gravar, recomendo um cardióide (unidirecional) e posicionar ele de costas para o barulho.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu trabalhei com áudio por um bom tempo da minha vida e aqui tá a minha contribuição. Espero que ajude e qualquer dúvida estou à disposição.

 

  • TL;DR

 

Fale alto. Feche portas e janelas. Encha a sala/quarto de coisas. Use um microfone USB.  HF Kappa

 

Se você resolveu encarar o post completo, parabéns!
Um longo tutorial o aguarda, portanto tentarei deixar isso aqui o mais dinâmico e leve possível e manter a linha de pensamento pra que fique bem claro como pensar na hora de comprar ou melhorar o áudio de suas gravações e streams.

 

 

 

Para começar temos que termos bem claro porque queremos que nosso audio seja bom nas transmissões para não nos perdermos e acabarmos gastando mais do que deveríamos em microfones e equipamentos de som que não vão acrescentar à nossa transmissão o tanto que esperamos (tipo gastar isso em um microfone http://www.sweetwater.com/store/detail/ELAM251E).

O som que queremos tem que ser alto e claro, para que o maior número de pessoas consiga entender.

Para conseguirmos um som assim é necessário entender o caminho que o som que sai da sua casa faz até chegar na casa de quem o está assistindo.

 

Para começar o som sai de você, é a sua VOZ, que irá rebater por todo o AMBIENTE em que você está e será ouvido pelo MICROFONE que irá transformar o som em impulso elétrico que por sua vez será convertido em bits pelo hardware de seu pc que será comprimido pelo software utilizado na gravação/transmissão e será transmitido até a casa de quem te assiste, sendo novamente transformado em impulso elétrico, e depois em som por suas caixas de som/fones de ouvido. No caso de que não usa fone de ouvido, o som rebaterá por todo o ambiente onde ele está assistindo e será identificado pelo ouvido como som.

 

Nesse post iremos abordar o que acontece até a conversão de sinal elétrico em bits.

 

 

  • VOZ 

 

Para começar, o som da sua voz, sai de você. Então não importa o quanto você gaste com equipamentos de som e isolamento/tratamento acústico, se a sua voz não está legal, quem estiver em casa terá dificuldades em te entender. Portanto a primeira coisa é aprimorar a dicção. 

Na maioria dos casos o ideal é falar bem mais alto do que falaria em uma diálogo com outra pessoa. Como referencia, seria como se você estivesse falando em um palco para um pequeno grupo de pessoas ou em uma mesa com 5 ou 6 pessoas. Portanto, não é para gritar, apenas impor a voz. No começo pode parecer estranho falar assim sozinho, principalmente se você não estiver acostumado, mas lembre se de que há pessoas assistindo e quanto mais claro e alto sua voz for, mais fácil será para quem assista entenda (não é para gritar FGS).

 

PS: É claro que existem excessões e estilos diferentes de como fazer isso mas o ponto aqui é soar alto e claro.

 

  • AMBIENTE 

 

Antes de chegarmos no microfone temos que analisar o ponto mais ignorado pela maioria das pessoas, o ambiente em que você está falando.

Provavelmente você fará as suas streams/videos de seu quarto ou de sua sala e, uma vez que você bote a voz pra fora, ela rebaterá por todo o local antes de ser ouvido pelo microfone. Além disso temos que considerar os ruídos externos. Se você está ouvindo, pode ter certeza que o microfone também está.

É claro que nem todos nós temos centenas de milhares de reais para gastarmos com tratamento e isolamento acústico, portanto, aqui teremos sugestões do que fazer com o que temos em nossas casas.

Vamos começar dividindo o tratamento do ambiente em duas partes: isolamento e tratamento.

Isolamento é controlar o som do ambiente externo, ou seja, tudo aquilo que não faz parte do que queremos transmitir (barulho de carro, moto, avião, pessoas conversando, cachorro, etc.).

Tratamento é controlar o som do ambiente interno, ou seja, tudo aquilo que tem o potencial de complementar o que queremos transmitir (eco e frequências).

 

Vamos começar com o que podemos fazer a respeito do isolamento acústico. 

Algumas coisas são bem simples, como pedir para que as pessoas que dividem a residência com você(quando houverem) não falem tão alto quando estiver gravando, fechar as janelas e portas para diminuir os sons externos ou até sair para passear com seu cachorro para que não fique latindo o tempo inteiro. 

De maneira geral, sempre tente colocar algum obstáculo na entre a fonte de barulho e o microfone.

 

Sobre tratamento acústico.

Quanto mais coisas houverem no lugar onde você grava/streama menos a sua voz ecoará. Se você já esteve em um apartamento vazio ou mesmo uma sala de aula vazia, já percebeu que o eco torna muito mais difícil de se entender o que se fala. Sendo assim tenha em mente que quanto menos coisas houverem no seu local, pior será o som que o microfone ouvirá.

Sério pode encher de tralha que quanto mais tiver e mais desorganizado for, menos eco terá e mais clara será a sua voz. (Sim, é a desculpa perfeita para não arrumar o quarto. Sim, há respaldo científico. Sim, você vai ter que arrumar mesmo assim).

 

  • MICROFONE 

 

Finalmente chegamos na parte que levanta o maior numero de dúvidas.

Se você pulou as outras partes eu recomendo lhe recomendo seriamente que as leia. Algumas coisas explicadas anteriormente irão ajudar a escolher o microfone certo para você.

 

Então para inicio de conversa, o melhor microfone que você pode comprar é aquele que você pode pagar. Sério, não gaste fortunas com um microfone pois quanto mais você gastar menos será o retorno de qualidade que ele dará. Um bom microfone USB funcionará bem melhor nesse caso do que nosso garboso Telefunken valvulado de MAIS DE 8000 dólares(Sério, imagina se isso aqui http://www.sweetwater.com/store/detail/ELAM251E cai no chão. E pode acreditar que existem grandes chances de isso acontecer já que a maioria de nós não ira deixar o microfone guardado e só retirar quando for gravar).

Existem ótimos microfones disponíveis no mercado por preços atraentes que terão a qualidade necessária para que a nossa voz seja captada alta e clara. Portanto vamos focar em escolher o melhor que pudermos dentro daquilo que podemos gastar.

Como já postado anteriormente, existem diversos tipos de polarização de microfones, sendo as mais populares, omnidirecional, cardioide e bidirecional. Se você gravará sozinho não há duvidas de que deve escolher o cardioide, já que ele captara a maior parte do som só de uma direção (lembram do tratamento acústico do tópico anterior? o microfone capta todo o som do ambiente! Então, se pudermos direcionar o que ele ouve apenas para nós, metade do som do ambiente não será captado, resultando em menos eco). Existem algumas variações do cardioide, como o supercardioide ( http://www.sweetwater.com/store/detail/VideoMicProR ) ou hipercardioide ( http://www.sweetwater.com/store/detail/SR30HC ) que são ainda mais direcionais, mas também são mais caros. Estes tipos de microfones não são recomendados caso você se mexa muito. Mesmo poucos centímetros podem ser a diferença entre ser possível ouvir sua voz acima do nível do audio do jogo ou não ouvir mais, por mais essa, fique com os cardioides.

Agora que já escolhemos a polaridade, vamos analisar o tipo de conexão dos microfones.

Existem conexões analógicas e digitais Um exemplo de digital seria USB e uma analógica seria p2(a mesma da entrada de fone de ouvido).

Nesse caso é recomendado uma conexão digital. Como nem todos as placas-mãe de pc tem os seus circuitos de áudio isolados, muitas vezes comprar um microfone com conexão analógica, por melhor que ele seja, resultara naquele desagradável ruído de estática, não por causa do microfone mas por causa de seu computador. Comprando um microfone USB, a parte analógica fica dentro do próprio microfone e, sendo assim, mesmo que seu computador não tenha os tais circuitos isolados, o audio vindo do microfone não passará por lá e o ruído não será transmitido.

Microfones USB ruins também geram o mesmo ruído então não adianta pagar muito barato.

Outro ponto de duvida pode ser se você deve comprar um microfone dinâmico ou condensador. Honestamente, tanto faz. Existem bons modelos dos dois tipos, e por mais que muitos digam que os condensadores são melhores, o microfone padrão utilizado nas rádios é dinâmico (http://www.sweetwater.com/store/detail/SM7B) (http://www.sweetwater.com/store/detail/RE20), por isso é melhor concentrar-se mais no quanto você tem para gastar do que se você deve pagar mais caro em um microfone só por ele ser condensador.

 

  • POSICIONAMENTO

 

Ah você achou que tinha acabado? Pois existe um detalhe bastante subestimado que é o posicionamento do microfone. Lembrem sempre, estamos querendo evitar sons indesejáveis e como não estamos em um estúdio profissional, temos que dar um jeito de maximizar o potencial do nosso som.

Posicionar o seu microfone na sala/quarto é essencial para que se diminua o som vindo de fora e pegue o melhor de sua voz. Sempre tente deixar o microfone virado na direção contrária da maior fonte de barulho do ambiente (porta, janela ou até mesmo outras pessoas) e se o som estiver estourando cada vez que fala a letra P, B ou D, tente falar de mais longe ou deixar ele apontado ligeiramente para o lado (é mais barato do que comprar um pop-filter e tão eficiente quanto). O mesmo serve se os sons de S, Z ou X estiverem muito estridentes.

 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora