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    • Redd

      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.

AugustoTitan

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  1. Pessoal, criei um documento no Google para resumir as melhorias propostas: https://docs.google.com/document/d/1Df5q1LLX73R_AvnGtCiCaywHeL3tCjujJJajiAPca9s/edit?usp=sharing ---------------- Me recordei agora de uma coisa. Como tivemos vários runners novos nesta maratona e provavelmente teremos bastante na próxima também, é importante de algum modo coletarmos informações de contato de todos eles. Para alguns runners novos que não participam ativamente da BRASA, enviar comunicados foi complicado. Minha ideia é pedir e-mail como obrigatório e ter um campo para outros meios como usuário no Discord. O problema é que a coleta dessa informação não pode ser simplesmente feita pelo formulário de inscrição, uma vez que a planilha de resposta é pública e não se pode expor o e-mail das pessoas publicamente. Uma solução seria tornar a planilha de respostas privada, e montar uma outra planilha, esta sim pública, contendo as informações filtradas.
  2. Isso é muito verdade. Durante TODA a duração dos submits, poderíamos facilmente ter definido equipes, funções e voluntários. Mas como tivemos a Mariothon tão próxima (que também ajudei a organizar), não tive tempo nem a lembrança para começarmos essa parte. Poderíamos facilmente ter tocado a parte da parceria com APAE também, mas era meu entendimento na época (equivocado) que seria bom termos uma schedule antes de fazer proposta. Sobre a atribuição de tarefas, proponho o seguinte procedimento então: Definição de equipes (gerentes e comunidade) - definir quais serão as designações das equipes: publicidade, design, ... Abertura para inscrição de voluntários Reunião de levantamento de atividades (gerentes, voluntários e comunidade): é criada a lista de atividades que têm que ser executadas. Devem englobar todas as ações necessárias para fazer a Maratona acontecer. É importante nós gerentes recebermos sugestões neste levantamento, afinal de contas, eu por exemplo não manjo de publicidade, então fica difícil elencar o que precisa ser feito. Atribuição das atividades (gerentes, voluntários): o gerente atribui as atividades levantadas na etapa 3 aos voluntários das equipes. Se outros membros da comunidade se oferecerem para realizar a atividade, eles passam a também ser voluntários.
  3. Protestei contra ela ficar aberta, mas os encarregados preferiram então acatei a decisão. O formato das doações estava praticamente definido: sem parceria, faríamos o repasse das doações para a entidade. Poucos dias antes da Maratona foi percebido que havia a possibilidade de uma parceria real e destinação direta do dinheiro para a APAE. Em vista do curtíssimo prazo (tinha assuntos que tinham que ser resolvidos no mesmo dia) era completamente inviável realizar uma reunião antes. Furlim encaminhou uma mensagem em resposta a esse assunto: "Não me arrependo de ter tomado a decisão da parceria com a APAE, mesmo que às pressas, de modo mais centralizado e informanfo só depois. Foi algo que, se postado durante o andamento, ia gerar muita conversa, a ponto de até talvez de se pedir que a parceria não fosse feita. Chamei a bronca pra mim, e acredito que ela ter acontecido foi algo positivo no fim, pois passou uma imagem bem melhor pro público do que se apenas estivéssemos arrecadando sem compromisso ou nem arrecadando."
  4. Eu falo isso todo ano, mas isso de reclamar apenas depois é horrível. Deem lembretes, broncas, sugestões, antes e durante os eventos. Postamos uma agenda com as datas das atividades relacionadas à organização da Maratona no Discord e Fórum. Foi dito extensivamente que para a fazermos em Dezembro, teríamos que rushar algumas coisas. E ninguém além do Keha sugeriu mudanças a esse cronograma. Foram definidas as funções para a maratona (que deveriam ser preenchidas por pessoas selecionadas, ou voluntários), e permitam-me dizer que as inscrições não foram muitas. Poucos se ofereceram para preencher as funções, e os que se inscreveram aparentemente ficaram aguardando ordens, sendo que não era essa a intenção. A Maratona é um evento descentralizado por design, ou seja, a intenção era cada "setor" coletar as demandas comunicadas pela comunidade e executar suas próprias ideias. É justamente para fugir do modelo rígido de gerência (que é amplamente criticado pela maioria da SpeedrunsBrasil) que preferimos esse modelo. Ainda assim, o que Furlim e eu lembrávamos, comunicávamos. Mas me parece que pela simples existência dos gerentes do projeto muitos se sentiram desobrigados a ajudar. (??) Dito isso, a co-gerência admite que pegou muitas das tarefas a serem executadas para si e se sobrecarregou. Responsáveis pelos canais de comunicação: https://docs.google.com/document/d/1uvnRoTTMNE8zrSeh75_1Bt9lIy7MYuMs3u5WoFKm9K0/edit Encarregados das funções na Maratona: https://docs.google.com/document/d/1yAYDbLqFltEsfIHLveJiReB7EgH-IxfoDw6KBYumEjc/edit Eventos programados: https://docs.google.com/document/d/1HuQNlGd9rHXynS7zUCQ2H0uOexAFmBrfu8vHIIT4fGw/edit (contém também os responsáveis. Em caso de assuntos específicos, o responsável pode repassar o contato para a pessoa a que foi atribuída a função). Entendi o exemplo citado, mas gostaria de um exemplo no contexto da Maratona. Discordo veementemente da sua interpretação. São runs da maratona que foram divulgadas, e não vejo maldade pelo simples fato de não ter hashtag no segundo caso. O argumento de que "o cara não usou a hashtag nem mention, portanto houve tentativa explícita de promoção de alguém acima dos outros" não pode ser usado como base para que uma atitude seja tomada. Sinceramente, me parece procurar cabelo em ovo. Válido! Mas infelizmente ninguém teve ideias como essa antes da maratona, ou não repassou para a gerência ou equipe de publicidade, então fica para a próxima. Muita informação tem que ser mostrada no layout e, para manter a simplicidade do design, algumas informações têm que ser exibidas intermitentemente mesmo. Podemos discutir modificações no layout sem problemas para a próxima maratona que arrecadar doações, já que provavelmente teremos mais tempo.
  5. • Gerentes: AugustoTitan e Furlim • Restreamer: Captura o layout com o(s) jogo(s) e transmite a live final para o canal da SpeedrunsBrasil. Como usaremos o Speedthon oferecido pelo Furious, o computador do restreamer servirá basicamente como servidor, já que o layout será controlado à distância pelo painel. ---Quem: Kehanort, Baldo, AugustoTitan, Furlim, Cassiothird, Devilmyhell • Cronograma: Realiza a filtragem das runs submitadas e faz o encaixe delas em um cronograma. ---Quem: Smosism, Nathacsa, Wally, Vinicius, Shmupforlife e gerentes • Design: Faz a confecção de peças publicitárias e artes para as necessidades de imagens da maratona. ---Quem: voluntários • Host: Faz o comentário nos intervalos, lê doações e interage com o chat por voz durante runs, quando aplicável. ---Quem: voluntários • Publicidade: Formula e envia as postagens em redes sociais, pensa em meios de divulgação da Maratona. ---Quem: voluntários • Equipe técnica: Auxilia restreamers no que precisarem, tiram dúvidas e testam stream de runners, realizam ajustes técnicos durante a maratona. ---Quem: voluntários ---------------------------------------------- As inscrições estão abertas para: Design, Host, Publicidade, Equipe técnica. Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUJfqxd04xZJ0b3-bADQfJr8TDPaZabKddEZq7smdtRp9c2w/viewform Data limite para inscrições: 24/11/2017 às 23:59
  6. A melhor ideia até agora, pra mim, é a de jogos Indie! Jogos já com runners na comunidade: A melhor ideia até agora, pra mim, é a de jogos Indie! Jogos indie que já possuem runners na comunidade: - Freedom Planet: Fladervy - Shovel Knight (Shovel, Plague e Specter): Fladervy e WigLink - Hollow Knight: Wiglink - Super Meat Boy: LuisFae - The End is Nigh: LuisFae - Mark of the Ninja: AugustoTitan - Salt and Sanctuary: GrandeMOficial - Rosenkreuzstilette (escrevi certo? a série tem 2 jogos): Raiul - Cuphead: GrandeMOficial - Crypt of the Necrodancer: Bacing - Life is Strange: Roxy Rose - Outlast: Baldo, Davil, Rômulo - Undertale: Kehanort - Momodora Reverie Under the Moonlight: Celestinno, MatheusPrata - A Lenda do Heroi (sim): AugustoTitan - Titan Souls: Davil - Risk of Rain: Celestinno - Before the echo: Smosism - Forward to the sky: Smosism e Raiul - Caster: Smosism - Element4l: Smosism - 100% orange Juice: Smosism - Wings of Vi: HiksBR - Hotline Miami: LinksJam (+ Todos do Ciborgue) Jogos com pessoas dispostas a aprender: - Khimera: Destroy All Monster Girls: Hirow - Rabi Ribi: Alowne e Pet - Eat: Alowne - A Hat in Time: Pet (talvez)
  7. Já se passou mais de um mês e nada foi postado sobre o progresso. Como não houve avanços no estudo+teste da ferramenta da GDQ, utilizaremos o layout dinâmico oferecido por Furious.
  8. Etapas do trabalho de seleção: Etapa 1: os membros da equipe de seleção, separadamente, marcam cada run da planilha de inscrições como: candidata a corte; backup; dentro; prioridade. Os fatores a serem considerados são: tempo de duração, atratividade do speedrun, disponibilidade do runner, entre outros. Etapa 2: reunião de seleção de inscrições. Nela, já cada um com a planilha preenchida, discutimos sobre os consensos e sobre os pontos de divergência, e montamos pelo menos um esboço do cronograma. Essa reunião será aberta para participação da comunidade.(edited) ------------- A equipe de seleção, a princípio, é formada por AugustoTitan, Furlim, Wally, Nathacsa e Smosism
  9. VODs da Mariothon criados! Twitch: https://www.twitch.tv/speedrunsbrasil/manager/highlights Playlist completa no Youtube: Muito obrigado a todos pela maratona, foi muito daora!!!
  10. Arquivo com as imagens para restream em anexo a este post. Mariothon-Restream.rar
  11. Eu Odeio a Minha Vida vs Chaos Dunk marcado para dia 05/11 (domingo) às 20h.
  12. Dá pra ver os clips já criados aqui: https://www.twitch.tv/speedrunsbrasil/clips
  13. A princípio usaremos o sistema Speedthon desenvolvido por Furious, o mesmo utilizado na Maratona Online 2017, de janeiro. Ele oferece a função de alteração dos elementos do layout dinamicamente, e até à distância por outra pessoa, por meio de um painel. Essa função é extremamente útil para a restream. Ele já está pronto para ser usado e renderia pouco trabalho adicional. Esboço pré-alfa: layout idêntico ao da Maratona Online de janeiro, mas com a cor verde e a logo da 5ª maratona. -------- Layout da GDQ: Um grupo está responsável pelo estudo da ferramenta de Layout disponibilizada pela equipe da GDQ e por alterar o que for necessário para usá-lo em nossa maratona.
  14. Cronograma montado e adicionado ao primeiro post. Além disso, registro aqui a descrição do Titan x BRASA: Em vez de apenas uma run de Super Mario All-stars all four any% feita por mim, faremos uma corrida entre: - AugustoTitan jogando os 4 jogos sozinho - 4 jogadores em revezamento, cada um jogando um dos 4 jogos. SMB1 por Furlim, SMBLL por Thurler, SMB2U por EaBTasRaiul e SMB3 por Madu1311. Obs.: Pode ser jogada a versão NES dos jogos. O único em que há diferença de rota é SMB2U, porque em SMAS pode-se fazer save & quit strats.