• Anúncios

    • Redd

      Bem vindo! [Leia antes de continuar]   01-01-2016

      Seja bem-vindo(a) ao fórum oficial da Speedruns Brasil!

      Este é um espaço que usamos, principalmente, para discussões que envolvem a comunidade como um todo como organização de eventos, feedback dos membros e sugestões.
      Links de interesse: Site: Ponto de partida da comunidade http://www.speedrunsbrasil.com   Discord: Ponto de encontro dos membros da comunidade https://discord.gg/0SjpVmWEShqIFASO   Wiki: Base de conhecimento da comunidade. http://wiki.speedrunsbrasil.com   Facebook: Grupo do facebook da comunidade https://www.facebook.com/groups/sgrbrasil/
    • kbralz

      Doações para Speedruns Brasil   24-09-2016

      E aí pessoal, bom dia, tarde, noite. Antes de mais nada, só queria pedir desculpas pela ausência na comunidade de forma geral . Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo que estão impedindo que eu faça speedruns/me mantenha focado nisso. Desde trabalho profissional a voluntários, e a dedicação do pouco tempo livre meu para treino com uma equipe de CS:GO e participação de ligas amadoras. Mas bora falar do que importa. Há alguns meses já, eu o Thiago Cardoso (a.k.a TJ) e Matheus Furtado (a.k.a Furious) conversamos bastante sobre manutenção da página, servidor, etc etc. Tanto que nós fizemos a mudança de servidor há alguns meses pra testar a nova qualidade de serviço deles e outras funcionalidades a mais que não havíamos disponíveis antes. Esses primeiros meses eu e o TJ bancamos os pagamentos para testar se o host iria mesmo atender todas as nossas necessidades, e por enquanto, tem se mostrado tudo OK. Já que tudo parece estar resolvido quanto as especificações, podemos finalmente abrir pra comunidade a possibilidade de doações para manter o serviço funcionando. Obviamente eu e o TJ temos segurado os custos, e vamos assim continuar caso não atinjamos a meta mensal/anual, mas tenho certeza que vocês podem nos ajudar, até porque, é um benefício a todos nós. Quanto é o custo do servidor?  Bom, por mês, custa por volta de R$25,00 (dá uns quebrados porque é baseado no dólar). Ou seja, se cada um ativo da comunidade doar R$1,00 por mês, a gente banca os custos facilmente! Só que convenhamos, doar R$1,00 uma vez por mês todo mês é um saco, né? Então porque não tentamos bancar o custo anual do servidor (inclusive com desconto caso seja feito essa opção) em vez de mensal? Se cada um doar R$10,00, já bancaremos o custo de um ano em pouco tempo! Feito isso, o botão de doação ficará disponível apenas para quem quiser doar para outras razões, fora o custo dos servidores. Ainda estamos cogitando no que podemos investir caso seja arrecadado mais do que o custo anual dos servidores, e com as futuras doações. Coisas desde: Melhoria e atualização no tipo de serviço contratado, ter acesso a mais ferramentas e oferecer mais do que a gente consegue no serviço atual. Ajuda financeira para auxílio de maratonas presenciais/online, independente da necessidade, seja de equipamento ou qualquer outra coisa. Incluindo a Br.AT. Basicamente, qualquer coisa que possa nos ajudar a promover mais a comunidade, página, runners. Vocês mesmos caso tiverem ideias, podem compartilhar aqui! Como você pode doar?  Se você ainda não notou, na nossa página www.speedrunsbrasil.com, logo na tela inicial no canto inferior direito, tem um botão que irá te redirecionar para a doação e você poderá doar qualquer valor.
      Para que conta está indo o dinheiro doado? Eu possuo uma conta no PayPal que não está sendo usada para minha vida pessoal, ou seja, está zerada (na verdade com alguns trocados do TJ que me ajudou a pagar nesses meses de testes) e que será utilizada somente para transações da Speedruns Brasil. Até criarmos uma conta "PJ", essa foi uma solução mais rápida e prática, e o TJ optou por não se voluntariar nessa pois ele utiliza o PayPal constantemente e isso poderia dificultar nossa administração do dinheiro da comunidade. E podem ficar tranquilos, seremos 100% transparentes com tudo. Obviamente, todos os extratos, saldos, atividades da conta serão disponibilizadas publicamente para que vocês mesmos possam conferir a movimentação dela. Não utilizaremos o dinheiro da conta para nenhuma atividade sem antes informar ou coletar opinião da comunidade. Até mesmo o pagamento do servidor (seja ele mensal ou anual dependendo do quanto arrecadarmos) será notificada e colocada a público. No mais é isso gente. Apesar de eu estar sem tempo, eu continuo envolvido no máximo que eu posso com vocês e com speedrun em geral. Posso não ter mais tempo para praticar como eu tinha, mas eu ainda quero fazer essa comunidade crescer e é por isso que eu mantenho fazendo o que eu consigo pela comunidade, seja trabalhando nos fundos dela, seja prestando meus serviços em eventos como as presenciais e na Br.AT e etc.  Obrigado e vamos lá 

      Agradecimentos ao Furious e TJ por me ajudarem tanto e a comunidade em si.
SerelepeMarsupial

Críticas e Sugestões: 5ªMO e comunidade

20 posts neste tópico

Pessoal, vim aqui fazer críticas e sugestões sobre a comunidade num geral. Vou começar primeiro com as críticas e, a partir delas, dar algumas sugestões.

1. Organização dos eventos na comunidade.
Na quarta maratona online a gente passou pelo mesmo que passou nessa quinta maratona. As coisas foram feitas de última hora sendo que os planos para se fazer a maratona já eram antigos.
Felizmente as maratonas funcionaram, mas ainda assim, tentar fazer tudo em duas semanas é muito zoado. A gente já sabe que isso aconteceu, mas me parece que mesmo todo mundo sabendo as coisas não se resolvem, então decidi falar sobre isso.

Minhas sugestões são as seguintes: Um cronograma para se programar com a organização da maratona.
A gente deve fazer uma maratona online anualmente [ao menos é o que eu acredito], então é válido que a gente defina o quanto antes as possíveis datas para a maratona e, a partir dessas datas, a gente começa a se programar para organizar a maratona.
Toda a programação acontecia antes baseado na schedule. "Ah, a gente faz o layout depois de saber os jogos", "ah, primeiro a gente descobre quantos jogos vão ter pra saber quantos restreamers vamos precisar". Enfim, deve ter dado pra pegar a ideia. O ponto é que fazer as coisas assim, mesmo dando certo, só gera estresse e, as vezes, brigas desnecessárias. O cronograma vai facilitar MUITO isso daí.

Várias sub equipes comandadas por outras pessoas.
A gente tem aí o Titan/Furlim que estão como Gerente de Conteúdo [não lembro direito o nome do cargo], mas parece que eles se sentiram obrigados a fazer parte de todos os cargos possíveis que se poderia ter numa maratona. O ideal é que se formem grupos de pessoas com funções específicas [já falei disso em outro tópico] para que essas pessoas cuidem das coisas e não sobrecarreguem os Gerentes de Conteúdo. 
Isso já aconteceu nessa maratona, mas de forma tardia, quase que em cima da hora. Teve coisas definidas na reunião um dia antes da maratona começar, como o pessoal da publicidade que ficou compartilhando coisas no Twitter e derivados.
Se possível, o ideal é que as pessoas não peguem muitas funções ao mesmo tempo para não sobrecarregar a pessoa e para evitar um trabalho ruim em algum dos pontos.

2. Informações sobre as pessoas e funções que elas possuem na comunidade.
Essa foi uma coisa que eu pedi durante a reunião que teve antes da maratona pra saber quem ia fazer o que por lá. É importante, principalmente pra um membro novo, saber com quem ele pode falar sobre alguns assuntos específicos. Fora que a gente, para nós mesmos, fica uma situação estranha. O trabalho de uma pessoa pode ser prejudicado por outra sem que a pessoa sequer saiba por não saber que outra pessoa tinha acesso a X ou Y.
Exemplo: Gamepólitan 2016 o Keha veio para Salvador e fizemos uma stream no canal da comunidade. Nenhum highlight daquela stream existe na internet porque as pessoas que entramos em contato [O próprio Keha e o Furious] não teve tempo na época [Keha] e disse que não era obrigação fazer [Furious]. Se a gente soubesse quem tinha acesso aos canais na época, resolver isso seria muito mais fácil.

Outra coisa relacionada a isso é o fato do acesso ao Twitter. Por padrão, se tiver o nome no site da Speedruns Brasil o bot lá joga o aviso da stream no Twitter. Dessa forma todo mundo é divulgado de forma igual pela comunidade, sem nenhuma prioridade sobre o outro.
O negócio é que já teve alguns casos do Twitter que alguém agiu de má fé. Não sei dizer com 100% de certeza quem foi, mas eu suponho que tenha sido o Furious. Não posso afirmar por não saber se ele tem acesso ao Twitter, o que já entra na colocação acima. Mas vamos aos casos.

O primeiro caso que acho que mais pessoas da comunidade sabem é o fato de que a página do twitter da Speedruns Brasil seguia apenas uma pessoa e essa pessoa era o próprio Furious. Fica até parecendo que a comunidade pertence a ele e isso é uma forma de se divulgar sem nenhuma concorrência. Tivemos uma pequena treta quanto a isso mas as coisas foram resolvidas de forma que a página seguisse os outros runners da comunidade.
O segundo caso, mais recente, foi durante essa maratona online, onde a página da Speedruns Brasil retweetou algo que o Furious postou. Ok, a princípio não temos nenhum problema quanto a isso, não é como se a página retweetasse só coisas que ele posta. A questão é que todos os outros retweets surgiram de uma marcação que foi feita na página. Logo abaixo vou por duas imagens como exemplo.

7u4vpJi.png

Nesse caso a página foi marcada pelo @speedrunsbrasil e depois disso ela deu o retweet.

 

nIrX2LN.png

Já nesse caso, a página não foi marcada, o que sugere que alguém entrou no canal do runner para fazer o retweet.

Isso daqui me faz voltar mais uma vez sobre as vantagens aí que estão sendo tomadas com a divulgação dos runners. Todo mundo deveria ser divulgado igualmente, ninguém deve ter prioridade sobre ninguém.
Mas independente do que eu penso sobre a divulgação, é errado usar o twitter da comunidade pra ganho próprio e isso foi algo que aconteceu nos dois casos citados, portanto, é necessário que o nome das pessoas que tem acesso a X ou Y seja exposto para todo mundo ver.
Vale lembrar que, como não sei quem tem acesso ao twitter eu não sei quem foi que fez isso, logo, não vou acusar ninguém diretamente.
 

3. Formas de arrecadar dinheiro para comunidade.
E bom que o fórum e o site se mantenham no ar, principalmente o site que é uma boa ferramenta para que as pessoas conheçam a comunidade, mas eu acho que tão importante quanto é que a gente use uma parte do dinheiro arrecadado com a divulgação da maratona online. A gente conseguiu ótimos números nessa quinta maratona, mas sinto que as coisas poderiam ser um pouco melhores caso a gente tivesse aproveitado do "impulsionamento" que o facebook/seilámaisoque oferece.

Uma das coisas que a gente pode usar para arrecadar dinheiro é AD. A gente tem acesso a isso a muito tempo, mas sabe-se lá porque nunca pensamos em usar. Acho válido usar uma vez durante o final de algum evento tipo MGT/Restream e durante maratonas também.
O dinheiro adquirido pode não ser muito devido a uma média de público não muito alta/ad block, mas ainda vai dar pra gerar um dinheiro pra comunidade sem ter que depender tanto de doações. Fora que, acredito eu, o dinheiro do AD se junto com o dinheiro do Sub, então atingir a meta para retirar o dinheiro vai ser mais fácil assim do que contando só com os subs.

4. Uma caixinha de sugestões.
De vez em quando pessoas aleatórias aparecem e deixam boas ideias. Não tem muito o que falar sobre isso, basta que a gente crie um tópico no fórum e quem quiser largar alguma sugestão sem se sentir envergonhado pode jogar lá.
Pode ser descartado, afinal, eu estou dando uma sugestão em um lugar que não é essa caixinha, mas acho que é útil para concentrar todas as ideias em um só lugar e facilitar o acesso a elas posteriormente.

 

 

Se algum ponto ficou confuso [estou com sono, nem sei direito o que estou escrevendo não consigo reler nada porque sou idiota] é só comentar e eu tento expressar ele sobre outro ponto de vista. Estou apto a debater os pontos listados acima para ajudar a comunidade da melhor maneira possível. sereleX 

2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Concordo com quase tudo exposto acima. Só discordo da opinião sobre o post do Chiteiro. Eu considero aquele tweet orgânico e bom para a comunidade. Apesar de não ter a hashtag, tem a marcação do nosso twitter. O segundo post é tudo isso que você falou mesmo imo.


- Planilha de incentivos não pode ser editável para qualquer random que pegue o link. Gerou re-trabalho durante o momento mais crítico. Por causa disso, parece que não foi viável computar algumas doações iniciais que escolheram uns dos incentivos.

- A maratona acabou, esse é o momento para discutir algumas coisas. Gerentes de conteúdo não são pessoas que tem de tomar decisões importantes sem o mínimo de consulta a comunidade. O processo como se deu a parceria com a APAE SP foi bizarro. O assunto não se estendeu a época devido a proximidade com a maratona. "Mas a maratona já estava chegando e ...", por se tratar de um assunto delicado, imo precisa ser discutido com toda a comunidade. Caso a comunidade chegasse a um impasse, aí sim @AugustoTitan e @Furlim poderiam tomar uma decisão. Não é necessariamente marcar uma reunião no discord e gg, existem outras formas. Montar um texto explicando e pedir a opinião das pessoas é um exemplo. Obtendo informação sobre o que a comunidade acha, permite até que vocês tenham mais respaldo na hora de bater o martelo sobre algo. Apesar da decisão correta, eu realmente não achei legal o método. Imagino que tenha sido a primeira vez no cargo que vocês tenham se deparado com um assunto mais sensível. Meu objetivo não é fazer caça às bruxas. Erros acontecem. Só acho válido registrar para evitar que sejam cometidos novamente.

 

- Vamos evitar mania de perseguição durante a maratona. Se alguém criticou algum trabalho que tu fez, releia o que a pessoa postou depois de respirar fundo. Existe a possibilidade daquela pessoa ter razão. A maratona já é estressante por si só. Drama e vitimismo só tornam as coisas piores.

 

- Como autocrítica, eu acho que errei em não ter ajudado no período pré-maratona. Apesar de estar na equipe de voluntários, não fiz praticamente nada naquela época. Isso sobrecarregou os gerentes de conteúdo. Eu vou sair da equipe de design anyway. Depois posto no tópico adequado.

Só lembro disso no momento.

2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, Sambss disse:

- Concordo com quase tudo exposto acima. Só discordo da opinião sobre o post do Chiteiro. Eu considero aquele tweet orgânico e bom para a comunidade. Apesar de não ter a hashtag, tem a marcação do nosso twitter. O segundo post é tudo isso que você falou mesmo imo.

Na verdade eu não falei mal sobre o post do Chiteiro não. Eu quis dizer que na situação do Chiteiro a comunidade tinha como retweetar porque ela recebeu uma marcação enquanto na situação do Furious ele não marcou a comunidade.

O ponto que deve ter causado confusão foi o fato de que eu disse "nos dois casos acima citados". Eu não me atentei que eu me referi aos prints do Chiteiro e Furious como "esse caso". Os casos que eu me referi foram o Caso 1 que está relacionado ao Twitter da Speedruns Brasil seguir isoladamente o Twitter do Furious e ao Caso 2 que é o caso de Retweets sem que o Twitter da comunidade tenha recebido sequer uma menção.

Aproveitando o seu comentário, não sabia sobre esse problema que teve com as doações. Isso é outra coisa que deve se tomar muito cuidado. Mesmo que estejamos numa comunidade onde todo mundo está se ajudando, o link pode vazar para qualquer um fazer o que bem entender. Não acho errado expor o nome das pessoas que doou ou quanto doou e para o que doou, mas deixar essas editáveis para todas as pessoas é um erro terrível.

E, seguindo ainda pelo caminho de doações, mais uma crítica que eu espero que mude para outras maratonas. Sério galera, o número de doações não aparece constantemente no layout? A gente tem que esperar cerca de 1 minuto pra ver o número máximo de doações? Isso é muito bizarro, cara. O foco da maratona é arrecadar o dinheiro para uma instituição de caridade e as pessoas tem que esperar 1 minuto para saber o número máximo arrecadado. Na boa, isso daí é uma das coisas que não deveria mudar nunca no layout e acho que deveria ser revisto pra uma próxima maratona que arrecade dinheiro.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@SerelepeMarsupial antes de criticar alguém, pelo menos preste mais atenção e também procure se informar com a própria pessoa. Isso é bem feio...

  1. Não me recordo em falar "que não era obrigação fazer" highlights da Gamepólitan, favor se tiver algum log disso me mostre, por favor (realmente não me lembro).
  2. Se você não se lembra, esse twitter se chamava SGRBLive antigamente, e não era o oficial (pois o oficial apenas o Ilher tinha acesso), então nunca segui nenhum outro twitter de runner sem ser o meu, apenas foi aceito como "oficial" pela comunidade e pediram pra que eu mudasse o nome pra "speedrunsbrasil", logo após eu passei os dados de acesso pro Wally na epoca. Ou seja, mais uma vez, antes de acusar alguém, procure saber melhor...
  3. Pra essa maratona, foi definido pessoas pra cuidar do Twitter e Facebook, me pediram pra desativar o bot pra justamente essas pessoas usarem. Eu não toquei no Twitter desde então...
    Eu acho que se o meu twitter é pessoal, eu posto da forma que eu achar melhor. Como falei antes, preste bem atenção nas coisas, no tweet mencionado, o canal da speedrunsbrasil tá marcada na imagem e tem o link do canal.
    Se alguém da equipe decidiu retweetar, não é problema meu, e mais uma vez, antes de sair acusando alguém, pelo amor de deus, procure saber direito das coisas.
  4. Sobre a questão do layout, eu pedi milhões de vezes feedbacks, ninguém falou nada sobre isso. Alias, foi tudo pra última hora graças algumas pessoas que decidiram dizer que iam usar o sistema da GDQ, mais de um mês foi perdido nisso sendo que eu poderia estar fazendo as alterações sem stress de última hora e com melhor feedback.

 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, FURiOUS disse:

Sobre a questão do layout, eu pedi milhões de vezes feedbacks, ninguém falou nada sobre isso. Alias, foi tudo pra última hora graças algumas pessoas que decidiram dizer que iam usar o sistema da GDQ, mais de um mês foi perdido nisso sendo que eu poderia estar fazendo as alterações sem stress de última hora e com melhor feedback.

Eu tenho algumas coisas pra dizer sobre o estado da comunidade e a maratona, mas vai levar um tempinho pra elaborar minhas ideias. Antes eu só quero refutar isso aqui: o feedback que você pediu foi quase antes da maratona e durante. Também não ajuda que sempre que alguém te pede pra fazer alguma alteração no layout você trata como se fosse o fim do mundo. Por fim, a ideia de usar o layout da GDQ só foi aceita porque pensávamos que o seu layout já estava pronto pro backup. Você no mínimo interpretou errado e a conversa tá arquivada pra todo mundo ler lá no servidor.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu falo isso todo ano, mas isso de reclamar apenas depois é horrível. Deem lembretes, broncas, sugestões, antes e durante os eventos. 

Citar

 

    1. Organização dos eventos na comunidade.
    Na quarta maratona online a gente passou pelo mesmo que passou nessa quinta maratona. As coisas foram feitas de última hora sendo que os planos para se fazer a maratona já eram antigos.
    Felizmente as maratonas funcionaram, mas ainda assim, tentar fazer tudo em duas semanas é muito zoado. A gente já sabe que isso aconteceu, mas me parece que mesmo todo mundo sabendo as coisas não se resolvem, então decidi falar sobre isso.

    Minhas sugestões são as seguintes: Um cronograma para se programar com a organização da maratona.
    A gente deve fazer uma maratona online anualmente [ao menos é o que eu acredito], então é válido que a gente defina o quanto antes as possíveis datas para a maratona e, a partir dessas datas, a gente começa a se programar para organizar a maratona.
    Toda a programação acontecia antes baseado na schedule. "Ah, a gente faz o layout depois de saber os jogos", "ah, primeiro a gente descobre quantos jogos vão ter pra saber quantos restreamers vamos precisar". Enfim, deve ter dado pra pegar a ideia. O ponto é que fazer as coisas assim, mesmo dando certo, só gera estresse e, as vezes, brigas desnecessárias. O cronograma vai facilitar MUITO isso daí

 

Postamos uma agenda com as datas das atividades relacionadas à organização da Maratona no Discord e Fórum. Foi dito extensivamente que para a fazermos em Dezembro, teríamos que rushar algumas coisas. E ninguém além do Keha sugeriu mudanças a esse cronograma.    

Citar

Várias sub equipes comandadas por outras pessoas.
    A gente tem aí o Titan/Furlim que estão como Gerente de Conteúdo [não lembro direito o nome do cargo], mas parece que eles se sentiram obrigados a fazer parte de todos os cargos possíveis que se poderia ter numa maratona. O ideal é que se formem grupos de pessoas com funções específicas [já falei disso em outro tópico] para que essas pessoas cuidem das coisas e não sobrecarreguem os Gerentes de Conteúdo. 
    Isso já aconteceu nessa maratona, mas de forma tardia, quase que em cima da hora. Teve coisas definidas na reunião um dia antes da maratona começar, como o pessoal da publicidade que ficou compartilhando coisas no Twitter e derivados.
    Se possível, o ideal é que as pessoas não peguem muitas funções ao mesmo tempo para não sobrecarregar a pessoa e para evitar um trabalho ruim em algum dos pontos

Foram definidas as funções para a maratona (que deveriam ser preenchidas por pessoas selecionadas, ou voluntários), e permitam-me dizer que as inscrições não foram muitas. Poucos se ofereceram para preencher as funções, e os que se inscreveram aparentemente ficaram aguardando ordens, sendo que não era essa a intenção. A Maratona é um evento descentralizado por design, ou seja, a intenção era cada "setor" coletar as demandas comunicadas pela comunidade e executar suas próprias ideias. É justamente para fugir do modelo rígido de gerência (que é amplamente criticado pela maioria da SpeedrunsBrasil) que preferimos esse modelo.
Ainda assim, o que Furlim e eu lembrávamos, comunicávamos. Mas me parece que pela simples existência dos gerentes do projeto muitos se sentiram desobrigados a ajudar. (??)
Dito isso, a co-gerência admite que pegou muitas das tarefas a serem executadas para si e se sobrecarregou. 

Citar

 2. Informações sobre as pessoas e funções que elas possuem na comunidade.
    Essa foi uma coisa que eu pedi durante a reunião que teve antes da maratona pra saber quem ia fazer o que por lá. É importante, principalmente pra um membro novo, saber com quem ele pode falar sobre alguns assuntos específicos. Fora que a gente, para nós mesmos, fica uma situação estranha. O trabalho de uma pessoa pode ser prejudicado por outra sem que a pessoa sequer saiba por não saber que outra pessoa tinha acesso a X ou Y.
    Exemplo: Gamepólitan 2016 o Keha veio para Salvador e fizemos uma stream no canal da comunidade. Nenhum highlight daquela stream existe na internet porque as pessoas que entramos em contato [O próprio Keha e o Furious] não teve tempo na época [Keha] e disse que não era obrigação fazer [Furious]. Se a gente soubesse quem tinha acesso aos canais na época, resolver isso seria muito mais fácil.

Responsáveis pelos canais de comunicação: https://docs.google.com/document/d/1uvnRoTTMNE8zrSeh75_1Bt9lIy7MYuMs3u5WoFKm9K0/edit
Encarregados das funções na Maratona: https://docs.google.com/document/d/1yAYDbLqFltEsfIHLveJiReB7EgH-IxfoDw6KBYumEjc/edit
Eventos programados: https://docs.google.com/document/d/1HuQNlGd9rHXynS7zUCQ2H0uOexAFmBrfu8vHIIT4fGw/edit (contém também os responsáveis. Em caso de assuntos específicos, o responsável pode repassar o contato para a pessoa a que foi atribuída a função).
Entendi o exemplo citado, mas gostaria de um exemplo no contexto da Maratona.
    
    

Citar

 

Outra coisa relacionada a isso é o fato do acesso ao Twitter. Por padrão, se tiver o nome no site da Speedruns Brasil o bot lá joga o aviso da stream no Twitter. Dessa forma todo mundo é divulgado de forma igual pela comunidade, sem nenhuma prioridade sobre o outro.
 O negócio é que já teve alguns casos do Twitter que alguém agiu de má fé. Não sei dizer com 100% de certeza quem foi, mas eu suponho que tenha sido o Furious. Não posso afirmar por não saber se ele tem acesso ao Twitter, o que já entra na colocação acima. Mas vamos aos casos.

O primeiro caso que acho que mais pessoas da comunidade sabem é o fato de que a página do twitter da Speedruns Brasil seguia apenas uma pessoa e essa pessoa era o próprio Furious. Fica até parecendo que a comunidade pertence a ele e isso é uma forma de se divulgar sem nenhuma concorrência. Tivemos uma pequena treta quanto a isso mas as coisas foram resolvidas de forma que a página seguisse os outros runners da comunidade.
O segundo caso, mais recente, foi durante essa maratona online, onde a página da Speedruns Brasil retweetou algo que o Furious postou. Ok, a princípio não temos nenhum problema quanto a isso, não é como se a página retweetasse só coisas que ele posta. A questão é que todos os outros retweets surgiram de uma marcação que foi feita na página. Logo abaixo vou por duas imagens como exemplo.

Nesse caso a página foi marcada pelo @speedrunsbrasil e depois disso ela deu o retweet.
Já nesse caso, a página não foi marcada, o que sugere que alguém entrou no canal do runner para fazer o retweet.

Isso daqui me faz voltar mais uma vez sobre as vantagens aí que estão sendo tomadas com a divulgação dos runners. Todo mundo deveria ser divulgado igualmente, ninguém deve ter prioridade sobre ninguém.
Mas independente do que eu penso sobre a divulgação, é errado usar o twitter da comunidade pra ganho próprio e isso foi algo que aconteceu nos dois casos citados, portanto, é necessário que o nome das pessoas que tem acesso a X ou Y seja exposto para todo mundo ver.
Vale lembrar que, como não sei quem tem acesso ao twitter eu não sei quem foi que fez isso, logo, não vou acusar ninguém diretamente.

 


Discordo veementemente da sua interpretação. São runs da maratona que foram divulgadas, e não vejo maldade pelo simples fato de não ter hashtag no segundo caso. O argumento de que "o cara não usou a hashtag nem mention, portanto houve tentativa explícita de promoção de alguém acima dos outros" não pode ser usado como base para que uma atitude seja tomada. Sinceramente, me parece procurar cabelo em ovo.  

Citar

 

 3. Formas de arrecadar dinheiro para comunidade.
    E bom que o fórum e o site se mantenham no ar, principalmente o site que é uma boa ferramenta para que as pessoas conheçam a comunidade, mas eu acho que tão importante quanto é que a gente use uma parte do dinheiro arrecadado com a divulgação da maratona online. A gente conseguiu ótimos números nessa quinta maratona, mas sinto que as coisas poderiam ser um pouco melhores caso a gente tivesse aproveitado do "impulsionamento" que o facebook/seilámaisoque oferece.

    Uma das coisas que a gente pode usar para arrecadar dinheiro é AD. A gente tem acesso a isso a muito tempo, mas sabe-se lá porque nunca pensamos em usar. Acho válido usar uma vez durante o final de algum evento tipo MGT/Restream e durante maratonas também.
    O dinheiro adquirido pode não ser muito devido a uma média de público não muito alta/ad block, mas ainda vai dar pra gerar um dinheiro pra comunidade sem ter que depender tanto de doações. Fora que, acredito eu, o dinheiro do AD se junto com o dinheiro do Sub, então atingir a meta para retirar o dinheiro vai ser mais fácil assim do que contando só com os subs.

 


Válido! Mas infelizmente ninguém teve ideias como essa antes da maratona, ou não repassou para a gerência ou equipe de publicidade, então fica para a próxima.

  

Citar

 4. Uma caixinha de sugestões.
    De vez em quando pessoas aleatórias aparecem e deixam boas ideias. Não tem muito o que falar sobre isso, basta que a gente crie um tópico no fórum e quem quiser largar alguma sugestão sem se sentir envergonhado pode jogar lá.
    Pode ser descartado, afinal, eu estou dando uma sugestão em um lugar que não é essa caixinha, mas acho que é útil para concentrar todas as ideias em um só lugar e facilitar o acesso a elas posteriormente.
Para sugestões e assuntos da comunidade no geral, a intenção é este subfórum ser a "caixinha". Mas é muito forte a cultura de lançar ideias no Discord e não dar o follow-up necessário para torná-las mais sólidas.

    E, seguindo ainda pelo caminho de doações, mais uma crítica que eu espero que mude para outras maratonas. Sério galera, o número de doações não aparece constantemente no layout? A gente tem que esperar cerca de 1 minuto pra ver o número máximo de doações? Isso é muito bizarro, cara. O foco da maratona é arrecadar o dinheiro para uma instituição de caridade e as pessoas tem que esperar 1 minuto para saber o número máximo arrecadado. Na boa, isso daí é uma das coisas que não deveria mudar nunca no layout e acho que deveria ser revisto pra uma próxima maratona que arrecade dinheiro.


Muita informação tem que ser mostrada no layout e, para manter a simplicidade do design, algumas informações têm que ser exibidas intermitentemente mesmo. Podemos discutir modificações no layout sem problemas para a próxima maratona que arrecadar doações, já que provavelmente teremos mais tempo.

2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Citar

- Planilha de incentivos não pode ser editável para qualquer random que pegue o link. Gerou re-trabalho durante o momento mais crítico. Por causa disso, parece que não foi viável computar algumas doações iniciais que escolheram uns dos incentivos.

Protestei contra ela ficar aberta, mas os encarregados preferiram então acatei a decisão.    

Citar

- A maratona acabou, esse é o momento para discutir algumas coisas. Gerentes de conteúdo não são pessoas que tem de tomar decisões importantes sem o mínimo de consulta a comunidade. O processo como se deu a parceria com a APAE SP foi bizarro. O assunto não se estendeu a época devido a proximidade com a maratona. "Mas a maratona já estava chegando e ...", por se tratar de um assunto delicado, imo precisa ser discutido com toda a comunidade. Caso a comunidade chegasse a um impasse, aí sim @AugustoTitan e @Furlim poderiam tomar uma decisão. Não é necessariamente marcar uma reunião no discord e gg, existem outras formas. Montar um texto explicando e pedir a opinião das pessoas é um exemplo. Obtendo informação sobre o que a comunidade acha, permite até que vocês tenham mais respaldo na hora de bater o martelo sobre algo. Apesar da decisão correta, eu realmente não achei legal o método. Imagino que tenha sido a primeira vez no cargo que vocês tenham se deparado com um assunto mais sensível. Meu objetivo não é fazer caça às bruxas. Erros acontecem. Só acho válido registrar para evitar que sejam cometidos novamente.

O formato das doações estava praticamente definido: sem parceria, faríamos o repasse das doações para a entidade. Poucos dias antes da Maratona foi percebido que havia a possibilidade de uma parceria real e destinação direta do dinheiro para a APAE. Em vista do curtíssimo prazo (tinha assuntos que tinham que ser resolvidos no mesmo dia) era completamente inviável realizar uma reunião antes.

Furlim encaminhou uma mensagem em resposta a esse assunto:
"Não me arrependo de ter tomado a decisão da parceria com a APAE, mesmo que às pressas, de modo mais centralizado e informanfo só depois. Foi algo que, se postado durante o andamento, ia gerar muita conversa, a ponto de até talvez de se pedir que a parceria não fosse feita. Chamei a bronca pra mim, e acredito que ela ter acontecido foi algo positivo no fim, pois passou uma imagem bem melhor pro público do que se apenas estivéssemos arrecadando sem compromisso ou nem arrecadando."

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estou bem satisfeito com o que vi da maratona. Acho que evoluímos muito desde que entrei aqui. Nossa primeira maratona de 5 dias, hein? Perto do número de horas de uma SGDQ! Vocês se imaginaram aqui?

Vejo muitas críticas, mas fundamentos fracos. Vou deixar aqui coisas que considero mais importantes: 

- Não critique as pessoas que ajudaram na maratona. Eu tenho certeza que todos se esforçaram como puderam para tornar a maratona a maior que já houve. Temos números recordes de vários aspectos e devemos nos orgulhar do que fizemos. Numa próxima, se você não concordou com algo, vá e ajude aquilo a melhorar, faça parte daquela equipe, assuma uma tarefa. Com certeza será muito mais eficaz do que apontar supostos culpados que só pensaram no bem dos outros, e o que eu tenho certeza absoluta que acontece na verdade é que só está desmotivando essas pessoas a ajudar ou mesmo continuar conosco.

Eu acredito piamente que todos os que estavam participando da organização do evento não estavam preocupados com glória pessoal, mas sim com a qualidade e o conteúdo oferecido na maratona. Respeitar uns aos outros é o primeiro passo para crescer e muito a comunidade e nós mesmos. Eu acredito muito mais no aspecto de que todos querem o melhor pra comunidade e ajudam da maneira que sabem melhor. Pode não ser perfeita, pode não ser a maneira que você concorda em ser feita, mas todos os envolvidos estão ajudando e isso é um mérito e nunca um demérito. Quem se dedica a ajudar não merece desprezo. Merece respeito. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------

- Falando em conteúdo, a maratona é um conteúdo do canal, correto? Pode ser o mais importante deles, mas não deixa de ser. Então eu acredito que quando vocês concordaram que tenham voluntários e Gerentes de Conteúdo, vocês depositaram neles pelo menos um pouco de confiança para que eles decidam. É impossível gerenciar se cada passo tem de ser revisado. Lembrem do que vocês já conversaram sobre o futuro que vocês querem, e como chegar nele. O post do Smo é perfeito pra isso.

Parte já foi conquistada quando conseguimos os gerentes. Recomendo inclusive irmos continuando aquele processo. Tenacidade, vontade e atitude de todos os interessados (e não só dos gerentes) é que vai nos levar pra frente, e já está dando frutos bons. Muita gente tomou iniciativa e fez coisas que nunca tivemos: uma galera focada em divulgação e geração de conteúdo de mídia; garantia de prioridade na Twitch por uma semana; um método de gerenciamento de restream que funcionou muito bem; comentaristas focados em anunciar incentivos que eram pouquíssimos e sem metas mas arrecadaram mais de 2 mil reais... Conquistamos muito com um pouquinho de organização. Está bom, melhorar sempre dá e espero que sempre tenhamos coisas a melhorar para sempre crescer cada vez mais; é só continuar o que já estávamos fazendo e cada maratona e evento será cada vez melhor.

--------------------------------------------------------------------------------------------------


- E isso leva a parceria com a APAE-SP:

Primeiro, a parceria não aconteceu "do nada". Eu me ofereci em público pra ajudar. Eu deixei claro em público como estava andando o processo. Eu confirmei em público que a parceria tinha sido fechada. E os detalhes dela, expliquei ao Furlim e pedi para participar da reunião e explicar. A qualquer momento dessas duas semanas qualquer pessoa poderia ter se oposto e ninguém se opôs. Ainda está tudo no @5MO-Publicidade, se alguém quiser ler. Tem mais coisa antes disso, inclusive alguns @everyone que mandei pedindo para pessoas se manifestarem se tinham algo contra, e em nenhum momento alguém se opôs. 

Eu sabia que as pessoas não entenderiam que o único prejudicado sou eu indiferente do que aconteça e tentei deixar isso claro na reunião.

Eu assumi esse risco porquê eu confio na comunidade que participo e quis ajudar como um dos membros dela. A decisão de correr um risco com uma responsabilidade que cabe a mim (no caso, a minha empresa) quem decide sou eu, e não ao Furlim, o Titan ou qualquer um da comunidade. Tenho 100% de certeza de que nada pode prejudicar a nenhum de vocês ou a comunidade com a parceria. São meus documentos, meu endereço, meu CNPJ lá. O único risco da parceria com a APAE-SP, se um dia houver, é meu. Espero que isso fique claro e que vocês entendam que o fato da parceria ter sido firmado por mim muda ZERO na comunidade. Eu tenho preocupações referentes a isso, mas vocês não deveriam ter. Caso tenha restado alguma dúvida sobre isso, me procurem em privado pra não poluir o tópico com assuntos em paralelo. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------


Estou com vocês, galera. Pro que der e vier. E pra quem vier e der. :D

Edição: esqueci acentos >_<

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Citar

Não critique as pessoas que ajudaram na maratona. 

Isso não faz sentido, me desculpe.
Ter ajudado não isenta ninguém de críticas, pois ninguém é perfeito. Criticar é necessário para melhorar a equipe.

Se for ver, eu mesmo fui um operador/host bem meia boca na minha opinião e tem várias coisas que notei que tenho que melhorar caso venha a executar a mesma função em um evento futuro. Ainda assim, alguém que vê de fora pode notar mais coisas que eu nem percebi que fiz errado, como o Vini notou que eu não estava trocando as músicas rápido o bastante e tava ficando silêncio em alguns momentos.

-----------------------

Quanto as doações, nem falando ainda sobre a parceria com APAE-SP, notei que não foi posto quase nenhum pensamento sobre isso antes das ultimas duas semanas ou até menos.
Não avisaram que queriam incentivos, não tinham um plano definido para doações sem incentivos descritos, não houve consenso em como documentar os incentivos e nem haviam pensado em como arquivar as doações e garantir que todas fossem lidas somente uma vez. Quase todos esses pontos foram definidos muito pouco antes ou durante a maratona.

Agora combine isso com uma parceria inesperada com a APAE-SP, que coloca um peso a mais sobre os nossos ombros. Consequência: tivemos que correr com incentivos novos, não havia um texto padrão para os hosts falarem, não havia campanhas publicitárias prontas para os incentivos, muito dinheiro não foi colocado em nenhum incentivo, layout deixava difícil saber qual o valor já arrecadado para os viewers...

----------------------

Sobre twitter e o próprio canal da twitch, eu acho que nenhum dos dois meios devia seguir ninguém. Porque ficar vigiando quem faz ou deixa de fazer speedruns pra seguir ou deixar de seguir é um trabalho enorme e que ninguém vai se disponibilizar a fazer. Vão ver outras comunidades como a speedrunsespanol ou speedrunslive. Aí não vai ter mais como dizer que o responsável pelo twitter está dando preferência a alguém, já que só vão aparecer pra ele os tweets que tem @ ou #.

----------------------------

Tem mais coisa que eu queria falar, mas não lembro agora e não vou deixar pra postar depois senão esqueço dessas coisas aqui

-----

Só pra deixar claro, trazer críticas não significa dizer que foi ruim. Eu fiz críticas sobre a maratona, mas acho que foi a melhor maratona que já fizemos em vários (se não todos os) aspectos.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiramente queria pedir desculpas se alguém não gostou do retweet no furious, fui eu que o fiz. Eu ficava dando um alt+tab no twitter a cada uns 20 segundos pra ver se tinha algum retweet ou menção lá, e claro, quando aparecia que haviam novos tweets eu abria porque me dá agonia ficar aquele negócio "ver X novos tweets", daí numa dessas vi o tweet do furious (que eu sinceramente não lembro se chegou a aparecer nas notificações) e pensei "Retweeto ou não? Ah, ele postou o link da twitch, então acho que não tem problemas em retweetar." e fiz, em momento nenhum pensei em divulgar alguém de forma injusta ou não, se fosse uma pessoa 100% aleatória e eu tivesse visto o tweet, teria dado rt igual, eu só pensei que seria interessante retweetar coisas relacionadas à maratona, ainda mais que era o print de algo um tanto engraçado na run.

 

Sobre a APAE, não sei dizer bem se foi um problema ou não, o furlim mandou o everyone umas 3 semanas, ao mesmo tempo que isso pareceu pouco tempo, foi meio que o suficiente pra resolver tudo e o hugo mandar vários everyone perguntando a opinião do pessoal e se tinha algum problema e ainda alguns dias antes da maratona ele mandou mais um everyone perguntando "EU POSSO ASSINAR? ALGUÉM TEM ALGO CONTRA?" (ele não botou em caps mas bora dramatizar) então não sei. Mas em contraposto podia ter sido algo melhor sim, já que quando abriram os submits pra jogos eu perguntei se seria um evento beneficente e me responderam que seria, daí foram mexer nisso faltando menos de um mês pra começar e acabaram faltando pouquíssimos dias.

 

De resto não tenho muito a opinar, a maratona foi muito especial pra mim, claro que teve seus defeitos na organização e na execução, mas eu to muito feliz com tudo no geral!

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@cassiothird Critique sim, mas critique o método, não a pessoa. Ou ao menos, não em público. Feedback é que acredito ser o que você está mencionando, e este post é sobre a maratona, não sobre as pessoas nela. 
 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, FURiOUS disse:

@SerelepeMarsupial antes de criticar alguém, pelo menos preste mais atenção e também procure se informar com a própria pessoa. Isso é bem feio...

  1. Não me recordo em falar "que não era obrigação fazer" highlights da Gamepólitan, favor se tiver algum log disso me mostre, por favor (realmente não me lembro).

MFdmog4.png

Editado só com os comentários relevantes, nenhum texto alterado. Se quiser ver é só pesquisar por alguma dessas frases no discord que dá pra ver toda a conversa.

11 horas atrás, FURiOUS disse:

2. Se você não se lembra, esse twitter se chamava SGRBLive antigamente, e não era o oficial (pois o oficial apenas o Ilher tinha acesso), então nunca segui nenhum outro twitter de runner sem ser o meu, apenas foi aceito como "oficial" pela comunidade e pediram pra que eu mudasse o nome pra "speedrunsbrasil", logo após eu passei os dados de acesso pro Wally na epoca. Ou seja, mais uma vez, antes de acusar alguém, procure saber melhor...

Não, não recordava disso, mas não muda o fato de que o canal foi usado como oficial por tempo o suficiente até gerar a treta lá sobre o canal só seguir você. Afinal, se o canal fosse só seu como era antes de se tornar de toda a comunidade, o problema não teria acontecido.
E pegando isso daí, concordo com o ponto do Cássio sobre twitter da comunidade não seguir ninguém pelos motivos citados por ele.

 

11 horas atrás, FURiOUS disse:

3. Pra essa maratona, foi definido pessoas pra cuidar do Twitter e Facebook, me pediram pra desativar o bot pra justamente essas pessoas usarem. Eu não toquei no Twitter desde então...
Eu acho que se o meu twitter é pessoal, eu posto da forma que eu achar melhor. Como falei antes, preste bem atenção nas coisas, no tweet mencionado, o canal da speedrunsbrasil tá marcada na imagem e tem o link do canal.
Se alguém da equipe decidiu retweetar, não é problema meu, e mais uma vez, antes de sair acusando alguém, pelo amor de deus, procure saber direito das coisas.

Antes de mais nada, aproveitando o comentário do Vini, eu não estou criticando o compartilhamento da postagem por ser você. Poderia ser qualquer um, a ideia que eu queria passar é a mesma. Deu que, por acaso, o seu caso foi o mais recente que eu vi e decidi comentar sobre ele.
Sobre a última frase, "antes de sair acusando alguém, pelo amor de deus, procure saber direito das coisas". Pois bem, eu conversei com o Titan e perguntei as pessoas que tinham acesso ao Twitter. Quero deixar bem claro que eu não te acusei, eu fiz uma suposição baseada nas coisas que eu sabia, mesmo sabendo que você não tem acesso ao canal do Twitter como o próprio Titan me disse e pode confirmar (se quiser print disso também eu mando aqui ;])

Em 11/12/2017 at 00:49, SerelepeMarsupial disse:

Não sei dizer com 100% de certeza quem foi, mas eu suponho que tenha sido o Furious. Não posso afirmar por não saber se ele tem acesso ao Twitter,

Como você mesmo disse, você era o dono do canal, fora o fato de que era a única pessoa que o canal seguia, nada mais justo do que pensar você teria algum controle sobre o canal, mas como falei aí em cima, eu conversei com o Titan antes para saber quem são as pessoas que tinham acesso.

Em 11/12/2017 at 00:49, SerelepeMarsupial disse:

Vale lembrar que, como não sei quem tem acesso ao twitter eu não sei quem foi que fez isso, logo, não vou acusar ninguém diretamente.

Não acusei ninguém diretamente. 

 

7 horas atrás, AugustoTitan disse:

Postamos uma agenda com as datas das atividades relacionadas à organização da Maratona no Discord e Fórum. Foi dito extensivamente que para a fazermos em Dezembro, teríamos que rushar algumas coisas. E ninguém além do Keha sugeriu mudanças a esse cronograma.    

Apesar disso, os voluntários que ajudariam com a maratona só foram definidos basicamente uma semana antes da mesma, antes disso a comunidade teria que contar com a boa vontade dos outros, que era o esperado, mas já vimos que não é algo que dá pra depender. O ponto sobre isso não é discutir quem está certo ou errado, mas sim lembrar que as coisas foram feitas de última hora e a gente pode muito bem preparar as coisas com bastante antecedência.

7 horas atrás, AugustoTitan disse:

Foram definidas as funções para a maratona (que deveriam ser preenchidas por pessoas selecionadas, ou voluntários), e permitam-me dizer que as inscrições não foram muitas. Poucos se ofereceram para preencher as funções, e os que se inscreveram aparentemente ficaram aguardando ordens, sendo que não era essa a intenção. A Maratona é um evento descentralizado por design, ou seja, a intenção era cada "setor" coletar as demandas comunicadas pela comunidade e executar suas próprias ideias. É justamente para fugir do modelo rígido de gerência (que é amplamente criticado pela maioria da SpeedrunsBrasil) que preferimos esse modelo.
Ainda assim, o que Furlim e eu lembrávamos, comunicávamos. Mas me parece que pela simples existência dos gerentes do projeto muitos se sentiram desobrigados a ajudar. (??)
Dito isso, a co-gerência admite que pegou muitas das tarefas a serem executadas para si e se sobrecarregou

As inscrições de voluntário abriram no dia 19 e terminaram no dia 24 de Novembro (dá para ver isso no Brasa-News do discord). Isso deve ter ajudado a diminuir o número de possíveis voluntários, fora o fato de que, se as coisas fossem planejadas desde antes, a gente teria mais tempo para se organizar nisso. Mais uma vez, repetindo o que eu falei acima, o ponto é só lembrar que a gente pode fazer as coisas melhor se for preparado com antecedência.
Sobre o trabalho dos voluntários, se todo mundo fazer o que quiser, sem alguém pra coordenar, o trabalho pode sair uma bosta. O nome do cargo é "Gerente de Conteúdo". basicamente, é alguém que está lá para coordenar as coisas e não para tomar uma função pra si e deixar os outros por conta própria.
Não fui um voluntário, mas eu ficaria sem fazer nada também se eu não soubesse o que fazer. O ideal seria discutir as coisas que as pessoas de cada área tem de fazer e a partir daí o trabalho flui. Esperar as pessoas irem até os Gerentes para começar a fazer os trabalhos não é a melhor forma de trabalho na minha opinião.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Vinícius disse:

(que eu sinceramente não lembro se chegou a aparecer nas notificações)

Marquei o twitter da Speedruns Brasil na imagem, aparece notificações sim.

Alias concordo em remover todo mundo que está sendo seguido no Twitter/Twitch da comunidade, eu justamente não seguia ninguém porque daria muito trabalho manter aquilo atualizado com os runners ativos...

Quero lembrar mais uma vez, no momento que o Twitter foi considerado oficial e renomeado, eu passei os dados pro Wally (ele iria distribuir o acesso a quem quissesse).
A partir desse momento o twitter não era mais meu...

9 horas atrás, SerelepeMarsupial disse:

MFdmog4.png

Realmente já tinham definido as pessoas responsaveis pra fazer highlights, além disso existia mais gente com acesso ao canal para tal trabalho, eu provavelmente tinha outras coisas pra fazer (trabalhar por exemplo).

Verificando o registro, vc também omitiu mensagens importantes antes das minhas como esta:

unknown.png

No caso o Titan era o que sempre fazia highlights e ele anunciou que faria antes das mensagens minhas...

--

@SerelepeMarsupial o maior problema de você e mais alguns, é que ficam remoendo coisas do passado, sendo bem sincero, por favor, vamos seguir em frente.

Tenho buscado dar o meu melhor pra ajudar a comunidade a crescer. Ficar procurando fazer atrito (ou seja lá o que for isso) contra qualquer pessoa, não vai ajudar em nada e só vai gerar estresse pra ambas partes.

Tenham mais compreensão ao próximo, estamos no mesmo barco, obrigado.

--

Não vou criticar/sugerir nada em relação a maratona ainda, vou esperar o feedback de todos primeiro...

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, SerelepeMarsupial disse:

Apesar disso, os voluntários que ajudariam com a maratona só foram definidos basicamente uma semana antes da mesma, antes disso a comunidade teria que contar com a boa vontade dos outros, que era o esperado, mas já vimos que não é algo que dá pra depender. O ponto sobre isso não é discutir quem está certo ou errado, mas sim lembrar que as coisas foram feitas de última hora e a gente pode muito bem preparar as coisas com bastante antecedência.

As inscrições de voluntário abriram no dia 19 e terminaram no dia 24 de Novembro (dá para ver isso no Brasa-News do discord). Isso deve ter ajudado a diminuir o número de possíveis voluntários, fora o fato de que, se as coisas fossem planejadas desde antes, a gente teria mais tempo para se organizar nisso. Mais uma vez, repetindo o que eu falei acima, o ponto é só lembrar que a gente pode fazer as coisas melhor se for preparado com antecedência.
Sobre o trabalho dos voluntários, se todo mundo fazer o que quiser, sem alguém pra coordenar, o trabalho pode sair uma bosta. O nome do cargo é "Gerente de Conteúdo". basicamente, é alguém que está lá para coordenar as coisas e não para tomar uma função pra si e deixar os outros por conta própria.
Não fui um voluntário, mas eu ficaria sem fazer nada também se eu não soubesse o que fazer. O ideal seria discutir as coisas que as pessoas de cada área tem de fazer e a partir daí o trabalho flui. Esperar as pessoas irem até os Gerentes para começar a fazer os trabalhos não é a melhor forma de trabalho na minha opinião.

Isso é muito verdade. Durante TODA a duração dos submits, poderíamos facilmente ter definido equipes, funções e voluntários. Mas como tivemos a Mariothon tão próxima (que também ajudei a organizar), não tive tempo nem a lembrança para começarmos essa parte. Poderíamos facilmente ter tocado a parte da parceria com APAE também, mas era meu entendimento na época (equivocado) que seria bom termos uma schedule antes de fazer proposta.

Sobre a atribuição de tarefas, proponho o seguinte procedimento então:

  1. Definição de equipes (gerentes e comunidade) - definir quais serão as designações das equipes: publicidade, design, ...
  2. Abertura para inscrição de voluntários
  3. Reunião de levantamento de atividades (gerentes, voluntários e comunidade): é criada a lista de atividades que têm que ser executadas. Devem englobar todas as ações necessárias para fazer a Maratona acontecer. É importante nós gerentes recebermos sugestões neste levantamento, afinal de contas, eu por exemplo não manjo de publicidade, então fica difícil elencar o que precisa ser feito.
  4. Atribuição das atividades (gerentes, voluntários): o gerente atribui as atividades levantadas na etapa 3 aos voluntários das equipes. Se outros membros da comunidade se oferecerem para realizar a atividade, eles passam a também ser voluntários.
1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu posso ajudar a mostrar um pouco sobre essas etapas de trabalho e necessidades Titan, mas muita coisa já está no post do Smo. (não consigo linkar aqui do celular)

 

O que ajuda muito a preparar esse cronograma é saber o prazo final dele. Ou seja, já começarmos a pensar na data da próxima Maratona Online.

 

Minha recomendação quanto a essa data: evitem Janeiro (GDQ), Abril (Br.AT), Julho (GDQ, EVO, Outubro (BGS-Br.AT), e Dezembro (CCXP, viagens, natal, ano novo, Capcom Cup). É só uma sugestão, que não precisa ser levada a ferro e fogo, pois mesmo com CCXP e Capcom Cup rolando fomos bem. Talvez fosse melhor se não fosse no mesmo fim de semana destes eventos.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, criei um documento no Google para resumir as melhorias propostas:
https://docs.google.com/document/d/1Df5q1LLX73R_AvnGtCiCaywHeL3tCjujJJajiAPca9s/edit?usp=sharing 

----------------

Me recordei agora de uma coisa. 

Como tivemos vários runners novos nesta maratona e provavelmente teremos bastante na próxima também, é importante de algum modo coletarmos informações de contato de todos eles. Para alguns runners novos que não participam ativamente da BRASA, enviar comunicados foi complicado. Minha ideia é pedir e-mail como obrigatório e ter um campo para outros meios como usuário no Discord.

O problema é que a coleta dessa informação não pode ser simplesmente feita pelo formulário de inscrição, uma vez que a planilha de resposta é pública e não se pode expor o e-mail das pessoas publicamente.
Uma solução seria tornar a planilha de respostas privada, e montar uma outra planilha, esta sim pública, contendo as informações filtradas.

2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugestões para Publicidade

  1. Criar uma campanha de divulgação antes da maratona iniciar, com artes prontas para os seguintes pontos que são importantes
  • Countdown de uma semana
  • Blocos (Se houver blocos de jogos)
  • Incentivos (Divididos por categoria e rede social)
  • Encerramento

 

  • Priorizar horários nobres no cronograma para jogos que tenham maior apelo para o público como interação, incentivos, e fator nostálgico, atraindo novos usuários para os demais horários
  • Publicidade paga se bem usada é um grande fator positivo, se tivermos como conseguir algum dinheiro para investir ou direcionar parte das doações, ajudaria bastante. É preciso investir para crescer
  • Giveaways - Conseguir alguma key ou algo promocional para ser sorteado sempre ajuda. Divulgação atrelado a algum prêmio atinge número absurdos de publicidade.
  • Patrocinadores - O intervalo entre um jogo e outro ou até mesmo no layout são formas importantes de divulgação, buscar um patrocinador interessado em divulgação
  • Criar um Instagram oficial - É uma rede social tão forte quanto facebook e twitter, imagens promocionais como  o cronograma e clip's podem ser divulgados, e as hashtags tornam o conteúdo de alcance global

Esses foram os números dessa maratona, e foram muito bons baseado em outras edições. E podemos melhorá-los ainda mais! Contamos com a ajuda de todos.

Screen_Shot_2017-12-10_at_21.41.22.png

Lembrando que os pontos citados acima são meras sugestões baseadas em minha experiência. Estou aberto a discutir e explicar qualquer ponto. Rumo ao próximo evento

 

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Ascaity disse:
  • Priorizar horários nobres no cronograma para jogos que tenham maior apelo para o público como interação, incentivos, e fator nostálgico, atraindo novos usuários para os demais horários

Isso não é algo fácil pois o cronograma depende da disponibilidade de todos os runners. Se uma run tem todas essas características e só pode em horário X que não é nobre, ela vai ter que ficar em X. Se ela pode em X e Y (que é nobre) e uma outra que não tem essas características que você falou só pode em horário Y, o jogo "famoso" vai ter que ficar em horário X também. Agora quando dá pra encaixar em horário nobre, ela é prioridade, foi o que aconteceu nessa maratona. Só falando isso porque realmente tiveram runs de jogos populares que ficaram em horários horríveis, mas não é porque simplesmente foi tacado lá, ou tu prioriza os jogos ou tu prioriza os runners.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugestões:

Juntar tudo o que foi falado/fixado no Discord + o arquivo do docs e criar um "manual" para os runners com todas as informações e mais alguns detalhes, como por exemplo:

  • Configurações da live.
  • Recomendações de testes.
  • Regras gerais.
  • Palavras/marcas que podem ser evitadas durante a transmissão por causa da parceria.
  • Uma breve explicação sobre como o restream vai funcionar (para evitar que o runner mute apenas o microfone do Discord e não do OBS, aconteceu com umas três pessoas, sorte que não teve nada constrangedor, haha).
  • É como um Guia mesmo que pode ser reutilizado em outros eventos (em partes).

Aproveitar mais o sistema de clips:

  • Mostrar alguns clips durante a transição de jogos (quando tiver algum tempo sobrando).
  • Mostrar clips de outros eventos ou eventos passados (talvez alguém que caiu de paraquedas se interesse pelos outros eventos também).

Unificação:

  • Acho que poderia ter uma página (junto com o cronograma ou outra página mesmo) com os incentivos, twitter, facebook no mesmo lugar, só que em evidência. Então o comando do chat enviaria para essa única página ao invés de enviar para a planilha.

Do ponto de vista de runner e telespectador (sem conhecer os bastidores que vocês mencionaram), a maratona foi excelente e com caráter profissional, parabéns.

3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu cheguei a comentar no discord sobre a possibilidade de haver um sistema de notificações e aproveito para deixar essa sugestão aqui também.

A ideia consiste em permitir que um usuário logado no site da Speedruns Brasil (seja com a conta do fórum ou mesmo por meio do twitch) possa marcar quais runs ele deseja ser notificado quando elas começarem ou estiverem prestes para começar, podendo ele escolher o tempo de antecedência com que a notificação será enviada. Exemplos de formsa de notificação poderiam ser via push (pelo próprio navegador) ou via e-mail.

Isso ajudaria bastante para quem estivesse interessado em assistir uma ou mais determinadas runs do evento de forma que o expectador não precise perder um segundo se quer da run ao qual ele está interessado em assistir.

Fica a dica para os próximos eventos;

2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora